quarta-feira, 2 de novembro de 2011

IMPEDIMENTOS PARA UM VIVER NA PLENITUDE DO ESPÍRITO.

O nosso viver deveria ser na plenitude do Espírito. Entretanto, alguns impedimentos acontecem e nos deixam devedores desta plenitude. 

O orgulho é sem dúvidas um grande impedimento, pois, o Espírito Santo de Deus não suporta o orgulho e a arrogância (PV. 8.13 “Odeio o orgulho e a arrogância”). Jesus, no evangelho que escreveu Mateus, deixa muito claro a este respeito, quando diz: “Sou manso e humilde de coração” (Mt.11.290.

A rebeldia contra os ensinamentos de Deus é outra característica da falta de plenitude do Espírito. Pessoas que não leem a Palavra, outras que leem mas não praticam e, há ainda, os que dizem praticar, mas seus atos contradizem as suas palavras. Jesus disse: “O coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta” (Mateus 13.15).

A negligência faz com que as pessoas vivam como se Deus não existisse e, portanto, não podem ter a plenitude do Espírito. “O que desvia os ouvidos de ouvir a Lei, até a sua oração é abominável” (Provérbios 28.9).

A maledicência transtorna os pensamentos e atitudes de quem a pratica e provoca grandes prejuízos. A Palavra de Deus diz que o Senhor abomina a quem tal coisa pratica. “Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas” (Provérbios 6.14). “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo”. (Levítico 19.16a). “Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei…”(Salmo 101.5a).

O egoísmo é outro grande impedimento para alcançar a plenitude do Espírito. Jesus abriu mão de sua divindade para vir a este mundo e conceder salvação a todos  que desejarem. Todos deveriam seguir o Seu ensinamento registrado em Mateus 7.12: “Tudo quanto quereis que os homens vos façam, fazei-lhes, também vós, porque esta é a lei e os profetas”.

Falta de perdão é uma característica daqueles que não têm a plenitude do Espírito. Não se coaduna com o Espírito Santo de Deus o não perdoar. Portanto, se alguém guarda rancor em seu coração, deve de imediato perdoar a quem lhe fez o mal. Sem esta atitude não será perdoado pelo Senhor.

Por último, o que mais afeta a comunhão com Deus é a falta de confissão de pecados. O Salmo 32.5 diz: “Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”.

Para que alcancemos a verdadeira plenitude do Espírito, precisamos retirar, de nós mesmos, todas as barreiras que nos impedem de viver melhor.

Nenhum comentário: