quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ensinamentos pelas Metáforas de Jesus.

O nosso Senhor Jesus Cristo nada escreveu, mas as suas palavras foram relatadas pelos escritores do Novo Testamento, iluminados que foram pelo Espírito Santo. Um dos métodos mais eficazes que foram usados é a metáfora, que Ele, o Senhor, bem utilizou para ensinar as multidões, aos seus discípulos e a nós, hoje.
 
"O Pão da Vida"
 "No evangelho que o apóstolo João escreveu, capítulo 6, versículo 35 Jesus diz:
"Eu sou o Pão da Vida; o que vem a mim de modo algum terá fome, e o que crê em mim jamais terá sede". Quem se alimenta do "Pão da Vida", jamais terá necessidades que não sejam supridas pelo Senhor.
 
"A Luz do mundo"
João 8,12 "De novo lhes falou Jesus dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará nas trevas, mas terá a luz da vida".  Ter a luz da vida é abrir os olhos para a necessidade de uma vida comprometida com o Senhor e, Ele mesmo guiará pelo caminho da salvação.
 
"A Porta"
João 10.9 - "Eu sou a porta. Se alguém  entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagem". Quando uma porta é aberta, naturalmente esperamos encontrar algo de bom para a nossa vida. Nenhuma porta é mais importante e nem mais segura, pois, às vezes algumas trazem complicações, do que a metaforicamente usada por Jesus.
 
"O Bom Pastor"
João 10.11,14 "Eu sou o bom Pastor. o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Eu sou o bom Pastor; conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas me conhecem". O Senhor Jesus nos garante que conhece a cada um de nós que somos seus discípulos, mas, precisamos tê-Lo como o nosso Pastor Supremo, segui-Lo e, obedecê-Lo.
 
"A Ressurreição e a Vida"
João 11.25 "Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá". Quantas pessoas, neste momento, vivem como verdadeiros mortos-vivos  espirituais. Estes poderão ter vida e vida em abundância, basta que creiam no Unigênito Filho de Deus para terem a "ressurreição" de sua vida. Jesus referiu-se, no texto, ao seu amigo Lázaro, que havia morrido, mas também a todos os que espiritualmente estão mortos e podem reviver, para a glória de Deus.
 
"O Caminho - A Verdade - A vida"
João 14.6 "Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". Essa outra metáfora de Jesus, mostra o verdadeiro caminho a seguir, a verdade que liberta e a vida eterna que ninguém pode conceder, senão o Senhor.
 
"A Videira"
João 15.5 "Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer". Fica muito claro: um galho separado da árvore não terá vida própria, morrerá. Assim somos nós. Não podemos viver sem a misericórdia, a graça e o amor do Senhor da vida.

Nenhum comentário: