terça-feira, 30 de novembro de 2010

VITÓRIA DO BEM SOBRE O MAL.

A influência do mal sobre o bem é maior que a influência do bem sobre o mal. Temos percebido esta realidade em toda parte. Não é à toa que a criminalidade cresce assustadoramente. Entretanto, a vitória será sempre do bem sobre o mal. Em todas as tentativas erradas, de pessoas que praticam o mal, haverá, sem dúvidas, a providência de Deus para que o bem prevaleça. Como seria bom se todas as pessoas entendessem a necessidade de viver em paz; de praticar coisas certas; de evitar o vício das drogas e das bebidas alcoólicas; de cumprir com suas obrigações, enfim, de fazer o que é preciso fazer para crescer em todas as áreas da vida, principalmente na espiritual. A bondade de Deus se estende a todos os que a Ele se achegarem. Em Sua Palavra, Deus diz: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós..."(Jeremias 29.13 e 14a). Busquemos ao Senhor e, Ele nos acolherá.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

VIOLÊNCIA NO RIO.

Há muitos anos temos convivido com uma sequência de atos violentos em nossa cidade; diversas ações das autoridades, neste período, foram tomadas, porém, nenhuma tão contundente quanto a que vimos nos últimos dias. Estão de parabéns todas as forças policiais e militares, que atuaram de forma brilhante, com poucas baixas de ambos os lados. Entretanto, a verdadeira paz, que muitos esperam, só acontecerá quando as pessoas entenderem a necessidade de uma entrega total da vida a Jesus Cristo. Ele mesmo deixou-nos a promessa: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14.27). É muito bom saber que teremos dias melhores em nossa cidade, mas, seria melhor ainda, se todos aqueles considerados perigosos à sociedade se arrependenssem de seus atos pecaminosos, se convertessem e passassem a viver uma nova vida em Cristo. “Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo fez novo”. (II Coríntios 5.17). Nós, os discípulos de Jesus, temos o dever de orar  e agir para muitos sejam alcançados e salvos.

sábado, 27 de novembro de 2010

PALAVRAS DE JESUS NA CRUZ.

Segundo o relato da Bíblia, na cruz, Jesus pronunciou sete sentenças, a saber: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.34), com esta palavra Ele garantiu o perdão a todos que se arrependerem de seus pecados; "Hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23.43), perdoou o ladrão e garantiu-lhe a vida eterna; "Mulher eis aí o teu filho. Eis aí a tua mãe" (João 19.26,27), preocupou-se com o bem-estar de sua mãe; "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste"? (Mateus 27.46), enfrentou, por nós, momentos de angústia; "Tenho sede" (João 19.28), deu provas, naquele momento, de ser l00% homem; "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito"(Lucas 23.46), nos mostra a dependência que precisamos ter de Deus; e, "Está consumado" (João 19.30), concluiu todo o projeto de Deus para que alcancemos o perdão, pela graça, e tenhamos a vida eterna. Você crê nisto, que acaba de ler? Dedique-se, então, a servir ao Senhor, com alegria no coração.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vitória sobre o sofrimento

A confiança em Deus é a principal arma contra o sofrimento, as adversidades, as provações e as tentações. Em todos os momentos estamos sujeitos a passar, ou, enfrentar, problemas diversos, mas, a nossa vitória virá a partir do momento de sujeição e obediência ao Senhor. Quando nos convertemos, assumimos por completo a eternidade, uma vez que morreremos apenas fisicamente e teremos vida eterna. A morte já não nos assusta, pois, a temos vencido, assim como Jesus a venceu em Sua Ressurreição. Tudo está debaixo do controle de Deus e podemos ter a consciência de que nada poderá nos separar do Seu Glorioso Amor. Quaisquer que sejam as dificuldades que enfrentemos nesta vida, o Senhor nos livrará por Sua infinita Misericórdia. A nossa certeza deve ser, sempre, direcionada para entendermos a providência divina em todos os nossos dias. Nenhum sofrimento deve exercer influência negativa em nosso relacionamento e comunhão com o nosso Pai, pois, Ele nos garante que a vitória virá, a despeito de nossas fraquezas ou indecisões.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TRIBUNAL DE CRISTO.

Muitos são os tribunais humanos, espalhados pelo mundo. Entretanto, nenhum deles poderá ser comparado ao Tribunal de Cristo, no Dia do Juízo Final. Os bons advogados conseguem reverter causas, tidas como perdidas, tornando-as favoráveis aos seus clientes. Naquele Dia, o mais hábil dos defensores não poderá fazer absolutamemte nada. A Bíblia diz em Romanos 14.12: "Cada um dará contas de si mesmo a Deus". Isto equivale dizer: No dia do Julgamento Final ninguém terá defesa suficientemente capaz de livrá-lo da condenação eterna, a não ser que, em vida, tenha tomado as devidas providências na preparação para a Vida Eterna. A Palavra de Deus aconselha: "Prepara-te para te encontrares com o teu Deus"(Amós 4.12). Esta preparação é hoje, pois, ninguém sabe quando morrerá. Após a morte física não haverá qualquer chance de salvação da alma. Os que morrerem com Cristo no coração, no Dia do Juízo Final, ouvirão "Vinde benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25.34). Aqueles que não se converterem ao Senhor Jesus, em vida, receberão uma terrível sentença: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25.41). O que você ouvirá Naquele Dia? Tome providências urgentemente;. convide Jesus a ser o Senhor e Salvador de sua vida.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O QUE FAZER PARA TER PAZ?

Ter paz independente de circunstâncias, entretanto, nem todos conseguem tê-la, pois, vivem preocupados com tantas coisas, que esquecem o principal, a verdadeira paz que está somente em Jesus. Ele mesmo nos deixou esta grandiosa mensagem: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27), e, no capítulo 16, versículo 33 diz “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Entendemos que seguir a Jesus é ter paz completa, independente de quaisquer fatores a favor, ou, contrários à nossa vontade. Ter paz é saber que, mesmo sob pressão psicológica, financeira, social, relacional ou outras quaisquer, Jesus está em nós e conosco; nos ajuda a suportar todos os tipos de provações, aflições ou, ainda, perdas materiais, sentimentais, familiares, assim como nos momentos de alegria, não nos deixa perder ou abandonar a nossa fé; porque o nosso espírito está ligado ao Seu Espírito e, assim, vivemos confiantes na providência Divina em nós. Enfrentar aflições é algo inerente ao ser humano, não uma maldição, como muitos acreditam. O próprio Senhor Jesus Cristo nos afirma em Sua Palavra, como acima exposto; mas, isto não equivale dizer que devemos nos conformar com algum tipo de sofrimento, pelo contrário, o conselho é: “Ter bom ânimo”. O nosso modo de agir determinará aonde queremos chegar; Deus não fará por nós o que podemos realizar. Apesar de nossa paz não depender de circunstâncias, precisamos trabalhar com todos os nossos esforços para que a consigamos, através de uma busca incessante de comunhão com Deus.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ORAÇÕES NÃO ATENDIDAS.

Cremos que Deus nos ouve e nos atende através de nossas orações. Entretanto, nem sempre seremos atendidos; não porque Deus não nos queira responder afirmativamente, mas, possivelmente, porque pedimos errado, fora do propósito divino. A Bíblia diz em Tiago 4.3 :"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites". Fica muito clara a conotação dada, pelo autor sagrado, a respeito daquilo que queremos para nós mesmos, pois, à medida que nos desprendemos das coisas materiais, o Senhor responde e nos abençoa perfeitamente. Por outro lado, não entendemos, a princípio, a vontade de Deus naquele pedido que fazemos ou fizemos, e por causa disto deixamos de ser abençoados, pela nossa falta de compreensão das coisas eternas. Muitos foram os servos de Deus que não foram atendidos em suas petições, mas, nem por isso, deixaram de amar ao SENHOR: Davi clamou, mas, não foi atendido (II Samuel 12.16-18); O Apóstolo Paulo pediu três vezes que lhe fosse tirado o espinho em sua carne, também não foi atendido (II Coríntios 12.7-9). Apenas esses dois exemplos, para que entendamos porque às vezes não recebemos o que tanto desejamos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VIOLÊNCIA – UMA TRAGÉDIA HUMANA.

Temos visto, ouvido e lido, através da mídia, que a violência atingiu níveis absurdos, fora de controle das autoridades constituídas. Infelizmente, para alguns, este é um dos motivos pelos quais as vendas de jornais e revistas aumentam, pois, trazem em suas matérias a violência dissecada, pormenorizada, e, isto atrai a atenção das pesssoas, ávidas que estão por notícias, sem o menor constrangimento. A nossa preocupação deve ser no sentido de que não se torne absolutamente normal, esta prática que contraria a vontade do nosso Criador. O Senhor nos criou para a Sua glória, e como bons filhos devemos andar em conformidade com a Sua Soberana vontade. Não podemos e nem devemos-nos acostumar com este mundo perverso e pervertido, em todos os sentidos, uma vez que não mais existe o sentimento de solidariedade, de humanidade, em determinadas pessoas, as quais, vivem dissolutamente e querem que o “circo pegue fogo”. A Palavra de Deus nos recomenda, que não devemos nos conformar com estas coisas, mas que nos transformemos pela renovação de nosso entendimento( Romanos 12.2). Alguns poderão argumentar que, nada podem fazer, e, mesmo que façam alguma coisa é quase nada, em relação aos milhões de pessoas neste nosso País. É verdade, se apenas uma pessoa procurar fazer o bem, ser pacificadora, conciliadora e mais que isto, buscar em Deus a solução para os nossos problemas sociais, não conseguirá muita coisa; mas, se todos os servos de Deus fizerem a sua parte em oração e ação, muito será feito; conseguiremos suprir a necessidade daqueles que sofrem e precisam de ajuda. Não compactuemos, pelo descaso, com tantas barbaridades da violência diária, mas, façamos a parte que nos cabe fazer, e, o Senhor Jesus nos ajudará.

domingo, 21 de novembro de 2010

DEUS E A FAMÍLIA.

A família foi criada por Deus. Logo após a criação do homem (Adão), Deus viu que não era bom que ele (homem) estivesse só. Providenciou, então, uma companheira (ajudadora) para que houvesse satisfação pessoal e mútua. Foi estabelecido o primeiro lar, a primeira família. Deus os fez macho e fêmea, isto é, um homem, chamado Adão, e, uma mulher, chamada Eva. Fica muito claro que o casamento deve ser entre um homem e uma mulher, e portanto, monogâmico e somente poderá ser desfeito pela morte, ou, em caso muito especial, se acontecer traição de um dos cônjuges. A família é, pois, a primeira instituição social. O seu propósito deve ser a glorificação do nome do SENHOR. A provisão necessária aos seus membros dar-se-á através da educação, do aconchego, da segurança, do trabalho honesto e do companheirismo entre todos que fazem parte dela. Dentro da família há possibilidades para que tudo seja contemplado de forma harmoniosa, embora muitas atrocidades estejam acontecendo no seio de alguns lares. Há muitos que estão tentando desmoralizar a instituição família. Apregoam que ela está falida; outros fazem questão de mostrar, principalmente a televisão, apenas questões que destroem aquilo que Deus criou. Apresentam soluções para os casamentos que estão em crise, através do adultério. Os filhos desrespeitam aos pais e estes aos filhos. Os jovens levam suas namoradas ou namorados para casa e dormem juntos como se nada de anormal estivesse acontecendo. Enfim, a televisão dá uma grande contribuição maléfica às famílias, especialmente através de suas novelas que são inadequadas para qualquer faixa etária. É preciso reagir. É tempo de purificação. Não podemos permitir que nossas famílias sejam objetos nas mãos manipuladoras que enganam a pretexto de entretenimento. Nunca em toda a história da humanidade, tantas coisas que a Bíblia apresenta como precedentes do final dos tempos, aconteceram conjuntamente. Em Mateus 24.7 há o anúncio de todas elas. Muitos poderão argumentar que estas coisas sempre aconteceram. É bom lembrar que aconteceram esporadicamente. Agora, estão acontecendo quase que sincronizadas. Isto é, muito próximas uma das outras. A exortação de Jesus é: “Vigiai; pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt.24.42)Quando Deus destruiu a terra com o dilúvio, a sua Palavra nos afirma que todos haviam-se corrompido. As imoralidades grassavam. O castigo veio e apenas Noé, sua mulher, seus três filhos e suas três noras escaparam. Deram início a uma nova fase da humanidade. O que está acontecendo em nossos dias assemelha-se ao que antecedeu à destruição através da  água. Você que leu até aqui, saiba que o final virá; não mais pela água, mas pelo fogo e tudo será destruído. É preciso ter discernimento espiritual para entender estas coisas. A nossa família deve ser o nosso foco principal aqui neste mundo. Necessitamos  falar da salvação em Jesus Cristo; da pureza de alma; dos bons costumes; do respeito às Leis e principalmente do temor a Deus. Há esperança para aqueles que assim agirem e o Senhor mesmo os recompensará. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da  vida (Apoc. 2.10). Preserve a santificação da sua família. Abra mão dos deleites deste mundo e viva em conformidade com a Palavra de Deus.

sábado, 20 de novembro de 2010

A FIDELIDADE DE DEUS.

Vários são os textos bíblicos que  afirmam a fidelidade de Deus. Mesmo nós sendo infeis, Ele sempre será fiel, a Si mesmo, porque não pode negar-Se, e, a todos nós, porque nos ama e quer o nosso bem. Apesar da grande maioria da humanidade não ter nenhum interesse em Deus, mesmo assim, Ele permanece fiel ao Seu propósito de salvar a todos. O versículo 16 do evangelho de Jesus Cristo, em seu capítulo 3 é muito claro quando afirma que: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, transcende ao nosso entendimento humano, pois, como entender este tão grande amor por pessoas, às vezes, muito ruins, que não têm a mínima consciência de seus erros. Vivem como se não existisse mais nada, além delas mesmas, e fazem grandes atrocidades, causando dor e perda a tantas outras pessoas. Apesar disto, o amor de Deus continua fiel e, Ele oferece o perdão a todos os que se arrependerem de seus pecados, buscarem a salvação e entregarem a sua vida a Jesus Cristo. O único pecado sem perdão é exatamente aquele que rejeita o amor de Deus, uma vez que, com isto torna o sacrifício de Jesus, na cruz do calvário, ineficaz. Faço um apelo a você que esteja lendo este pequeno artigo e ainda não tomou a decisão de “render-se” à ação do Espírito Santo, pois é Ele que convence do pecado, da justiça e do Juízo, tome posição diante de Deus, peça perdão pelos pecados cometidos até aqui, seja perdoado  e viva uma nova vida diante do Senhor. Caso você pense que não sabe orar, diga para Deus o seguinte: Senhor, entendo que sou pecador(a), preciso de Teu perdão e de Tua misericórdia; ajuda-me a crer verdadeiramente em ti, como meu Criador e, em Jesus Cristo, como meu Salvador e Senhor. A partir deste momento, entrego a minha vida a ti, porque quero nascer de novo, nascer espiritualmente. Salva-me e dá-me a certeza da vida eterna. Amém. Se você fez esta oração com sinceridade e verdadeiramente entregou a sua vida ao Senhor, comunique-se conosco, ou, procure uma Igreja Evangélica mais perto de sua casa e converse com o pastor sobre a sua decisão. Deus o(a) abençoe!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AS BÊNÇÃOS DE DEUS PARA NÓS.

Muitas são as bênçãos de Deus para nós, pois, concede-nos o seu tão grande amor, poque amou e ama a todos e disso dá provas em todos os momentos de nossa vida. Transformou-nos em pessoas menos egoistas e mais altruista; derramou, incondicionalmente, sobre nós a Sua Misericórdia, mesmo sendo pecadores sem qualquer merecimento; aumenta os nossos dias sobre a Terra; levou-nos ao arrependimento, e, continua a levar aqueles que assim desejarem; perdoou-nos pelos pecados cometidos e, através de Sua Graça, deu-nos a salvação eterna. Somos livres para escolher e decidir o que queremos durante a nossa existência terrena; por outro lado, todos nós precisamos compreender a urgente necessidade de comunhão com o Senhor. Aos que ainda não tiveram esta oportunidade, é de fundamental importância buscar o “acerto” de contas com Deus. A Bíblia diz em Amós 4.12: “Prepara-te para te encontrares com o teu Deus”; esta preparação não pode ser após a morte física, como alguns acreditam, mas, o tempo é agora, não pode ser negligenciada, pois, sem dúvidas a chance pode acabar. Deus, o nosso criador, quer derramar bênçãos sem medidas para todos; no entanto, elas só acontecerão se houver disponibilização de obediência e de amor para com Ele. Tudo o que o Senhor nos dá, é porque usa de Sua Bondade e Justiça; não é por nossos merecimentos, mas, porque Ele é Bom; como disse o Salmista: “Provai e vede que o Senhor é bom…”(Salmo 34.8-a). Todos nós somos livres e temos o direito de escolher qual o caminho a seguir; entretanto, se esta escolha não for em conformidade com a vontade de Deus, certamente que as consequências serão desastrosas. Não basta entender que Deus nos ama, mas sobretudo, devemos submeter o nosso viver à Sua Soberana vontade, pois, ela é boa, agradável e perfeita.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PESSOAS QUE VIVEM NAS TREVAS

Grande é o número de pessoas que vivem à margem da fé; da luz de Cristo, e, isto as coloca fora da eternidade com Deus. Entendemos que tais pessoas andam em trevas e que estão cegas para as coisas espirituais; são como aqueles que não têm direção e vivem sem saber para onde ir. O propósito de Deus é que todos sejam salvos. Entretanto, a grande maioria continua a não fazer absolutamente nada para que o seu quadro atual de perdição seja revertido, ao contrário, ainda acha que nós, os crentes em Jesus Cristo, é que estamos errados. A Palavra de Deus diz na II Carta aos Coríntios 4.4, que "o diabo (deus deste século), cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". É nosso dever transformar toda esta situação, e, mostrar ao mundo os benefícios para todos os que receberem a Jesus no coração, como o seu Salvador e Senhor, pois, para que a Luz de cristo resplandeça, precisamos anuncíá-la. Basta que entendamos da seguinte forma: Os que andam em trevas são como cegos; estão em trevas porque têm a mente cauterizada; vivem em pecado; não buscam a Deus e ignoram que estão em trevas. Sejamos luz e sal neste mundo tenebroso.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

LIVRAMENTOS CONCEDIDOS POR DEUS.

Grandes livramentos nos acontecem e, às vezes, nem percebemos. A bondade de Deus para conosco nos concede todas as bênçãos que precisamos; dentre elas, o livramento dos perigos desta vida. Precisamos, então, ter discernimento para entender quando o Senhor age em nós, livrando-nos ou, libertando-nos de algum ou, alguns problemas ou, aflições. O desafio diante de nós é diário e, quando menos esperamos, somos surpreendidos por soluções que nem mais acreditávamos que acontecessem. O Senhor mesmo faz a medida daquilo que necessitamos e nos dá forças para resistir e superar. A Bíblia diz que o Espírito Santo habita em nós e, por isso, devemos ser instrumentos de paz, alegria e bem-estar para todos do nosso convívio. O critério que usamos de justiça, na escolha de todos os procedimentos tomados, ou a tomar, devem satisfazer a vontade de Deus em nós e para nós. Agradeçamos ao Senhor da vida, todos os benefícios que nos tem concedido, pois, certamente nos fará compreender, cada vez mais, o Seu grande amor por toda a humanidade, uma vez que Ele "quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade", conforme I Timóteo 2.4.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

VERDADEIROS ADORADORES

A Bíblia diz que o Senhor procura verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade. (Conforme João 4.23,24). Quais seriam estes verdadeiros adoradores? Entendemos que, para adorar a Deus precisamos viver de forma agradável a Ele, com dedicação de  tempo à oração; à leitura da Palavra; ao compartilhamento da salvação, que é dada àqueles que creem e já entregaram a direção de sua vida a Jesus;  pelo testemunho da mudança de vida ocorrida a partir da conversão; pelo  desprendimento das coisas materiais, em prol das espirituais; na purificação dos pensamentos e atitudes; na confiança plena da providência de Deus; no arrependimento dos pecados cometidos; na consciência da presença de Deus, em todos os momentos e no permitir ser dirigido pelo Espírito Santo. Depois de todas estas coisas praticadas, é preciso tomar a decisão de ser  adorador. Independente de circunstâncias ou quaisquer outras coisas, cada um deve fazer a si mesmo a seguinte pergunta: Como anda minha comunhão com Deus? A nossa comunhão com o Senhor é o reflexo de nossa adoração. Não deve haver qualquer impedimento que torne prejudicada esta adoração. Como adoradores verdadeiros e cheios do Espírito Santo recebemos bênçãos sem medidas; temos perfeita confiança no Senhor; somos obedientes aos seus preceitos e a nossa fé aumenta cada vez mais. Sejamos  adoradores convictos, para honra e glória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PESSOAS DE FÉ QUE FORAM ABENÇOADAS.

A Bíblia narra várias histórias de pessoas que foram ricamente abençoadas, porque tiveram fé. Alguns exemplos servem para nós, hoje, de referência. Dentre eles podemos citar: O cego de Jericó; ele insistiu em pedir misericórdia a Jesus e foi abençoado com a cura de sua cegueira, como também foi salvo para a vida eterna. Jesus disse a ele: “Vai, a tua fé te salvou” (Mc.10.52). Podemos observar também a fé dos quatro homens que fizeram entrar, pelo telhado, um paralítico, e, este também foi abençoado com a cura física, mas, principalmente, com a cura da alma. Jesus disse a ele: “Levanta-te, toma a tua cama e vai para a tua casa”, depois de tê-lo perdoado(Lc.5.24). Outra pessoa que também recebeu a cura física e espiritual foi a mulher do fluxo de sangue. Ela sofria há pelo menos doze anos, mas, creu que se somente tocasse nas vestes de Jesus, ficaria curada, e, assim aconteceu. O Senhor disse para ela: “Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou” (Mt.9.22). Ao leproso, que voltou para agradecer, Jesus também disse: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou” (Lc.17.19). Em todos esses episódios podemos observar o grande amor de Jesus por todas as pessoas, que a Ele se dirigiram. Perdoou-as e curou-as, devolvendo-lhes a alegria da vida, e, mais que isso, dando-lhes a certeza da salvação eterna. Em nossos dias, muitos que sofrem de enfermidades físicas necessitam da cura divina, porque a medicina já não tem mais o que fazer; outros precisam da cura da alma. Em ambos os casos, somente a intervenção de Deus, através de Jesus Cristo, pode resolver tais problemas. Temos plena consciência desta verdade, e, como filhos amados de Deus, rogamos ao Senhor que tenha misericórdia de tais pessoas para que sejam restauradas de suas enfermidades físicas ou espirituais.

sábado, 13 de novembro de 2010

MEDO

O medo talvez seja o grande vilão da humanidade. Há vários tipos de medo; por exemplo: viajar de avião, andar de moto; de elevador; de grandes concentrações de pessoas; de escuro; de morrer; de enfrentar dificuldades financeiras. Uma infinidade de medos aterroriza a vida de muitos, desde a fundação do mundo, e, não será diferente, se não houver uma mudança de comportamento em cada pessoa que se sente atemorizada. Deus registrou em Sua Palavra, em Isaias 41.10 e 14: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra de minha justiça. Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo”. Baseados nessa promessa, não precisamos temer nem o presente e nem o futuro, se somos filhos de Deus, porque Ele mesmo nos guarda e protege. A partir do momento em que nos colocamos nas mãos do Senhor, não há porque ficarmos preocupados e temerosos com o que poderá nos acontecer. A promessa de Deus é incondicional àqueles que O amam. Quantos aos que não entregaram a direção de sua vida a Jesus, estes sim, deverão ficar preocupados, pois, não têm nenhuma garantia da proteção divina, ao contrário, a Bíblia diz que a ira de Deus sobre eles permanecerá (João 3.36). Deus a todos ama, porém, necessário se faz acertar a vida com Ele; e. este acerto implica arrepender-se dos pecados e crer que Jesus Cristo é o Salvador e Senhor. Um dia, nós, os crentes em Jesus, nos despojamos de tudo o que nos afastava da vida eterna e nos colocamos à disposição do Senhor, e, desde então os medos e aflições foram abrandados em nosso coração. Hoje, vivemos pela graça de Deus, nos contentamos com o que nos é permitido e buscamos, através da comunhão com Ele, fugir de tudo que se chama medo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A SANTA PRESENÇA DE DEUS.

O Salmo 139 assegura que ninguém pode sair da presença de Deus; o que possivelmente acontece é que as pessoas não se sentem em comunhão com Ele. Porém, isto não equivale dizer que alguém pode fugir dos olhos do Senhor. O salmista pede que o Senhor o sonde e veja se há algum caminho mau em sua vida. A presença de Deus nos consola em todos os momentos; nos encoraja em  nossas lutas, aflições, alegrias e tristezas; nos proporciona descanso; nos traz de volta à realidade, quando estamos “perdidos” dentro de um turbilhão de incertezas e nos garante resposta. Devemos crer na providência divina em nosso viver; isto porque a presença de Deus é latente e, não há como ser contrário a esta verdade. Entretanto, há alguns princípios  precisam ser observados para que sintamos a Sua Presença Santa: Sem santificação ninguém sentirá absolutamente nada; sem humildade também passará em branco; sem obediência , da mesma forma, a presença de Deus não será observada. Os olhos do Senhor continuarão sobre todos, mas, a Sua presença não será sentida por aqueles que negligenciarem da salvação, da santificação, da humildade, do amor e se deixarem levar pelos atrativos deste mundo. No versículo 16 o salmista diz: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia”. Deus é bom e quer distribuir a todos a Sua Bondade; basta que saibamos observar os preceitos da Bíblia e nos dedicarmos a fazer conforme tudo está escrito.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O QUE PENSAM DE NÓS, ENQUANTO CRENTES.

O relacionamento humano é o principal motivador para grandes amizades. Ninguém de sã consciência gostaria de ser ou ser tido como pessoa grosseira, que não se relaciona bem com outras pessoas, independente de suas origens, conhecimentos, situação social ou econômica; o que realmente interessa é ser uma pessoa bem vista por todos que a cercam. O que dizer de um crente em Jesus Cristo? Como discípulos de Jesus devemos dar o melhor dos exemplos, em termos de convívio com outras pessoas. Não podemos e nem devemos  concordar com procedimentos errados, que atinjam nossa índole, nossa moral e nossa ética. Entretanto, estas coisas não nos devem afastar daqueles que não se enquadram em nosso proceder. A nossa função na sociedade é exatamente influenciá-la para que entenda o propósito de Deus. Devemos, pois, ser crentes simpáticos, embora não concordemos com as atitudes erradas de alguns amigos. Precisamos entender, que somos importantes para Deus, no seu projeto de salvação para a humanidade, e, por causa disto, a serenidade e a simplicidade devem ser constantes em nosso viver. O nosso proceder deve aproximar-se o máximo possível de Jesus. No episódio da mulher adúltera, narrado no evangelho de João, no capítulo 8, Jesus repreendeu-a, porém, foi simpático a ela; aconselhou-a para que não pecasse mais. O nosso Senhor, nunca deixou de confrontar o pecador com o seu pecado, mas, sempre fez isso com grande sabedoria e amor, no sentido de promover mudança de caráter na pessoa por Ele aconselhada. Busquemos ser crentes amáveis, simpáticos e cheios do Espírito Santo, para que vejam em nós a Glória de Deus.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

40 DIAS DE ORAÇÃO.

A vida cristã deve ser com o propósito de agradar a Deus em todos os momentos. Estes momentos precisam ser de inteira devoção, isto é, devemos dedicar tempo em comunhão permanente com o Senhor, mesmo quando estivermos a desempenhar qualquer atividade, pois, o nosso espírito deve estar ligado ao Espírito de Deus, e, assim, teremos mais chances de não pecar. Os 40 dias propostos para a oração, não invalidam o tempo de ninguém, antes, ou após este período, ao contrário, servirão para enfatizar, cada vez mais, a necessidade da comunhão com o Senhor. O mundo está de cabeça para baixo; as atrocidades acontecem a cada minuto; os fenômenos naturais aumentam a cada dia; as coisas contrárias à vontade de Deus são disseminadas por todos os meios de comunicação. Enfim, é triste tudo isto, entretanto, cremos que a Palavra de Deus sempre se cumprirá, e neste caso, temos plena consciência do princípio das dores, conforme registrado em Mateus 24.8 "Mas todas essas coisas são o princípio das dores". Oremos muito para que essas dores não atinjam o povo de Deus e, também para que haja conversões e pessoas sejam salvas para a eternidade.

domingo, 7 de novembro de 2010

PENSAMENTOS PRÓPRIOS II.

Dou continuidade aos pensamentos escritos por mim, em alguns momentos de contemplação, da grandiosa obra de Deus para todos nós. Prometo encerrá-los, pelo menos por enquanto, nesta ocasião:

“Aquele que pratica o bem, se regozijará pelos benefícios prestados ao seu próximo”.

“Ser espiritual transcende aos movimentos daquele que pretende demonstrar que o é”.

Algumas coisas que nos acontecem, jamais as entenderemos, são mistérios de Deus”

“O arrependimento gera a consciência da necessidade de pedir perdão e, isto leva o arrependido sincero, a receber tanto de Deus, quanto de pessoas, a libertação do peso da culpa”.

“É muito bom saber que somos amados por Deus, mesmo sendo como somos, infieis”.

“A soberba levará os que a têm ao mais profundo dos abismos”.

“Viver plenamente é servir, com inteireza de coração, a Deus e ao próximo”.

sábado, 6 de novembro de 2010

PENSAMENTOS PRÓPRIOS.

Em alguns momentos de contemplação, da boa vontade de Deus, pude escrever alguns pensamentos e, agora, os torno públicos para que de alguma forma edifiquem aos meus queridos irmãos em Cristo ou, quaisquer pessoas que os leiam e assim compreendam:

“O apego às coisas materiais torna o ser humano muito mesquinho, e, em consequência, inútil”.

“Quando dependemos de Deus, nossas fraquezas transformam-se em bênçãos”.

“Nossos desejos são transformados, quando confiamos plenamente na providência de Deus”.

“A nossa parte na história da vida precisa ser feita; o impossível, fará o Senhor por nós”.

“A nossa esperança deve estar baseada em nossa fé, no SENHOR”.

“Nada é mais importante na vida do que a própria vida, nas mãos de Deus”.

“A nossa segurança não está nas pessoas ou em bens materiais, mas, na esperança da vida eterna”.

“Mesmo  que nossas ideias sejam divergentes das de outros, podemos e devemos conviver pacificamente”.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

Devemos buscar na oração a resposta para tudo em nosso viver, pois, é um estado de espírito que nos permite entender quaisquer adversidades, pelo lado positivo, construtivo e de valor imensurável. Ter vida de oração não é fácil, uma vez que a todos os momentos estamos passíveis em falhar, pelos vários tipos de tentação que nos cercam.

Uma vida consagrada, de oração, trará benefícios incontáveis a todos os seus praticantes. O verdadeiro adorador vive em íntima comunhão com Deus; conhece a Sua soberana vontade e certamente estará preparado para enfrentar as provações desta vida.

Durante o período de oração devemos observar algumas coisas importantes. A primeira delas é identificar a voz de Deus, ouvi-Lo e entender o que tem para nos falar; A segunda é entender que precisamos separar tempo, para em silêncio, permanecermos diante de Sua Face. A maioria não sabe esperar o que o Senhor tem a falar, em suas devocionais; A terceira é perceber o que Ele quer mostrar, entender e colocar em prática em todas as ações diárias.

O elemento principal em nossas orações é a fé, pois, através dela nos achegaremos mais a Deus e, Ele se deixará ser achado por nós, conforme a promessa em sua Palavra, registrada em Jeremias 29.14. O binômio oração e fé, acrescentará grandes bênçãos ao nosso viver e seremos muito mais felizes, para o engrandecimento do Reino de Deus.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

COMUNHÃO COM DEUS.

Inicio este artigo com uma pergunta: Como anda a nossa comunhão com Deus? É bom fazermos, sempre, uma análise introspectiva para que saibamos o parâmetro daquilo que entendemos ser a nossa comunhão com o Senhor; se detectarmos qualquer empecilho, devemos pedir a Sua ajuda e, assim,
voltaremos a ter a alegria da presença de Deus em nós. Para que a nossa comunhão seja cada vez mais próxima da perfeição, precisamos entender uma coisa: Quanto mais nos aproximarmos de Deus, mais descobriremos que somos pecadores e, como tais, necessitamos de Sua Misericórdia. Pelo menos duas características são necessárias àqueles que quiserem ter esta qualidade: A primeira é: Ser filho de Deus, nascido de novo, conforme João 3.3 : "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". A segunda caraterística é: Ter fé e plena confiança no Senhor. O autor da carta aos Hebreus, no capítulo 11, versículo 6 escreveu: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". O salmista escreveu no Salmo 37.5: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará". O nosso viver se não tiver comunhão com o Criador não valerá a pena, pois, é passageiro. O que vale mesmo é a nossa preparação para a eternidade. "Prepara-te para te encontrares com o teu Deus" (Amós 4.12).

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O QUE PENSAMOS SOBRE:

DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO Deus é único em sua essência, mas, também, três pessoas distintas. Como poderemos entender tal mistério? Não precisamos entender, mas, somente crer que Deus é Trino. A Bíblia relata a presença da Trindade na criação do homem e de todas as coisas. “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gênesis 1.26).

SER BATIZADO PELO ESPÍRITO SANTO Este é um assunto polêmico para algumas igrejas pentecostais e neopentecostais; não para nós, pois, cremos que no dia de nossa conversão fomos selados pelo Espírito Santo. Naquele momento, passamos a fazer parte da grande família de Deus sobre a terra, e, quando partirmos para a eternidade seremos recebidos em glória, pelo Senhor. Esta é a nossa esperança, na certeza do cumprimento da vontade do Senhor em nós. (Efésios 1.13b diz: “...fostes selados com o Espírito Santo da promessa”)..

TRATANDO SOBRE O DÍZIMO Deus estabeleceu o dízimo como meio de sustento para a sua Igreja, sobre a Terra. O que passar disso é de procedência duvidosa, e como tal, não vem do Senhor. Muitos procedem de forma errada, quanto à entrega do dízimo; querem agir como acham que devem fazer. O ensinamento bíblico é muito claro, ele diz: “trazei todos os dízimos à casa do tesouro”. A Bíblia não ensina que dividamos o nosso dízimo com outras atividades, programas ou pessoas, mesmo missionários. A casa do tesouro é a igreja local onde congregamos. As ofertas são voluntárias, o dízimo é uma ordenança para todos os crentes em Jesus Cristo e, que servem ao Senhor em uma igreja. Jamais devemos esquecer a grande bênção que é a participação no sustento da obra de Deus.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ORDENANÇAS DEIXADAS POR JESUS PARA A SUA IGREJA.

São duas, as ordenanças deixadas pelo Senhor Jesus à sua Igreja: A primeira delas é o batismo, e a segunda, a Ceia. Todo novo convertido deve ter a vontade sincera de ser batizado. Aquele é um dia de festa, tanto para o batizando quanto para a igreja e os convidados presentes. O batismo não salva, entretanto, simbolicamente,  representa a morte e a ressurreição de Jesus, bem como do próprio batizando. Ele morreu para o mundo e viverá para Cristo.

A Ceia do Senhor foi instituída como memorial para que lembremos do sacrifício de Jesus, na Cruz do Calvário. É uma instituição Divina e dela devemos participar, desde que estejamos em comunhão com Deus e com a igreja. O pão representa o corpo de Jesus, que foi morto; o “vinho” simboliza o Seu Sangue, derramado por nós, para remissão de nossos pecados. É, portanto, um grande privilégio participar todos os meses, da Ceia do Senhor. Há quatro tipos de Ceia: A livre, da qual todos os crentes podem participar; A ultra-livre, dela participam todas as pessoas presentes; A restrita, da qual podem participar todos os crentes da mesma fé e ordem (que é o caso dos batistas); e a ultra-restrita, só participando desta os membros da igreja local. Ninguém deve deixar de participar da Ceia por se achar fora da comunhão. O texto de I Coríntios 11.28 diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice”. Participar da Ceia do Senhor é anunciar a sua morte e ressurreição até a Sua volta triunfante, para buscar a Sua Igreja.

Mudando um pouco de assunto; oremos por todos os que foram eleitos, para que orientados por Deus, façam excelente governo.

r