sexta-feira, 4 de novembro de 2011

QUER SER FELIZ?

A primeira providência a tomar para ser feliz é colocar-se inteiramente na dependência de Deus. Não há qualquer chance de alguém sê-lo sem esta providência. O Salmo 37.5 diz: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais ele fará”. Muitos vivem a pensar que por terem todas as coisas que necessitam são felizes, na verdade podem até ter momentos que tragam felicidade, mas enfrentam sérios problemas psicológicos e, principalmente, espirituais; não conseguem dormir em paz. Aquele  que depende de Deus pode dizer: “Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança”. (Salmo 4.8).

Para ser feliz é preciso ter comprometimento com a leitura da Palavra de Deus, todos os dias. Grande parte,    daqueles que se dizem evangélicos, não lê e não medita  sobre as exortações que a Bíblia determina para todos. Quando Josué assumiu a liderança do povo, Deus disse para ele: “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás”. A receita está pronta, basta segui-la para alcançar as bênçãos do Senhor.

Para ser feliz é necessário estar atento (vigiar) e orar, pois, o inimigo de nossa alma trabalha para nos fazer desistir do propósito de adorar ao Senhor através de nossa constante atenção contra a tentação e mais ainda, por meio da oração. O salmista disse: “Senhor, tenho clamado a ti todo o dia, tenho estendido para ti as minhas mãos” (Salmo 88.9-b). No salmo 145.2 está escrito: “Cada dia te bendirei e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos. O apóstolo Pedro, em sua primeira carta 5.8 escreveu: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. Jesus mesmo instruiu: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mateus 26.41).

Por último, para ser feliz faz-se necessário cada um levar a sua cruz, isto implica em viver para a glória de Deus, cumprir com o prometido, esvaziar-se de si mesmo, seguir o exemplo de Jesus, na mansidão, na humildade, no amor ao próximo. Ele mesmo disse que somos o sal da terra e a luz do mundo e, que devemos resplandecer para que, os que nos virem glorifiquem ao Senhor. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me” (Mateus 26.24).

Depende de cada um o ser feliz; as implicações não são pesadas, ao contrário, o Senhor mesmo aliviará a carga que estiver pesada, para a perfeita certeza de seu amor sublime que abençoa, perdoa e faz ter a  vida eterna.

Nenhum comentário: