quinta-feira, 5 de maio de 2011

COMO PROCEDER PARA TER BOM ÂNIMO?

 Como ter bom ânimo quando todas as coisas concorrem contrárias? A Palavra de Deus não diz para ter este bom ânimo apenas nos momentos bons, mas em tudo o que fizermos ou em tudo o que nos aconteça. Mesmo que achemos não haver solução para algum tipo de problema que nos aflija, não podemos e nem devemos desistir; ao contrário, este é o momento da intervenção divina em nosso viver; a solução virá mais rápido quando verdadeiramente assim entendermos. É muito fácil dizer que temos bom ânimo quando tudo nos vai bem; o difícil é ter este mesmo bom ânimo diante das provações; diante de graves enfermidades; diante de perdas familiares, enfim, diante de tudo aquilo que nos leva a pensar diferente do que ensina a Palavra de Deus: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”(Romanos 8.28). A Bíblia narra a história de Jó da seguinte forma, a partir do versículo 13 do capítulo 1: Diz que os seus filhos e filhas estavam na casa do primogênito quando começou a grande perda : Primeiro foram os bois, os seus empregados; depois as ovelhas; outros empregados; os camelos e finalmente os próprios filhos: Todos morreram. Jó reagiu com o coração cheio de paz: “O SENHOR deu e o SENHOR tomou; bendito seja o nome do SENHOR” (Jó 1.21). Como proceder? Nossas atitudes mostrarão o quanto temos confiança em Deus, não basta dizer que cremos, é preciso confiar de todo o coração e deixar em Suas mãos os problemas que estejam afligindo o nosso viver. O salmista disse: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmo 40.1). Alguém escreveu: “Talvez neste mundo não entendamos porque Deus nos permite sofrer aflições físicas. Em algumas podemos ter a certeza de que Ele as permite porque sabe que, assim como Paulo, somos espiritualmente mais fortes quando estamos fisicamente fracos”. A nossa esperança na solução de qualquer problema será fator de muita importância. Em Lamentações de Jeremias 26.3 está registrado: “Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação (providência) do SENHOR”. Nunca devemos pensar que Deus nos Abandonou. A Carta aos Hebreus 10.23 diz: “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu”. Face ao exposto, vivamos para a glória de Deus, com ou sem dificuldades; achando que haverá solução ou não! Nada disso importa; o que vale é a nossa conscientização de que o Senhor toma conta de nós.


Nenhum comentário: