quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A MELHOR RETROSPECTIVA.

Todos os anos, nos últimos dias, as emissoras de televisão, rádio, internet, enfim, todos os meios de comunicação procuram mostrar, ao seu público alvo, o que de mais importante aconteceu durante o ano que se encerra, não importando se coisas boas ou ruins. O fato é que mostram tudo, sem qualquer pudor em agredir psicologicamente alguém, pelas cenas fortes que são apresentadas. A melhor retrospectiva é, sem dúvidas, aquela que cada um faz de si mesmo para tentar melhorar, o que for possível, e, corrigir e deixar tudo o que foi feito errado. Ao iniciar o novo ano, teoricamente, recomeçam todas as expectativas de algo melhor; de mais saúde; mais paz; melhores condições de trabalho, estudo, enfim, os sonhos se renovam por mais um período de 365 dias. Para que os objetivos deixem de ser “sonhos” e se tornem realidade, todos deveriam buscar em Deus a solução para aquilo que esperam acontecer. O grande problema é que as pessoas só procuram a ajuda de Deus quando já tentaram, por variadas formas, resolver o que só o Senhor pode tornar possível. Seria bem mais fácil para o ser humano se houvesse este entendimento; as ansiedades, os conflitos, a falta de amor, o apego às coisas materiais e outras equivalentes deixariam de causar tantos problemas às pessoas. O mundo seria melhor; a violência não seria tão grande; as guerras diminuiriam; haveria mais consciência da reciprocidade, da solidariedade, do amor a Deus e ao próximo e, principalmente, da certeza da vida eterna, pois, um dia, todos comparecerão diante do mais perfeito Tribunal para serem julgados pelo Justo Juiz, Jesus Cristo, autor e consumador de todas as coisas.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PRINCÍPIOS PARA AGRADAR A DEUS NO NOVO ANO.

A cena se repete todos os anos dia 31 de dezembro; a grande maioria projeta fazer algumas coisas, assim como deixar de fazer outras. A realidade é uma só: Todos querem ser felizes. Para que haja a conclusão dos projetos, alguns princípios devem nortear a intenção de cada um neste novo ano, e, com isto, melhores dias ocorrerão se assim agradar a Deus. Agradecer as bênçãos alcançadas no ano que se finda, mesmo que algumas contrariedades tenham acontecido. O sentimento de gratidão deve existir em cada coração, pois, isto é agradável ao Senhor. Confiar sempre em Deus, a despeito de problemas ou aflições, que existam ou, que venham a existir. Obedecer aos dois principais mandamentos deixados por Jesus para todos: “Amar a Deus e amar ao próximo como a si mesmo”. Pedir sabedoria para liderar ou ser liderado, a fim de fazer tudo conforme a vontade soberana de Deus. Buscar ter mais comunhão com Deus, através da oração, da leitura da Bíblia, das reuniões de adoração e das reuniões nos pequenos grupos (células). O profeta Oséias escreveu; “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.(Os.6.3). Procurar dar fruto para o Reino de Deus, aqui na Terra, e, lembrar que a fé sem obras é morta (Tg.2.17). Jesus mesmo afirmou que, “aquele que dá fruto, é cuidado e dará mais fruto ainda”. (João 15.2-b). Abandonar algumas práticas nocivas à espiritualidade, tais como: o pecado do orgulho (Deus diz que odeia o orgulho e a arrogância – PV.8.13); o pecado da rebeldia (“não me querem dar ouvidos – Ez. 3.7-b) e o pecado da negligência (“o que desvia os ouvidos de ouvir a Lei, até a sua oração é abominável – Pv. 28.9). Procurar viver em santificação constante, com pureza de coração, em plena alegria e paz para agradar ao Senhor. Buscar ser cheio do Espírito Santo, e, não dar vazão aos próprios desejos do coração. (Ef. 5.18-b “...enchei-vos do Espírito”). Fazer tudo para a glória de Deus, sem vaidades, estrelismos ou melindres e cumprir com todas as obrigações pertinentes a um servo fiel a Jesus, O Salvador e Senhor da vida.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A BONDADE DE DEUS – II

Deus é bom, porque mesmo sendo nós pecadores, Ele nos ama como se fôssemos únicos. Através de Sua bondade nos concede esperança de conseguir melhores dias para nós mesmos e para todos os que nos rodeiam. Por sua bondade, nos fortalece em momentos de fraqueza, quer espiritual ou física; abriga-nos em seus braços, quando mais precisamos; ajuda-nos a crescer na fé nas lutas e aflições da vida; concede-nos vitórias sobre as batalhas que enfrentamos a cada dia. A Bíblia diz em Romanos 8.18 que: “As aflições deste tempo presente não podem ser comparadas com a glória que há de vir sobre nós”. Fomos salvos por Sua Graça (“pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie”- Efésios 2.8,9); Somos protegidos pela Sua misericórdia. O salmista disse: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará” (Sl.37.5). A bondade de Deus faz-se presente em todos os momentos de nossa vida. Todas estas coisas, e muitas outras, serão realidades em nosso viver, quando decidirmos verdadeiramente dar o primeiro lugar ao Senhor. Nada deve afastar o nosso propósito de servi-Lo com alegria no coração. Então, serão confirmadas em nós todas as promessas registradas em Sua Palavra.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A BONDADE DE DEUS.

Como expressar a bondade de Deus? Somos finitos, falhos, pecadores e nossa mente não tem como alcançar este sublime dom. O máximo que podemos supor é através daquilo que lemos em Sua Palavra. A Bíblia diz em várias passagens que Deus é bom; isto nos basta, pois, ao saber dessa verdade a nossa fé cresce e nos ajuda a perseverar. Entretanto, podemos fazer algumas afirmações sobre a bondade do Senhor em nosso viver: Em várias ocasiões fomos livrados de problemas, aflições, acidentes e tantas outras coisas que, se fôssemos relacionar dariam para escrever um livro; O que dizer do ar que respiramos, das frutas produzidas todos os anos pelas árvores, das chuvas que caem e regam a terra, para que esta produza relva, flores e frutos? A nossa saúde preservada até aqui; mais um ano que chega ao seu final e, com isto uma nova perspectiva de um futuro melhor. Deus é verdadeiramente BOM ! Ele nos deu o maior presente, a Salvação eterna; para isso precisou sacrificar o Seu Filho Unigênito, em nosso lugar, uma vez que não havia outra alternativa, senão o derramamento do precioso sangue de JESUS. O mínimo que podemos e devemos fazer é contribuir para o Reino aqui na Terra, ao proclamar as boas-novas a todos aqueles que desconhecem a maior de todas as dádivas: A VIDA ETERNA.

domingo, 26 de dezembro de 2010

O NATAL PASSOU, E AGORA?

Milhões de pessoas em todo o mundo não tomaram conhecimento do dia de Natal; outros até pararam para pensar a respeito, no entanto, nada fizeram para homenagear Aquele que merece todo o respeito, amor, admiração e adoração. Uma minoria preocupou-se realmente em festejar o nascimento do Senhor Jesus. Da mesma forma a continuidade ou não, deste festejar, dependerá exclusivamente dos que assim entendem e precisam dedicar tempo de sua vida, para servir de maneira agradável ao Salvador da alma. O nosso modo de viver é que direcionará nossas atitudes em relação a Deus. Embora desejemos fazer sempre o bem, isto não nos torna bons; será preciso agir de tal forma que agrademos ao Senhor da vida. Assim, para que não esqueçamos do nascimento de Jesus Cristo, precisamos tomar algumas atitudes: Orar pelo menos três vezes ao dia, como fazia Daniel (Daniel 6.10); Ler a Bíblia todos os dias e meditar naquilo que lermos (Salmo 1.1,2); Glorificar o nome de Deus em todos os momentos, nas ações e nas reações; Falar do amor de Deus a todos os parentes, amigos, vizinhos e àqueles que precisarem ouvir do evangelho da Salvação ( O Apóstolo Paulo disse: “Ai de mim se não pregar o evangelho”); Não se deixar levar por doutrinas falsas; Ser assiduo (a) aos cultos e contribuir para a causa de Deus, com dízimos e ofertas. Existem muitas outras atitudes, mas, se pelo menos todos praticarem estas aqui descritas, haverá uma verdadeira “revolução” espiritual, de dentro para fora de cada um(a). Não tenho dúvidas, todos que assim praticarem serão grandemente abençoados e abençoadores de vidas.

sábado, 25 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA VINDA DE JESUS.

O projeto de Deus para salvar os pecadores incluia, obrigatoriamente, o sacrifício de Seu Filho Unigênito, na Cruz do Calvário. A nossa reverência não deve ser porque Jesus nasceu em uma manjedoura, mas, porque Ele já nasceu em nosso coração e nos transformou de criaturas, para filhos de Deus. Desde a criação, o Senhor Deus prometeu enviar o Redentor. A Bíblia, no Antigo Testamento, mostra esta referência de que o Messias viria em resgate dos pecadores. Muitos O rejeitaram, e ainda continuam a rejeitá-Lo em nossos dias. “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”. (João 1.11). Entretanto, a promessa é para todos, mesmo os que não O aceitam, pelos mais variados motivos. (“mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome”. (João 1.12). Ninguém será salvo se prescindir desta verdade. Jesus mesmo disse e ainda diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14.6). Resistir ao Espírito Santo, que convence do pecado, da justiça e do juízo, é algo que não deveria existir na mente e no coração do ser humano. Todos aqueles que resistem, cometem o pecado sem perdão, porque não aceitam e nem reconhecem a soberania de Deus, nem a morte substitutiva de Jesus Cristo. Invalidam assim, o plano de Deus para a salvação eterna. Fica o alerta a todos quantos ainda não fizeram o acerto de contas com Deus (arrependimento e fé), para que não percam tempo; aproveitem as festividades do Natal de Jesus e entreguem a vida aos cuidados dEle, para assim garantirem a inscrição do nome, no Livro da Vida. Tenham todos, Jesus no coração e, a verdadeira  paz será lhes será derramada dos altos céus.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

É CHEGADO O NATAL.

Hoje, em todo o mundo ocidental, comemora-se o nascimento mais importante de todos os tempos. O Filho de Deus veio a este mundo, na simplicidade de uma manjedoura, para nos conceder as maiores honras; as maiores vitórias e, o maior milagre já acontecido: A nossa salvação eterna. Ele deixou a Sua Divindade e se fez homem; enfrentou todos os problemas inerentes ao ser humano. Sentiu fome, frio, calor e todas as intempéries, que também temos enfrentado em nosso viver. Porém, com uma grande diferente: Não pecou, mas, fez-se pecado por nós, para que tivéssemos vida plena. O Nascimento de Jesus mudou o curso da história e, trouxe a todos a esperança da salvação. A Bíblia diz que estávamos em trevas e não tínhamos nenhuma chance de resgatar, por nossos próprios meios, a nossa dívida, que era impagável. Ele nos resgatou de nossos pecados e nos garante a plenitude da presença de Deus. Como seria bom, se toda a humanidade entendesse desta forma e desejasse ardentemente recebê-Lo no coração. Haverá um Dia de Julgamento, quando todos comparecerão diante do Trono Celestial; por isto, antes que seja tarde,  todos devem-se preparar para que ouçam o “Vinde benditos de meu Pai”. Seja este Natal um marco na vida de todos, para que haja a verdadeira esperança do novo nascimento. Deus os abençoe plenamente!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL AOS LEITORES DE MEU BLOG.

É com muita alegria em meu coração, que agradeço a todos os leitores de meu blog, porque tiveram a necessária paciência em ler aquilo que escrevo, às vezes sem sentido, e deram o incentivo para continuar, mesmo que não tenham feito nenhum comentário, mas, pela frequência, no contador de visitas, fui aos poucos acreditando que mais pessoas leem e, com isto, me incentivaram a continuar.

Desejo a todos um NATAL abençoado, cheio da presença do SENHOR.  A minha oração é que 2011 não seja apenas de sonhos, mas, de grandes realizações, saúde, união nas famílias, na Igreja e em todos os relacionamentos humanos. Que o nosso DEUS derrame as Suas Misericórdias sobre todos nós.

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. (Filipenses 4.19).

JESUS, nasceu, viveu, sofreu e morreu por nós; ressuscitou e vive para sempre. Esta é a maior verdade de nossa existência. Proclamemos aos que não O conhecem, para que também sejam salvos.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL !

Esta é a frase mais ouvida, todos os anos, nas duas semanas que antecedem ao que, estabeleceram tenha sido nessa data o nascimento de Jesus. Algumas vezes soa como falsa, quando pronunciada sem convicção; em outras, parece proceder de alguém que verdadeiramente acredita naquilo que fala. Qual deve ser a nossa atitude em relação a este assunto? Aos que creem, Jesus veio a este mundo como solução para todos os pecadores, uma vez que a Bíblia diz: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23); aos que não creem, fica a nossa esperança de um dia ao serem tocados pelo Espirito Santo, arrependam-se de seus pecados, creiam em Jesus Cristo e O recebam em seu coração. Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu os aliviarei” (Mateus 11.28). As nossas atitudes devem ser coerentes com nossas convicções. Nós, os que cremos, devemos adorar não somente no Natal, mas em todos os dias de nossa vida, ao Senhor Jesus, porque Ele nasceu para salvar aos que O escolherem como o seu Salvador. Se O escolhemos é porque Deus nos escolheu primeiro e, estabeleceu para nós a salvação eterna. O Nascimento de Jesus é o fato mais importante da história, pois, a dividiu em duas partes: Antes e Depois de Sua vinda. Aos que ainda não creem, o Senhor Jesus diz : “Não sejam incrédulos, mas crentes”. (João 20.27). O que menos interessa é ter uma mesa farta, reunião de muitos amigos e, outras coisas mais, na noite de Natal, pois, a nossa existência terrena deve ser para a glòria do Senhor.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O QUE FAZER PARA MELHOR SERVIR A DEUS ?

A primeira condição para melhor servirmos a Deus, é termos a consciência de que não fizemos todo o possível, mesmo quando as condições eram favoráveis. Todos nós  deveríamos proceder desta forma, ou entendimento, de que somos devedores ao Senhor, em quaisquer áreas da vida. Por mais que nos esforcemos a fazer o que precisamos, dificilmente conseguiremos completar todo o trabalho na obra de Deus. Esta deve ser a certeza de todos os que entendem a necessidade de uma procura incessante de melhor produzir para o Reino, aqui nesta vida. Isto não quer dizer que deixemos de lado, uma vez que, certamente, não atingiremos, na íntegra, a vontade de Deus para o nosso ser. Ao contrário, busquemos, cada vez nais, a perfeição para os nossos atos, e, o Senhor nos ajudará a que completemos, com êxito a nossa obrigação. Devemos proclamar as boas-novas de Salvação a todos quantos estejam ao nosso alcance, ou, convívio. Neste final de ano, façamos um grande “balanço” de nossas atitudes e analisemos se, verdadeiramente, agradamos ao nosso Mestre. A Bíblia registra sobre muitos personagens, entre homens e mulheres, que foram usados por Deus para a realização de Seu Plano Divino; entretanto, nenhum deles concluiu perfeitamente o que deveria fazer. Apenas Jesus Cristo pôde, na Cruz, dizer: “Está consumado”; isto é, todo o propósito de Sua vinda ao mundo foi completamente concluído. Sejamos imitadores de Jesus, para a Glória de Deus.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O PROBLEMA DA FALTA DE FÉ.

Muitas pessoas acreditam em tudo que lhes é apresentado; outras em nada acreditam. Assim é a humanidade; uma grande diversidade de pontos de vistas. Há os que se dizem sem qualquer tipo de fé e, que não conseguirão crer. A Bíblia diz que o único pecado sem perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo, que é, segundo o nosso entendimento, a rejeição em receber o selo do Espírito, por não reconhecer-se pecador e não se arrepender dos pecados cometidos. O Espírito é quem convence do pecado, da justiça e do juízo. Portanto, se alguém não aceita esta verdade, não será salvo para a eternidade, mas, ao contrário, receberá o castigo eterno, uma vez que a justiça de Deus não se fará nesta vida, mas na eternidade. Os salvos irão para a vida eterna, e, os não salvos para o tormento eterno. Ninguém conseguirá crer por sua própria vontade ou inteligência, mas, pela providência de Deus em cada pessoa, este grande milagre acontecerá. Porém, para que isto ocorra é necessário fazer uma entrega da vida aos cuidados do Senhor, sem exigências ou quaisquer outras coisas; basta buscar através de uma oração, e, pedir ao Senhor Jesus Cristo que conceda  fé ao coração. Aqueles que assim procederem, receberão grandes bênçãos e terão restauradas a sua vida e a sua fé. Jesus nasceu, viveu nesse mundo, foi morto e sepultado, mas, ressurgiu dos mortos e vive para sempre. É o nosso Salvador e Senhor; se alguém não crer nesta verdade estará condenado por toda a eternidade.

domingo, 19 de dezembro de 2010

IGREJA, LUGAR DE TRATAMENTO.

A Igreja é uma comunidade de pessoas das mais diferentes formas, ideias, conceitos, e, como tais,  precisam de tratamento em algumas áreas da vida. Assim como em um hospital são tratados os  enfermos, na Igreja, os membros também são cuidados, cada um com os seus problemas pessoais. Portanto, a Igreja além de  lugar onde todos adoram ao Senhor é, também, lugar de terapias, as mais variadas possíveis. A diferença fundamental é que, na Igreja o amor deve prevalecer em todos os setores, principalmente com relação a Deus e ao próximo. Os ensinamentos aprendidos na comunidade chamada Igreja, faz do indivíduo pessoa mais consciente de seus deveres, enquanto cristão, cidadão que obedece às autoridades, que não se envolve com coisas erradas, que desenvolve o sentimento de solidariedade e que vive para a glória de Deus. Para um melhor entendimento daquilo que deve ser, a Igreja precisa basear-se no fundamento dos Apóstolos, que eram desprendidos das coisas materiais, em benfício das espirituais. Às vezes nos deixamos levar por sentimentos egoístas, e, sem perceber fazemos o contrário do que deveríamos fazer. É preciso haver compromisso de vida cristã para que a ética seja levada a sério e o Espírito Santo domine sobre todos os discípulos de Jesus. Façamos o que for preciso e, assim, a Igreja será lugar de adoração, como também de tratamento e de recuperação daqueles que tanto necessitam.

sábado, 18 de dezembro de 2010

A PAZ CONCEDIDA POR DEUS.

A Biblia registra a palavra do Profeta Isaías falando com Deus quando diz: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”. (Isaias 26.3). Fica a certeza absoluta de que todos quantos se dirigem ao Senhor, com confiança, recebem bênçãos incontáveis. Baseados neste princípio podemos afirmar que não devemos ficar preocupados, em demasia, quando algo nos incomoda, pois, a paz do Senhor repousa sobre nós, e, Ele nos conservará nela. Quando estamos preocupados demais  com os problemas, perdemos a consciência do amor de Jesus e de Sua bendita presença em nosso viver. As circunstâncias que nos cercam, não podem e nem devem tirar a nossa alegria nem a nossa paz, pois, ambas são perenes em nós. Ao deixarmos as interferências desta vida influenciarem as nossas atitudes, certamente que seremos subjugados e nos escapará o que de mais precioso temos, depois da salvação, que é a verdadeira paz deixada por Jesus em nosso coração. Ele mesmo disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14.27). Como é bom saber que o Senhor nos ama, nos concede a sua graça, a sua misericórdia e a sua Paz. Vivamos em perfeita comunhão com Deus, e, Ele fará maravilhas em nós e através de nós. Ao agirmos desta forma teremos restauradas todas as nossas carências pessoais, sejam em que áreas forem.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NOSSOS OBJETIVOS.

A proximidade de encerramento de mais um ano, nos leva a refletir quais ojetivos alcançamos neste e quais tentaremos alcançar no ano novo. Todos nós temos a liberdade de “sonhar” com projetos, para atingir objetivos e coisas similares; porém, nada se concretizará se ficarmos apenas no campo das ideias e, não colocarmos em prática aquilo que almejamos para a nossa vida. A grande maioria fala de prosperidade, de sonhos, de milagres, de curas, enfim,  variados estilos de ajuda aos que se dizem carentes, são apregoados. Embora sejam apenas sonhos, pessoas das mais variadas classes sociais vivem em busca de soluções urgentes para os seus problemas e aflições. Vale ressaltar que, sem trabalho sério, sem disposição, sem conteúdo, ninguém conseguirá vencer obstáculos. O primeiro passo a dar, é acertar a vida com Deus; depois colocar-se à Sua disposição, procurar fazer a Sua Soberana vontade e dedicar-se à oração e leitura da Palavra. Estas coisas colocadas em prática a cada dia, darão respaldo aos seguidores de Jesus para que tenham certeza de vitórias e, com isto, recebam bênçãos divinais. O nosso Ano Novo será realmente novo se nos dedicarmos a fazer o que precisamos fazer: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo, como a nós mesmos”.(Mateus 22.37-39).

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

OS MALEFÍCIOS DO PECADO.

Li, certa vez, a respeito de um missionário que, em determinada cidade da Índia, em uma de suas ruas, cruzou com um homem carregando uma lata cheia de carnes podres, com um odor muito forte, a ponto de sentir-se incomodado, mesmo depois de tomar vários banhos. Porém, o que mais o perturbou foi perceber que o tal homem comia tranquilamente um sanduiche, sem se importar com o terrível mau cheiro que carregava. Contextualizando para o nosso viver podemos afirmar, que o pecado age na vida das pessoas da mesma forma do forte odor ao nariz daquele homem, pois, acostumou-se com ele a ponto de não mais ser incomodado. Quando o pecado atinge os seus objetivos na vida de qualquer pessoa, deve haver sincera rejeição e consequente pedido de perdão ao Senhor. (“Se confessarmos os nossos pecados , ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I João 1.9). O pecador contumaz assemelha-se àquele homem, da história, pois, não mais é incomodado pelos seus atos pecaminosos; já não sente qualquer tipo de cobrança; o Espirito Santo não é levado em conta, e, com isto, perde a comunhão com Deus. A Bíblia diz que “todos pecaram e estão afastados de Deus; mas, também diz que o dom gratuito de Deus é a vida eterna”(Romanos 3.23 e 6.23). Aos que não têm nenhum compromisso com as coisas eternas, o pecado jamais irá fazê-los entender que vivem em desacordo com a vontade de Deus; a menos que se convertam e compreendam a necessidade de confessar os pecados para que sejam perdoados, e , assim, tenham vida plena e louvem ao Senhor Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

POR QUE JESUS VEIO A ESTE MUNDO? - SEGUNDA PARTE

O plano de Deus para a salvação da humanidade passava pela cruz, com derramamento de sangue, pois, sem derramamento de sangue ninguém será salvo. Portanto, Jesus "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19.10). Entendemos, então, a necessidade da vinda de Jesus a este mundo como sendo a única maneira de salvar os pecadores, perdoando-os de seus pecados cometidos. O preço era impagável para qualquer mortal, somente o sangue de Jesus poderia suprir a dívida de todos nós. Devemos ser gratos a Deus e externar isto em todos os momentos, por Sua misericórdia, Sua graça e Seu excelso Amor por toda a Sua criação. A vinda sacrificial de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é o fato mais marcante e importante da história humana. Ninguém jamais ousou plano semelhante a esse, em que alguém desse a sua própria vida em troca dos erros alheios. Jesus veio a este mundo, sofreu por nós, morreu na cruz do Calvário, mas, aconteceu o principal: Ele ressuscitou e vive para sempre; esta é a nossa esperança.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O QUE É SER BEM-AVENTURADO?

Grande parte da humanidade passa pela vida sem saber o que é ser bem-aventurado, feliz. Alguns porque não têm qualquer interesse em melhorar a sua situação em todas as áreas de sua existência; outros até procuram, e, lutam para conseguir, mas, continuam sem a solução desejada. Os verdadeiramente bem-aventurados (felizes) sabem que somente conseguem porque dependem da graça e da misericórdia de Deus. Portanto, são felizes todos os que entendem, que a felicidade não depende de circunstâncias, mas, em ter paz de espírito, isto é, saber que  Deus é o Senhor da vida e que Jesus Cristo, o Salvador da humanidade. Quando todas as pessoas buscarem em Jesus a verdadeira bem-aventurança, certamente serão abençoadas e felizes, e, viverão com perfeita alegria no coração, porque concedida não por homens ou situações, mas, pelo Senhor. Estejamos todos nós conscientes desta verdade e vivamos para a glória de Deus, e, Ele nos dará a paz que precisamos para uma vida feliz e frutífera.

domingo, 12 de dezembro de 2010

VITÓRIAS A ALCANÇAR.

A nossa vida é uma constante de lutas, derrotas e vitórias. O mais importante é a nossa disposição em alcançar sucesso, e, a partir deste ponto, tomarmos as decisões certas para a manutenção daquilo que conseguirmos conquistar. Muito se tem falado, através da mídia, de conversas informais e até mesmo nos púlpitos das igrejas, sobre vencer, ser vitorioso, enfim, encontrar um meio de satisfazer, até além do necessário, a vontade de ter mais e cada vez mais. A maior vitória que o ser humano pode e deve alcançar é a salvação de sua alma; é entender que Jesus Cristo veio a este mundo, sofreu, morreu, ressuscitou e, É vivo para sempre, e, assim, garantir a vida eterna a todos quantos a Ele se dirigirem e reconhecerem que o Senhor é o Salvador. A transformação que acontecerá, aos que O receberem no coração, será grandemente abençoada e, sem dúvida, a maior de todas as vitórias

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

VENCER DESAFIOS.

A nossa existência terrena é repleta de grandes e pequenos desafios. Como devemos proceder para vencê-los? Algumas providências se fazem necessárias: A primeira delas é saber que o Senhor não permitirá que nenhum desafio seja maior que a capacidade que Ele nos permite ter. A segunda é saber plenamente que somos templo do Espírito Santo, e, portanto, Ele nos consolará e ajudará em todas as circunstâncias. Em terceiro lugar deve estar a consciência de que, depende de nós mesmos o resultado em fazer determinadas coisas, nos relacionamentos em casa, na Igreja, no trabalho ou, em quaisquer outros lugares, por nós frequentados. Em quarto lugar precisamos entender a necessidade de sermos pessoas de paz a transmitir segurança a todos de nossa convivência. Por último, devemos fazer criteriosamente todas as nossas escolhas para que não deixemos de ser bênçãos por onde quer que andemos. Precisamos e devemos agir sempre com justiça, em todos os nossos atos.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A IGREJA E SUAS MUDANÇAS.

Muitos movimentos já aconteceram, acontecem e, ainda acontecerão no decorrer da história da Igreja de Cristo. Alguns há que proclamam que a liturgia engessa a igreja e, por isso, acham que o certo é liberar; liberam tanto, que às vezes até bebida alcoólica e uniões abomináveis para Deus são práticas comuns. Devemos primar pela glória de Deus em nós; pelo nosso aperfeiçoamento, enquanto discípulos de Jesus, edificando-nos e aos outros, para que o Reino de Deus seja expandido de forma equilibrada. Infelizmente alguns, que se acham mais santos que os outros, criam fórmulas diferentes do contexto bíblico, para agradarem "gregos" e "troianos", e, com isto trazem para o seio da igreja coisas que o mundo oferece (discoteca gospel, danças, trenzinhos, pula-pula, enfim, várias coisas contrárias à Palavra de Deus). A Igreja Apostólica estaria fora da "contextualização" destas atuais, pois, não se coadunaria com tais práticas. O que hoje fazem acabará, em um futuro próximo, por dividir o que era uno. A Palavra de Deus não erra: Quando Jesus perguntou, a respeito de sua volta, se acharia fé na Terra, um dos motivos é este em achar que movimentar o corpo traduz-se em espiritualidade; quando na verdade leva apenas para o lado sensual destes movimentos. As verdadeiras igrejas proclamadoras da genuína fé deverão estar preparadas para receber de volta aqueles que as deixaram, ou, que ainda as deixarão.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

QUAIS DEVEM SER NOSSAS ATITUDES?

Vivemos em um mundo extremamente materialista, e, às vezes, nos deixamos levar pela "onda". Somos filhos do Deus Altíssimo; portanto, a nossa responsabilidade aumenta quando se trata de atitude diante do Senhor e, diante do nosso próximo. Nossas ações e reações devem estar pautadas no bom senso, isto é, não devemos e nem podemos fazer ou falar nada, que não seja para o engrandecimento do nome de Jesus. Não é fácil viver desta forma, mas, é inteiramente possível, desde que nos apliquemos a controlar os nossos impulsos. A Palavra de Deus diz em Filipenses 1.27a: "Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo..." Quando colocamos os interesses de Deus acima de nossos próprios interesses, nada fazemos por contenda ou vanglória; não somos gananciosos, invejosos, soberbos, desobedientes, mas, ao contrário, satisfazemos a vontade dEle em nosso viver, e, a Sua Glória resplandece sobre nós.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

POR QUE ENFRENTAMOS AFLIÇÕES?

O maior registro de sofrimento e de aflições está no Livro de Jó, excluindo-se, é claro, o enfrentado por Jesus na Cruz do Calvário. A Bíblia registra muitos outros tipos de provações, aflições, sofrimentos, ou quaisquer outros sinônimos que se queira dar. Jesus mesmo disse que, no mundo nós teremos aflições, mas, Ele também nos instrui a termos bom ânimo, pois, venceremos, assim como o Senhor venceu! Dentre todas as perdas que podemos enfrentar, nenhuma pode ser comparada à perda de um ente querido. Palavras humanas não poderão suprir a falta da presença de alguém que nos deixou para sempre; no entanto, Deus pode consolar e confortar o coração dolorido de todos aqueles que sofrem, e, mais que isto, Ele, certamente, preencherá o vazio deixado por quem já não mais está aqui entre nós. Aos que neste momento enfrentam tal sofrimento, fica a certeza do conforto divino. O desânimo não deve fazer parte da vida de ninguém. O Senhor nos diz em Sua Palavra: “Esforça-te e tem bom ânimo…porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1.9). A vida continua tanto para quem não tem nenhum motivo de sofrimento, quanto para aqueles que neste momento atravessam, talvez, uma das piores situações adversas. O propósito de Deus se cumprirá em todos nós. Podemos não entender, mas, nada acontece sem a Sua permissão. Um dia, na eternidade, ou talvez, ainda neste tempo presente entenderemos o porquê dos acontecimentos, sofrimentos e provações. Fica a pergunta: Por que o Senhor permitiu todo aquele sofrimento enfrentado por Jó, se a Bíblia diz que ele era justo e temente a Deus? A resposta está no capitulo 42.5 “Eu te conhecia de ouvir falar, mas, agora os meus olhos te veem”. Todo sofrimento tem o propósito de nos aproximar cada vez mais de Deus.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O QUE DEUS ESPERA DE CADA UM DE NÓS?

A Bíblia diz que Deus é bom; que a sua vontade é boa, agradável e perfeita; que Ele é amor, enfim, são múltiplos os predicados do Senhor. Quanto a nós, somos pecadores e estávamos distanciados de Deus, mas, Ele, por sua infinita misericórdia, proporcionou todos os meios possíveis para a nossa redenção e reproximação para uma perfeita comunhão. De nós, o Senhor espera que O amemos de todo o nosso coração; que O obedeçamos em todas as nossas atitudes, acões e reações; que vivamos para a Sua Glória; que O adoremos em espírito e em verdade; que façamos o bem a todos, enquanto temos tempo; que o nosso caráter resplandeça o caráter de Cristo; que o nosso projeto de vida seja servi-Lo com inteireza de coração; que propaguemos a paz, como verdadeiros pacificadores; que deixemos o pecado da vaidade, da falta de amor, da maledicência, de qualquer tipo de violência, da falta de fé, do orgulho e de tantos outros, que são inerentes ao ser humano. O que Deus espera de todos nós, principalmente, é que nos rendamos ao Seu Amor, recebendo Jesus Cristo no coração e sendo seus seguidores, neste mundo de tantas atrocidades, como exemplo a ser seguido por outras pessoas.                    

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DESOBEDIÊNCIA

"Obedecer é melhor que sacrificar". Esta é uma verdade bíblica, que o Senhor quer que realizemos: Obedecê-lo em todos os nossos atos, porque sobre a desobediência vem a Ira de Deus (Efésios 5.6 ; II Tessalonicenses 1.8). Pela desobediência vem a punição para todos os que recalcitram contra Deus (Romanos 2. 8,9; Isaías 59.2). A desobediêncioa causa separação entre o homem e Deus(Salmo 58.3-5). Ao desobediente resta apenas mudar o seu procedimento e procurar viver de uma forma agradável ao Senhor da vida, pois, o melhor é obedecer. Para conseguir, deve revestir-se do poder do Espirito Santo (Efésios 6.10-13); ser vigilante em todos os momentos; não ceder às pressões advindas de várias circunstâncias; resistir ao inimigo da alma; buscar o perdão e, principalmente, confessar a Jesus Cristo como o seu Salvador e Senhor.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O VIVER CRISTÃO.

O bom agir não nos torna, necessariamente, cristãos; da mesma forma, quando não praticamos o mal não quer dizer que fazemos o bem. As duas atitudes são distintas e não se justificam reciprocamente. Todos nós devemos deixar de praticar o mal e fazer o bem. Nesta ordem de valores alguém poderia achar que por não fazer um e praticar o outro estaria com a sua garantia de salvação eterna. Não podemos esquecer das palavras de Jesus: "Quando fizerdes tudo, sabei que sois servos inúteis". A mente humana é tendenciosa; divaga em todos os setores do raciocínio, lógico ou não. Lutero fez algumas afirmativas em suas 95 teses, quando tratou de Justificação, Pecado, Arrependimento, Perdão, Obediência, Tentação, Perfeição, Jesus, e outros assuntos pertinentes aos seres humanos. Concluimos que nada nos acontece sem a devida permissão de Deus, mas, nós temos a responsabilidade de fazer o que nos compete realizar.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PERDA FAMILIAR.

As diferentes formas de perder causam transtorno a todas as pessoas. Entretanto, nenhuma perda é tão grave quanto a de um ente querido. Quando ouvimos falar sobre tragédias, parece que elas acontecem muito longe de nós e não nos dizem respeito, mas, ao acontecer algo triste bem próximo, nos conscientizamos do verdadeiro sofrimento causado por aquilo que achávamos tão distante. O sentimento de impotência toma conta de nós e nos faz pensar: por que isto aconteceu? Certamente que palavras humanas não poderão consolar aos que, abruptamente, foram separados de alguém que muito amavam. Devemos entender, que a morte, mesmo a prematura sob a nossa ótica, faz parte do plano de Deus para todos nós. O que nos parece uma tragédia, pode vir a ser de grande valia, uma verdadeira bênção na vida de outros, que tocados por aqueles momentos tristes, repensarão o seu modo de viver e tomarão a decisão mais acertada e esperada pelo Senhor: a mudança de comportamento e, principalmente, a entrega total a Jesus para receber a graça da salvação. Que as consolações de Deus sejam sobre as famílias que perderam seus entes amados.