sexta-feira, 29 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO. (XIII - continuação).

A falta de perdão é outra característica daqueles que se desculpam para não acertarem a vida com Deus. Dizem que por não conseguirem perdoar não têm condições de se achegarem ao evangelho. A primeira coisa que precisam entender é que Jesus perdoa a todos quantos a Ele se dirigem, e, ajuda a perdoar, uma vez que coloca no coração de cada convertido este nobre sentimento de perdão. Por outro lado, faz-se necessário entender que alguém que não perdoa, também não será perdoado. Na oração do Pai nosso Jesus nos ensina esta prática: "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como    nós perdoamos aos nossos devedores". (Mateus 6.12). O apóstolo Paulo, na carta aos Filipenses 4.13, fez a seguinte afirmação: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece". É-nos mostrado que o Senhor ajuda e fortalece a qualquer que O  busque com inteireza de coração. Não será possível fazer absolutamente nada, na área espiritual, sem a intervenção direta do Senhor. Este sentimento de falta de perdão é colocado no coração das pessoas pelo inimigo natural da alma, o diabo. Haverá sempre alguém a desaconselhar que se peça desculpas ou perdão, com a afirmativa que o fato foi muito grave e que é imperdoável. Todas estas artimanhas procedem de uma única fonte: Satanás; ele não quer a harmonia dentro dos lares, das igrejas, das empresas, enfim, em lugar nenhum; por isso, nada deve impedir que olhemos para Jesus Cristo; Ele, o autor e consumador de nossa fé, nos dará condições verdadeiras para pedir perdão ou para perdoar. ("Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição" - Colossenses 3.12-14). (continua).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO. (XII - continuação).

Meu tempo é muito curto, e, além disso, não creio em nenhuma religião! Estas duas afirmações são mais comuns do que imaginamos. Milhões de pessoas pensam assim. Porém, nada pode ser mais importante para qualquer ser humano do que a salvação de sua alma, a preocupação em preparar-se nesta vida, para a futura. Entretanto, a grande maioria vive como se fosse aqui a certeza de sua perpetuação. Muita gente está preocupada apenas em ganhar dinheiro, crescer intelectualmente, ser importante para a sociedade, viver de forma agradável. Todas estas coisas são importantes mas, de nada servem quando se trata de garantia de salvação eterna. A Bíblia diz: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma”? (Mateus 16.26a). Faz outra afirmativa que traduz o que todos deveriam ter como prioridade: “...buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. (Mateus 6.33). Ainda neste capítulo 6 de Mateus, nos versículos 19 a 21, Jesus mesmo exorta: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem consome, e onde os ladrões na minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro aí estará também o vosso coração”. Quanto à fé, o que importa não é achar que não crê mas, buscar o caminho que leva a Deus. O coração é enganoso e leva para o caminho do mal. O sábio Rei Salomão escreveu: “Há um caminho   que parece bom, mas o fim dele é a morte” (Provérbios 14.12). Alguns pensam que terão outra chance após a morte física. A Palavra de Deus é muita clara e diz: “Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo”. (Hebreus 9.27). O maior problema dos que não creem será enfrentar a ira de Deus na eternidade. Está muito explícito sobre este assunto e registrado no evangelho do apóstolo João o que Jesus disse: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.  Costumo dizer, comparando mal, que a ira de Deus seria como se alguém quisesse defender-se de uma grande avalanche de pedras, com uma simples teia de aranha. Não haveria qualquer chance de livramento. Para encerrar esta parte, deixo o alerta do salmista, Rei Davi, que diz: “Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus”. Salmo 9.17). – (continua).

quarta-feira, 27 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO. (XI - continuação )

A Bíblia é muito difícil de ser entendida! Esta é, também, uma das diversas desculpas dadas por algumas pessoas, que não querem ter compromisso com Deus; não percebem a estratégia de Satanás a fim de fazê-las cada vez mais distantes da salvação eterna. Na segunda carta aos Coríntios 4.4 o apóstolo Paulo escreveu: "...o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". Diz na primeira carta aos Coríntios 2.14-16: "O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo". Sem buscar o conhecimento de Deus, ninguém de sã consciência conseguirá viver na dependência do Espírito Santo ("Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR" -  Oséias 6.3). Na incessante busca da comunhão com Deus, ler a Bíblia é de fundamental importância. ("...desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (II Timóteo 3.15-17). Desde que a pessoa queira, Deus concede o entendimento necessário à Sua Palavra e, a partir do entendimento, o conhecimento e, do conhecimento a comunhão com Ele. ("Considera o que te digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo" - II Timóteo 2.7). Chegará o momento em que até os incrédulos tomarão conhecimento do poder de Deus pois, está escrito, que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Senhor, para a glória de Deus Pai".(Filipenses 2.10,11). (continua).

terça-feira, 26 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO. (X - continuação)

Outra grande desculpa dada é achar que não deve ser agora mas em outra ocasião, talvez quando estiver mais velho. É muito perigoso pensar desta forma, uma vez que morrem pessoas de todas as faixas etárias. Portanto, ninguém está seguro de que viverá até alcançar a velhice. A vontade de Deus é que deve ser levada em conta; Ele diz em sua Palavra: "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar".(Isaias 55.6,7). Partindo desse princípio, a busca pela salvação é urgentíssima; é agora, não pode ser deixada para depois. O apóstolo Tiago sabiamente escreveu: "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por pouco e depois se desvanece".(Tiago 4.14). A Bíblia narra um episódio no evangelho de Lucas, 12. 16-21 da seguinte forma: "... a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E pensava com ele mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outos maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens; descansa, como, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus". Fica muito claro: o momento é agora pois, poderá não acontecer outra oportunidade! No Livro de Provérbios 1.22,23 está escrito: "Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras". Várias desculpas foram colocadas, entretanto, nenhuma delas tem base bíblica para a sua aplicação, ao contrário, a Palavra de Deus determina que não haja qualquer motivação para o afastamento de alguém, da Igreja de Cristo. (continua).

segunda-feira, 25 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO (IX – continuação).

Uma frase muito usada é: “não preciso ir aos cultos para ser salvo”. Ninguém é obrigado a comparecer aos cultos de celebração a Deus. Contudo, quem não participa pode até não perder nada, mas deixa de ganhar o suficiente para manter-se atento às coisas de Deus. O salmista, no Salmo 122.1,  escreveu: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”. A Igreja Apostólica tinha muita comunhão e crescia porque todos eram uma só alma. No livro de Atos 2.44-47 está registrado: “Todos os crentes se reuniam constantemente e repartiam tudo uns com os outros, vendendo suas propriedades e dividindo com os que tinham necessidade. Regularmente eles adoravam juntos no templo todos os dias, reuniam-se em grupos pequenos nas casas para a comunhão, e participavam das suas refeições com grande alegria e gratidão, louvando a Deus. A cidade inteira tinha simpatia por eles, e cada  dia o próprio Senhor acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos”. A necessidade de estar presente aos cultos é uma ordenança de Deus: “não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns…” (Hebreus 10.25a). Entendemos que alguns têm vergonha de confessar a sua fé em Jesus, diante de parentes, amigos ou vizinhos. Jesus mesmo disse que aquele que o negar diante dos homens, Ele o negará diante do Pai, que está nos céus. (Mateus 10.33). Paulo, o apóstolo, fez a seguinte afirmação: “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo” (Romanos 10.9). A certeza que fica é que o mais importante é obedecer ao Senhor e jamais negá-Lo, quaisquer que sejam as circunstâncias. (continua).

sexta-feira, 22 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO (VIII - continuação).

As maiores desculpas procedem daqueles que argumentam não poderem deixar todas as coisas que praticam, pois contrariariam seus próprios conceitos de vida. Todos nós um dia pensamos da mesma forma, porém, quando decidimos entregar a direção de nossa vida ao Senhor Jesus,  as outras coisas deixaram de ter  tanta importância, baseados que ficamos na Palavra que diz: "Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas as essas coisas vos serão acrescentadas". (Mateus 6.33). A grande verdade é: ao receber Jesus no coração há uma verdadeira transformação de pensamentos, ações e reações; o nosso viver passa a depender da orientação do Espírito Santo de Deus e não mais tomamos qualquer decisão antes de consultá-Lo. O apóstolo Paulo, que foi um grande perseguidor dos cristãos, após a sua conversão e vida dedicada ao evangelho, declarou: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2.20). É preciso compreender  que o Senhor quer o melhor para cada um e orienta em Sua Palavra: "Aquele que está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (II Coríntios 5.17). As amizades e os procedimentos deste mundo atrapalham a espiritualidade dos que pretendem seguir ao Senhor. Não digo com isto que devamos ficar afastados de nossos amigos não crentes, ao contrário, precisamos ser amigos deles, mas com o devido cuidado para que não nos envolvamos em suas atitudes contrárias à nossa fé. Fica o alerta: o  desejo do coração da maioria em querer conseguir apenas os bens materiais, esquecendo-se dos espirituais lhes será grandemente amargo: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma"? Como seria bom se todas as pessoas  entendessem esta verdade: Jesus esvaziou-se a si mesmo, tomou a forma de homem, veio a este mundo para morrer em uma cruz a fim de conceder a salvação a todos quantos a Ele se achegarem. Não perca tempo, receba em seu coração ao Senhor da vida e Ele lhe concederá o que mais valioso existe; a certeza da salvação eterna. (continua).

quinta-feira, 21 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO (VII - continuação).

Dentro deste tema, há aqueles que um dia paticiparam da mesma fé e agora, por um motivo ou outro abandonaram a comunhão com Deus e com os irmãos. Dizem que tentaram mas não conseguiram seguir no caminho do Senhor, que leva à vida eterna. O que podemos dizer para estes é que devem voltar com muita urgência, pois Deus não se deixa escarnecer; tudo o que plantarmos certamente ceifaremos. O apóstolo Pedro em sua segunda carta 2.20, escreveu: "Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro". Deus adverte através do profeta Jeremias 2.19: "A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mau e quão amargo é deixares ao SENHOR, teu Deus, e não teres o meu temor contigo, diz o SENHOR". A Palavra de Deus nos garante que Jesus Cristo é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados (I João 1.9), mas, para que isto aconteça é necessário o entendimento para pedir perdão. O Rei Davi, quando pecou contra o Senhor, soube reconhecer-se em pecado e confessar para pedir o perdão divino. No Salmo 32.5 ele expressou o seu mais profundo sentimento de culpa: "Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado". Outro exemplo de arrependimento registrado na Bíblia é o do filho pródigo, no evangelho segundo Lucas 15.11-24. Aquele jovem desperdiçou todos os bens que havia exigido de seu pai, arrependeu-se e propôs em seu coração pedir perdão. Tomou a decisão de voltar e assim fez. Mesmo antes de falar qualquer coisa o seu pai o abraçou e o beijou; não é diferente com os que estão afastados da comunhão com Deus que quiserem voltar. Serão recebidos pela Igreja e pelo Senhor da Igreja. Um dia você decidiu deixar Jesus entrar em seu coração? Então creia nesta palavra que Ele mesmo disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que as me deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai". (João 10.27-29). Se este é o seu caso, entenda como o salmista que disse: "Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos" (Salmo 119.176).(continua)

terça-feira, 19 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO (VI - continuação)

A bondade de alguém não o levará à eternidade com Deus. As boas obras também não têm este poder. A Bíblia diz em Efésios 2.8,9 : "Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". A certeza que devemos ter é que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23). Se partirmos do pressuposto que através do pecado todos estão afastados de Deus, então, todos precisam da salvação do Senhor. Por outro lado, ao pensarmos que temos direito a alguma coisa incorremos no mesmo erro: "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" (I João 1.8,10). Muitos se acham considerados por Deus como pessoas eminentes, quando na verdade estão enganados e correm o sério risco da morte eterna. (Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva". II Coríntios 10.17,18). A Palavra de Deus nos mostra exemplos de pessoas que se julgavam boas, mas que não foram salvas: Jesus citou dois deles: no evangelho de Lucas sobre o fariseu que se vangloriava porque entregava o dízimo de tudo, jejuava duas vezes na semana, não era injusto, não era adúltero, enfim, considerava-se perfeito; foi reprovado. O outro é referente ao jovem rico, que afirmou guardar os mandamentos mencionados por Jesus, quando com Ele se encontrou. Entretanto, mesmo que se considerasse um bom homem não recebeu a aprovação do Senhor, uma vez que preferiu dar prioridade às suas riquezas. (continua).

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO (v – continuação).

Outro grande obstáculo à salvação é que  muitas pessoas pensam ser necessário primeiro melhorar nas diversas áreas da vida, para então buscarem-na. Este  não este é o desejo de Deus, pois em Sua Palavra há diversos registros contrários a tal pensamento. O apóstolo Paulo, em sua primeira carta a Timóteo 2. 3,4 escreveu: “Porque isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador, que quer que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade”. Ainda através do profeta Isaías, nos é informado o que Deus diz: Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro”(Isaías 43.25). Fica muito claro que não depende de ninguém o querer mudar, mas de Deus que escolhe, restaura e transforma. No livro do profeta Ezequiel 33.11 Deus diz: “Vivo eu, diz o SENHOR JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis”? Portanto, ninguém precisa melhorar para só então buscar ao Senhor Jesus. Ao contrário, todos precisam buscá-Lo de todo coração para a partir daí obter a completa mudança de vida. Jesus mesmo diz: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). A Bíblia nos mostra “o perfeito amor de Deus por nós em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8). Não procure mudar para encontrar-se com Jesus; encontre-se com Jesus e Ele mudará a sua vida, para bem melhor, é lógico. (continua).

sábado, 16 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO (IV – continuação).

Dentro deste assunto, que estamos a tratar, algumas pessoas poderão querer ridicularizar os verdadeiros cristãos, aqueles que não se envergonham de proclamar a salvação eterna, por meio de Jesus Cristo, o único caminho. A Palavra de Deus diz em I Coríntios 1.18: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. Não devemos, portanto, ficar preocupados com as atitudes daqueles que não creem e nem se preocupam com esta verdade. Talvez soframos perseguições por causa de nossas convicções (“todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”- II Timóteo 3.12), mas isto não pode interromper o que temos de fazer todos os dias de nossa existência terrena: anunciar que o pecado leva para o inferno e, que se não houver mudança de atitudes e de vida, todos serão condenados para a morte eterna, quando, na verdade, Deus quer que sejam salvos. Há vários textos bíblicos que apontam para o problema, que certamente virá sobre os discípulos de Jesus. Dentre eles podemos citar: “E, chamando a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois que aproveitaria ao homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelo resgate de sua alma?(Marcos 8.34-37). O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos 8.31 e 39 diz: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? …nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!” Entendemos que a nossa missão, independente da rejeição que será apresentada por alguns, terá sempre a bênção de Deus, que nos guardará de todo e qualquer mal. Sejamos fortes e corajosos na anunciação da vida futura, pois esta vida presente será encerrada com a morte física. Para onde irá a sua alma quando você morrer? Se não tiver certeza de salvação, busque hoje mesmo ter um ENCONTRO com Jesus e Ele entrará em seu coração para lhe conceder a verdadeira paz. (continua).

sexta-feira, 15 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO ( III -continuação).

A respeito deste assunto, muitas pessoas ficam mais preocupadas com o que os outros irão falar do que a possibilidade de perderem a vida eterna. Os parentes, amigos e vizinhos passam a ser obstáculos a que tenham compromisso com Deus. É claro que os parentes e amigos cristãos ficarão muito felizes e alegres pela conversão de um ente querido. Entretanto, os não crentes ficarão decepcionados e procurarão afastar-se do novo discípulo de Jesus. Eles precisam entender algumas coisas e, dentre elas a Palavra de Deus diz: "A amizade do mundo é inimizade contra Deus..."(Tiago 4.4). "Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece" (João 15.19). Não é de estranhar quando alguém se converte e os seus familiares pouco a pouco se afastam de seu convívio. Nós, os crentes e seguidores de Jesus, devemos viver de forma agradável a todos, independente de quaisquer credos que as pessoas tenham. Deus não nos manda amar somente a alguns, mas a todas as pessoas, mesmo que não compartilhemos de suas ideias e conceitos. Quando Jesus orou ao Pai pelos discípulos pediu que fossem guardados deste mundo. "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou" (João 17.15,16). O nosso desejo deve ser em anunciar a Salvação sem que nos envolvamos com as coisas deste "mundo" presente. Jesus exorta a que entendamos a necessidade de anunciá-Lo : "Qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos". Se é este o seu caso, procure com rapidez, mudar os seus conceitos sobre o que é ser salvo, discípulo do Senhor Jesus.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO ( II - continuação).

A total sinceridade de alguém não o exime de estar equivocado sobre este assunto tão importante. Muitos acham que estão no caminho certo, porém, no Livro de Provérbios 16.25 diz: "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte". O evangelista João registrou em sua primeira carta 4.1: "Muitos falsos profetas se têm levantado no mundo", isto é, ensinam heresias que a Bíblia condena. O apóstolo Paulo, na carta aos Colossenses 2.8, escreveu: "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo". A respeito dessas coisas Jesus exortou: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens..." (Marcos 7.6-8, quando se referiu ao Profeta Isaías). Por isso, Deus mostra e adverte sobre coisas que não podem salvar: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar a um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao mundo" (Mateus 6.24). Fica a certeza de que ninguém será salvo senão pela graça, pois todos são pecadores e necessitam do favor de Deus para a salvação. Nada será suficientemente grandioso ou especial que conceda a vida eterna, a não ser o poder regenerador do Senhor. "Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Por outro lado, também não basta dizer que gosta do evangelho e crê em Deus, é preciso ter compromisso sincero com o Senhor. Para que isto aconteça a Bíblia registra em João 3.7 palavras de Jesus: "Necessário vos é nascer de novo". (continua).

quarta-feira, 13 de julho de 2011

DESCULPAS A RESPEITO DA SALVAÇÃO. ( I )

Inicio aqui um rápido estudo sobre as mais diversas desculpas que são dadas pelas pessoas sobre a salvação eterna. Quando são convidadas para qualquer tipo de evento eclesiástico, sempre encontram aquelas respostas para não comparecerem. Vejamos quais são estas desculpas ou respostas mais usuais: afirmam que todas as religiões são boas; a bem da verdade podemos até aceitar esta ponderação, entretanto, não podemos esquecer que por melhor que seja a religião, ninguém será salvo por pertencer a qualquer uma delas. Jesus mesmo afirmou: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6). O apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, afirmou no Livro de Atos dos Apóstolos, 4.12: "Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". Palavras de Jesus a esse respeito nos exortam a falar da salvação  a todos quantos necessitarem: "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus", (Mateus 7.21). Diz ainda em Lucas 13.3: "Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis"; e no evangelho de João 3.18: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus".  A ninguém importará o que as pessoas poderão pensar, o que vale é a sinceridade de um coração quebrantado diante de Deus. É necessário o novo nascimento para que sejam apagados todos os pecados cometidos, e a partir disto comece uma nova vida, cheia do Espírito Santo. (continua).                         

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A PRESENÇA DE DEUS.

Várias são as situações em que nos sentimos distantes de Deus; quando pecamos por quaisquer motivos, sejam por ação, reação, omissão ou outros tipos deixamos de ter comunhão com o Senhor. Isto nos faz afastados de Sua bendita presença e nos torna enfraquecidos na fé. A Bíblia registra sobre diversos servos do passado, que apesar de tudo contra conseguiram vencer os obstáculos, motivados pela presença de Deus em suas vidas
É muito comum ouvirmos de pessoas crentes, que se encontram afastadas da comunhão com Deus, que não sentem mais a presença do Senhor e por isso deixaram de cultuá-Lo na congregação, com os irmãos.
Há alguns exemplos de pessoas que viveram para a glória de Deus, isto deveria influenciar outras a terem  o mesmo procedimento:
Abrãao – Em Gênesis 21.22 há o registro do reconhecimento de um rei, que não cria em Deus, sobre esse grande servo de Deus: “E aconteceu, naquele tempo, que abimeleque, com Ficol, príncipe do seu exército, falou com Abrãao, dizendo: Deus é contigo em tudo o que fazes”.
José – Está registrado na Palavra de Deus que este Seu servo   foi próspero em todas as atividades, porque era fiel ao Senhor. Gênesis 39.3 “Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele (José) e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em sua mão, José achou graça as seus olhos e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa e entregou na sua mão tudo o que tinha”.
Josué – Deus disse a ele: “Serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria (Josué 1.5,6).
A Gideão o Anjo do SENHOR disse: “O SENHOR é contigo, varão valoroso...Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?” (Juízes 6.12,14).
O profeta Jeremias sofreu todas as provocações, perseguições, privações que um ser humano pode suportar, mas somente pela providência de Deus. Está registrado em Jeremias 15.20 : “Eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR”.
Isaías, o Profeta Messiânico recebeu uma promessa especial: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o Teu Salvador. Não temas, pois, porque estou contigo...” (Isaías 43. 2, 3 e 5).
Muitos outros servos de Deus poderiam ser aqui citados, entretanto, atenhamo-nos aos que foram relacionados, para que entendamos a necessidade de uma aproximação cada vez maior para com Aquele que nos criou, nos remiu, nos sustenta e que pedirá contas Naquele Dia.

terça-feira, 5 de julho de 2011

VIDA PLENA PARA OS JOVENS.

Ser jovem traz muitas esperanças tanto no presente quanto no futuro, alimenta um sentimento de eternidade, pois não passa pela cabeça dos jovens a ideia de morte, quando na realidade ela atinge a todos e em quaisquer idades. Viver na plenitude requer deixar-se ser guiado pelo Espírito Santo, algo não muito fácil para uma geração que enfrenta os mais variados tipos de problemas, facilidades e tentações. A Bíblia traz diversos ensinamentos neste campo de perspectivas: narra a vida de José, jovem vendido por seus irmãos aos ismaelitas, que o venderam aos egipcios, particularmente a Potifar, oficial do Faraó. A partir daí começaram alguns problemas na vida daquele que viria a ser Governador de todo o Egito, abaixo apenas do próprio Faraó. Esse jovem, foi tentado de todas as formas, mas soube resistir e manter-se fiel ao Deus Todo-Poderoso, advindo dele, mais tarde, a solução para a necessidade de alimento que a sua família enfrentou. Dele originou-se o crescimento do povo judeu escravizado durante 400/430 anos, para ser tirado pela forte mão do SENHOR. Outro jovem que merece a nossa admiração foi Daniel; ele propôs em seu coração não se contaminar com as iguarias do Rei e assim, prosperou até tornar-se grande diante dos homens, mas principalmente diante de Deus, sendo por Ele honrado. É bem verdade que  outros jovens foram motivo de aborrecimento para os seus pais, alguns para o seu povo, porque se tornaram reis, e muitos fizeram derramar sangue inocente. O saldo é positivo para aqueles que são fiéis a Deus, por isso a Sua Palavra diz  : “Não deixe o entusiasmo da mocidade fazer com que você esqueça o seu Criador. Honre a Deus enquanto você é jovem, antes que os dias maus cheguem, quando você não vai mais ter alegria de viver. Respeite a Deus e obedeça aos Seus mandamentos. Isso é o resumo do que o homem deve fazer. Porque Deus vai julgar todos nós por tudo o que fazemos, até por aquelas coisas que ninguem conhece, sejam elas boas ou ruins” (Eclesiastes 12.1, 13 e 14 – a Bíblia Viva). Entendemos ser de fundamental importância seguir o santo caminho do Senhor e procurar viver de forma a agradar àquele que nos criou e para nós quer o melhor. Nenhum jovem viverá frustrado ou arrependido de amar e servir ao Senhor Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A FAMÍLIA PRECISA TER ESPERANÇA.

Vivemos uma sombria realidade, as constantes e radicais mudanças de comportamento têm afetado a família de um modo geral e perigoso. Não bastasse a mídia fazer questão de divulgar obscenidades, principalmente os canais de televisão, agora as autoridades também se manifestam contrárias aos princípios mais elementares da moral e da ética, pois apoiam e aprovam leis que obrigam a sociedade, como um todo, a ser subordinada a outros princípios qualificados na Palavra de Deus como abominações. Não podemos e nem devemos esquecer que somos responsáveis por nossos atos e eles nos serão cobrados pelo Senhor da vida. O  tempo presente, caracterizado como sendo pós-moderno, não  oferece boas opções, pois, o que era certo passou a ser errado, assim como o errado é considerado certo. Em um passado próximo, as pessoas respeitavam umas às outras. Hoje, fazem questão de demosntrar a completa falta de educação no tratamento considerado como aceitável. As relações marido e mulher estão cada vez mais abaladas; há muito desrespeito dos filhos para com os pais. Os crimes  multiplicam-se e continuam sem solução em alguns casos, enfim, nossa sociedade está doente e precisa ser despoluida. A mídia, em geral, tem muita culpa em todo esse processo; não é de hoje que a televisão faz questão de desinformar, de contribuir para que as pessoas não pensem, uma vez que toneladas de coisas ruins são lançadas nos lares do Brasil e do mundo, através de novelas, seriados, realitys shows e coisas do gênero, sem a mínima preocupação no mal que causa tudo isto. Os divórcios aumentaram assustadoramente. Baseados nas novelas, os casais resolvem da maneira mais fácil os seus problemas, com adultérios e posterior separação. Os filhos são induzidos a responder, sem respeito, aos pais, pois, transformam o lar em verdadeiros moteis e, em muitos casos com o total apoio de quem deveria educá-los de forma a terem responsabilidade desde cedo. Como ter esperança em tempos tão difíceis? Basta que nós, os servos de Deus, discípulos de Jesus Cristo, não nos deixemos envolver por tais práticas, mas busquemos no Senhor a orientação correta na educação de filhos e netos para que deixemos o nosso legado àqueles que dependem de nós. A Bíblia diz que o mundo jaz no maligno e, por isso será julgado.  Deus cobrará de nós se não fizermos algo  para mudar toda esta coisa ruim que aflige grande parte da humanidade. Ainda há esperança, e ela está baseada em Jesus Cristo mesmo para o pior dos pecadores, desde que busque ter uma nova vida.