quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PAI NOSSO.

         A oração modelo do "Pai Nosso", ensinada por Jesus aos seus apóstolos, demonstra algumas características para que a entendamos. O ensinamento  não é para que a repitamos a cada oportunidade, podemos até fazer em algumas situações, mas, sobretudo, para que a tenhamos como direcionamento aos nossos pedidos e agradecimentos.
        Chamar de "Pai" representa além da intimidade com Deus o reconhecimento de Sua soberana vontade, e, para isso precisamos ter fé inabalável em adoração ao Senhor, com louvores e testemunho vivo de Sua divindade.
         Pedir que "seja feita a Sua vontade" importa em nos submetermos à autoridade do Senhor sem quaisquer fatores ou condições. Precisamos entender que a vontade de Deus se cumprirá em tudo, mesmo que pessoas achem que poderão conseguir alguma coisas no terreno espiritual por seus próprios méritos.
         Suplicar pelo "pão nosso de cada dia" implica em dizer: Senhor não nos deixe sem a nossa provisão, pois, entendemos pertencer a ti todas as coisas.
        "Perdoa-nos as nossas dívidas" é uma confissão plena de nossos pecados; o reconhecimento sincero de tudo o que praticamos contrário à Sua vontade.
        "Não nos deixes cair em tentação" é uma petição para que sejamos livres das potestades do mal, que nos afligem a todo momento.
        Entendemos que a oração do "Pai Nosso" serve como modelo para que direcionemos as nossas súplicas ao Senhor, em conformidade com a Sua vontade. Jesus mesmo disse: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra" (João 16.24).
        Entendemos, também, que ninguém pode determinar qualquer coisa em sua oração, como muitos têm apregoado, ao contrário, se o próprio Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador, ao orar pediu  que fosse feita não a Sua vontade, mas, a vontade do Pai; com qual autoridade alguém pode fazer diferente?
        O propósito da oração é entender perfeitamente que a vontade de Deus é soberana e que ela se fará em nossa vida.
         Algumas coisas são indispensáveis às nossas orações; dentre elas destaco duas de suma importância:
fé e busca pela santificação. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6), e sem santificação, ninguém O verá. (Hebreus 12.14).

Nenhum comentário: