sábado, 3 de setembro de 2011

PARA ALCANÇAR O ALVO.

Vários são os alvos a alcançar durante a nossa vida. Ninguém conseguirá atingir nada sem o preparo adequado. Dentro de qualquer esporte, assim como em outras atividades, somente os primeiros serão premiados. Nas olimpíadas, que se aproximam, receberão medalhas de ouro todos os que vencerem os seus concorrentes, mas, para que isso aconteça deverá haver treinamento contínuo até à vitória. A grande maioria voltará para casa sem conseguir ganhar qualquer medalha. Na área espiritual não é diferente, para alcançar o alvo precisamos observar algumas prioridades e, da mesma forma que os atletas se preparam, nós também necessitamos exercitar a nossa fé a fim de chegarmos ao “pódio celestial”.

Assim como um atleta, devemos avançar para as coisas futuras e ultrapassar todas as barreiras que se apresentarão diante de nós. Jesus diz: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9.62).

A primeira barreira a vencer é a nossa língua (“É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus” – Tiago 3.8b, 9). O cuidado diário com o que falamos é fundamental em nossa corrida para o alvo.

A segunda barreira a vencer, são os olhos (“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas” – Mateus 6.22,23). Não devemos pôr diante de nossos olhos coisas torpes, contrárias à vontade de Deus.

A terceira barreira a vencer é a nossa mente (“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna”- Isaías 26.3,4). A nossa mente é fértil e divaga sobre diversas coisas, que às vezes são prejudiciais ao nosso relacionamento com Deus.

Para alcançar o alvo, além do esforço natural, faz-se necessário haver em nós algumas particularidades: santidade, prudência, perdão e um verdadeiro amor ao Senhor, autor e consumador de nossa fé. Nos jogos olímpicos não acertar o alvo, não traz muitas consequências. Entretanto, errar o alvo espiritual é morrer eternamente. Sejamos atletas de Cristo em nossa caminhada terrena e assim, chegaremos vitoriosos ao final de nossa vida aqui na Terra.

Nenhum comentário: