segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A FAMÍLIA COM VIDA VITORIOSA

Muito se tem falado sobre vida vitoriosa. Livros já foram escritos; programas desenvolvidos, enfim, todos querem alcançá-la. Porém, o que se vê são pessoas desanimadas e sem expectativas de melhora em sua vida.

Como ter vida vitoriosa? Alguns princípios norteiam o que devemos fazer:

O primeiro princípio é guardar a Palavra de Deus no coração para não pecar contra Ele. (Salmo 119.11 – “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”).

O antídoto verdadeiro contra qualquer tentação ou pecado é a Palavra de Deus em nosso coração.

O segundo princípio é entender que o pecado arruína a vida de qualquer pessoa. O pecado engana com falsas promessas de coisas fáceis. Ele evolui até dominar e oprimir totalmente a quem continuar a praticá-lo. A Bíblia diz que um abismo chama outro abismo. O pecado torna-se então, soberano na vida do pecador.

O terceiro princípio é saber que Deus criou o ser humano para ser vitorioso. A maior vitória é exatamente aquela de cada um sobre si mesmo. Reconhecer as fraquezas e buscar vencê-las. O apóstolo Paulo escreveu: “...graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”. A vitória está à disposição de todos; basta conquistá-la, mas para que isto aconteça, mister se faz entender a necessidade do arrependimento sincero e uma entrega incondicional da direção da vida ao Senhor Jesus Cristo.

O quarto princípio é entender que Jesus é a nossa vitória, a despeito de quaisquer situações, porque Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc.19.9); Ele veio para libertar os cativos e oprimidos (Mt.11.28); Ele veio para conceder vitória sobre o pecado (Rm.6.14) e para destruir a obras de satanás. (I João 3.8); “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres”( João 8.36).

Entendemos então, que o segredo de uma vida vitoriosa, não é ter prosperidade material, saúde, bons amigos, bom trabalho e coisas correlatas, mas, sobretudo ter Jesus no coração e estar submisso a Ele, mesmo que adversidades aconteçam. É também ter atitude de gratidão a Deus pois, fomos formados por Ele, para o louvor da Sua Glória.

É maravilhoso como Deus cuida e providencia tudo para nós. Ele nos criou, nos salvou, nos deu o Seu Filho e nos dá a vitória sobre o pecado, sobre o sofrimento, sobre todo e qualquer inimigo. O grande segredo da nossa vitória está em que nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! (Rm. 8.39).

Teremos vida vitoriosa quando entendermos que o sofrimento nos aproxima mais de Deus e nos faz suportar as aflições com alegria no coração (Tg. 1.2). Quando nos conduzirmos com a certeza de estar em oposição às coisas deste mundo presente para agradar ao nosso Criador. Quando nos esvaziarmos de todo lixo espiritual e servirmos a um só Senhor. Quando limparmos mente, olhos e coração e não resistirmos ao Espírito Santo.

Em nossos dias, muitos estão “profetizando” e, alguns, pela emoção, são enganados e vivem em uma expectativa de dias vitoriosos que talvez não aconteçam. A mente humana, em algumas situações, pode fazer com que as pessoas vejam e ouçam coisas que não existem.

Assim, como um atleta precisa de uma alimentação saudável e regrada para que o seu desempenho nas competições seja dentro dos padrões exigidos, nós os crentes em Jesus Cristo, necessitamos da alimentação espiritual diária para que o nosso viver seja vitorioso.

Em cada família deve existir a comunhão com o Senhor para que haja Vida Vitoriosa.

Um comentário:

Rodrigo Loyola disse...

Oi pastor, sabias palavras.
Voce escreve muito bem.
Fica com Deus!