terça-feira, 22 de dezembro de 2015

JOSÉ, 1


Autor: Pastor Israel Belo.

Há um homem na Bíblia sobre o qual pouco falamos.
Com muita razão, a Igreja Católica o celebra, destacando-lhe algumas qualidades, como a de trabalhador, chamando-o, por vezes, de São José Operário.

José, marido de Maria, é isto e é mais que isto.
Destacamos o papel de Maria, com razão, mas não podemos diminuir o de José, o homem que ouvia anjos.
Temos muito a aprender com ele.

1. José era um homem atento à voz de Deus. -- Todas as importantes decisões tomadas por José foram orientadas por Deus, que lhe falou por meio de sonhos e emissários. A atenção que José deu a estes meios de comunicação mostra que ele conhecia as Sagradas Escrituras, sabendo como Deus age.

Ele não tomava decisões a partir de uma visão autossuficiente da vida. Sua visão incluía a dimensão do transcendente. Para ele, Deus existe e age; Deus ouve e responde; Deus está atento e intervém.
José está num patamar diferente de uma perspectiva secularizadora da vida. Ele considera a transcendência como fazendo parte da nossa vida.
Como ele, precisamos considerar que a vida não é apenas esta. Precisamos partir do pressuposto de que não estamos sozinhos. Precisamos buscar a orientação de Deus para as grandes e para as pequenas coisas da vida.
Deus era o centro da vida de José.

2. José era um cidadão cumpridor dos seus deveres. --  Quando saiu a ordem para a alistamento compulsório na sua terra de origem, José pôs os pés na estrada. Teve que levar Maria. Não podia deixar para trás uma mulher grávida, sozinha e desprotegida.

Havia riscos, mas havia um dever a ser cumprido. Ele não usou as dificuldades para se eximir de suas responsabilidades.
Ele sabia que ser um cidadão não implica apenas em pensar nos direitos, mas nos seus deveres também. [CONTINUA]

Nenhum comentário: