sexta-feira, 1 de outubro de 2010

VIVER SEM ANSIEDADE.

A Bíblia diz em Filipenses 4.6: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus, pela oração e súplica, com ação de graças”.
Um dos grandes males dos nossos dias é a ansiedade. A preocupação constante pelo sustento familiar; por causa de enfermidades, desemprego e diversos outros problemas, tem afetado o cotidiano de muitas pessoas
Jesus chama para serem seus discípulos, pessoas sujeitas às mesmas ansiedades materiais, aliás, características de quase toda a humanidade. Em Mateus capítulo 6, a partir do versículo 19, Jesus trata deste assunto com toda propriedade. Devemos então, compreender algumas coisas básicas para que não haja ansiedade em nosso coração.
O princípio inicial é que os bens materiais poderão ser tirados; por isso somos aconselhados a guardar  tesouros eternos, que não podem ser roubados e nem se estragam. O versículo 20 diz: “...ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam”.
O segundo princípio é no sentido de nos mostrar que os bens materiais podem poluir a nossa mente. Os nossos olhos podem ser bênçãos, como podem ser maldições para a nossa vida. Os versículos 22 e 23 dizem:  “A candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”
O terceiro princípio nos alerta que os bens materiais exigem dedicação de servos. Administrá-los requer serviço e preocupação para não perdê-los.
O quarto princípio é sabermos que o inimigo de nossa alma tentará colocar em nós uma grande disposição para lutar por coisas não essenciais, conforme o versículo 25: “Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta”?
O quinto princípio é que devemos entender o grande risco que a ansiedade pode causar e fazer com que desacreditemos das promessas de Deus. Ele nos garante prover das necessidades da vida. “...vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas”, versículo 32.
O sexto princípio nos mostra que não vale a pena ter ansiedade, porque ela não tem poder algum, em prolongar a vida e nem aumentar o tempo da existência humana. O versículo 27 diz: “...qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura”?
O sétimo princípio é entender que a ansiedade não produz fé, uma vez que o ansioso não descansa na provisão diária de Deus. “Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé”? Versículo 30.
O Salmo 37.25 diz: “...nunca vi o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”. Devemos então, colocar Deus como prioridade; trabalhar pela expansão do Reino e viver a verdade do evangelho. Versículos 33, 34 “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
O nosso viver precisa ser com esperança, pois assim não seremos desapontados. O nosso espírito em comunhão com o Espírito de Deus é quem determina a plenitude da vida. Muitas pessoas vivem de aparências, apesar de estarem enfermas da alma.


.

Nenhum comentário: