sexta-feira, 11 de março de 2016

AS ERAS DA VIDA -- A VELHICE




Então, Deus permitindo, chega a velhice, também chamada de terceira idade e feliz idade, entre outros termos considerados mais honrosos.
Nesse tempo, temos um privilégio singular: podemos olhar para trás. Nessa era, aprendemos por experiência própria que o tempo passa rápido. Pode ser até que nos arrependamos do que fizemos ou devíamos ter feito, mas o tempo só tem um sentido -- para frente -- e isto não pode ser invertido.
Finalmente, temos a possibilidade de saber o que é realmente importante. Não precisamos correr, não só porque já não somos tão velozes, mas porque aprendemos que não precisamos correr. Podemos diminuir nossas preocupações, porque algumas realidades acontecerão enquanto dormirmos. O rio segue como correnteza e também nas águas calmas. Os desejos não precisam mais nos dominar, porque nós dominamos.
Todos podemos deixar um legado, mas para quem chega à velhice são maiores as possibilidades. Na verdade, quando estamos velhos, aposentados ou não, pensamos em deixar um legado, algo que não mais desfrutaremos. Já que a nossa partida da história está obviamente mais próxima, não é tempo de pensar apenas em nós mesmos, mas nos outros; sabemos que não devemos mais nos concentrar no presente, porque o nosso presente se ampliou para desejar ser relevante para as gerações que virão. Ainda queremos a companhia do presente, mas imaginamos ser ouvidos no futuro. Lutamos menos, oramos mais.
Quando somos jovens, podemos pedir a Deus para confirmar o que fazemos. Quando estamos na meia idade, podemos solicitar a Deus que consolide os nossos atos. Naquelas eras, no entanto, nós nos consideramos fortes e sábios demais para orar, porque orar é entregar.
 A velhice é a era da oração, a sabedoria máxima que um ser humano pode alcançar, por incluir humildade e coragem, dependência e força, joelhos dobrados e mãos levantadas.

Pastor Israel Belo

Nenhum comentário: