terça-feira, 29 de dezembro de 2015

JOSÉ 2


Autor: Pastor Israel Belo.



José, marido de Maria, é um modelo de ser humano por outras razões ainda:

3. José protegeu seu filho. -- Desde que soube que sua mulher estava grávida, e não era dele porque fôra gerado pelo Espírito Santo, José tomou uma série de atitudes para proteger o bebê e depois o menino.

Quando Maria deu à luz ao menino, ele estava ao lado deles (Lucas 2.16).

Quando a vida do menino foi posta em risco, ele fugiu com todos para o Egito.

Quando voltou para Israel, ele buscou o lugar mais seguro para seu filho.

Quando sentiu falta do garoto nas estradas próximas a Jerusalém, voltou para procurá-lo.
Imaginemos como a vida profissional de José foi prejudicada, mas ele não levou em conta estes problemas. O que importava era proteger seu filho.

Ele protegeu seu filho até dos comentários do povo. Jesus não era seu filho biológico, mas ele guardou este segredo. Por isto, o povo dizia que Jesus era seu filho. José o adotou integralmente.
Neste sentido, José pode ser considerado o patrono dos pais adotivos.
José é um exemplo para todos os pais. As crianças precisam de pais que as protejam.

5. José vivia do seu trabalho. -- José era conhecido em sua comunidade (Nazaré) por sua profissão. Sua profissão, a que hoje chamamos de carpinteiro, incluía a habilidade para fazer artefatos ou construir casas. Como provedor da família, José vivia do seu trabalho. José pode mesmo ser considerado patrono de todos os que trabalham.

6. José honrou sua esposa. -- Quando soube que Maria estava grávida, José ficou ao seu lado e não coabitou com ela (Mateus 1.25). Ele sabia que aquela era uma gravidez especial.

Nesse tempo de abstinência, José não procurou outra mulher para se relacionar sexualmente. Também nesta condição honrou sua mulher. Foi-lhe fiel.

José não se dedicou à sua família, que estava acima de seus interesses próprios e de suas necessidades pessoais. José pode ser considerado o patrono de todos os maridos. (continua).

Nenhum comentário: