sexta-feira, 28 de outubro de 2011

REALIDADES DE NOSSO TEMPO.

O "mundo" está em trevas, apesar de toda a luz existente. A Bíblia diz que ele jaz no maligno, pois todas as coisas do mal contribuem para que assim aconteça. As pessoas estão cauterizadas pelo pecado e já não sentem qualquer diferença entre o bem e o mal, entre o certo e o errado; vivem como mortos que são em sua espiritualidade.
 A consequência natural é o afastamento de tudo quanto diga respeito a Deus. No Livro do Profeta Isaías 1.15 está escrito: "...quando estendeis as mãos escondo de vós os olhos; sim quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue". No Livro do Profeta Miquéias diz: "...clamarão ao SENHOR, mas não os ouvirá, antes esconderá deles a sua face" (Miquéias 3.4a). Além de estarem mortos espiritualmente, morrerão fisicamente e terão de comparecer diante do Tribunal de Cristo para julgamento.  "Aos homens está ordenado morrerem uma única vez, vindo, depois disso, o juízo" -( Hebreus 9.27).

 O grande problema é que a morte poderá chegar a qualquer momento, e pegará de surpresa todos os que não estiverem preparados para ela. "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora..." -( Mateus 24.42). Os que morrerem sem preparação para a eternidade, no Dia do Juízo ouvirão palavras terríveis: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" - (Mateus 25.41).

A única estratégia para escapar de tão pesada condenação é buscar ao Senhor. "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" - (Isaías 55.6). "Buscarás ao Senhor teu Deeus, e o acharás quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma"- (Deuteronômio 4.29). Não há outro meio de mover o coração de Deus a não ser confessar os pecados e pela fé receber Jesus no coração e d'Ele tornar-se discípulo.

A atitude de buscar um "encontro" pessoal com Jesus mudará por completo a história de vida de qualquer pessoa, até mesmo o pior dos bandidos, desde que haja arrependimento sincero e entrega real da vida ao Senhor pela fé. ("Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" - I João 1.9).

A todos é dada a oportunidade da salvação eterna; Deus não obrigará ninguém a tomar esta decisão, mas uma coisa é certa: quem não a tomar, sofrerá consequências desastrosas na eternidade.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A BONDADE DE DEUS.

           A Bíblia diz que Deus é bom ("Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia"- Salmo 34.8), e a sua bondade se renova a cada manhã através de sua misericórdia, de sua fidelidade ("A tua fidelidade estende-se de geração a geração" - Salmo 119.90), para preservar o seu propósito de salvar a humanidade desde a fundação do mundo; para preservar e guardar o seu povo das armadilhas do pecado.
           A bondade de Deus se manifesta quando nos torna seus filhos, pela aceitação de Jesus Cristo como Salvador e Senhor de nossa vida; nos livra da cegueira espiritual e nos faz compreender o seu bom propósito para conosco. ("A todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome" - João 1.12).
            A bondade de Deus nos concede perdão pelos pecados cometidos ("Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor" - Atos 3.19).
            A bondade de Deus nos livra da morte eterna e, já nesta vida nos concede certeza de salvação ("Aquele que tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus" - I João 5. 12, 13).
            A bondade de Deus se manifesta quando ouve as nossas orações feitas com verdadeiro sentimento de dependência de Sua soberania ("Antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei" - Isaías 65.24); quando controla as nossas emoções e impulsos; quando se faz presente em nossas aflições ("Invoca-me no dia da angústia, eu te livrarei, e tu me glorificarás"- Salmo 50.15).
            A bondade de Deus se manifesta quando confiamos plenamente em sua providência e esperamos com paciência ("Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. Descansa no SENHOR, e espera nele" - Salmo 37.5 e 7).
             A excelência da bondade de Deus se manifesta ainda, em seu amor que não se altera e nem faz acepção de pessoas. Ele mesmo diz; "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí" (Jeremias 31.3)
             Como é bom saber que Deus cuida de nós e providencia todas as coisas que são impossíveis de alcançarmos ou fazermos por nossas próprias forças.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A VIDA QUE VIVEMOS.

A vida é curta e passageira; muitos apesar desta verdade, ainda atentam contra si mesmos. A prova está nas estatísticas dos acidentes fatais, causados por pessoas embriagadas, que desrespeitam o mais elementar dos direitos: continuar vivo"! Por outro lado, alguns fazem planejamentos perfeitos para o futuro, sem saberem que não depende deles a realização de tais atos. A Palavra de Deus, na carta de Tiago 4. 13 e 14 diz: “Vós dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece”. No Salmo 103.15,16 está escrito: “Porque o homem, são os seus dias como a erva, como a flor do campo, assim floresce; pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não conhece mais”.

A morte é certa e inevitável; mesmo que queiramos, não poderemos evitar que ela aconteça. É imperativo que todos, sem exceção, morram apesar de alguns chegarem a idades bem avançadas. Porém, aos que morrerem depois de entregarem a vida ao Senhorio de Jesus serão felizes para sempre. “Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos”. (Salmo 116.15).

Outra coisa que deve ficar bem clara a todos nós é que a morte não é o fim, mas o começo de uma nova e definitiva vida. Se a morte dos santos é preciosa para Deus entendemos que não morreremos eternamente, uma vez que há a garantia de vida eterna, concedida pelo Senhor Jesus a todos quantos O receberem livre e espontaneamente em seu coração. Jesus mesmo disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; que crê em mim, ainda que esteja morto viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá”. (João 11.25,26).

Deus nos concede um sentimento de eternidade; ninguém de sã consciência procura morrer, exceto é claro, aqueles que têm tendência negativista, mas, o normal é que todos nós queiramos viver por bastante tempo, embora de nada adiante, se o plano do Senhor for outro e, Ele nos chamar para a eternidade. A Bíblia diz no Livro do Profeta Amós, 4.12, parte b: “Prepara-te para te encontrares com o teu Deus”.

A beleza da vida está exatamente no propósito de não sabermos o que nos acontecerá, mas na certeza da proteção do Senhor sobre todos nós os que cremos. Ter a certeza de salvação traz conforto ao coração. O apóstolo Paulo escreveu: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

VALORES CRISTÃOS.

A Palavra de Deus nos ensina, nos exorta, nos faz compreender melhor todas as coisas à nossa volta e em nós mesmos. Dentre as mais variadas formas de ensinamento podemos extrair alguns valores, que devem nortear a nossa convivência com o cônjuge, com os filhos, com os pais, com parentes, amigos  e vizinhos.
Estes ensinamentos deverão ter em nós o peso de valores inquestionáveis. A comunhão com Deus através da oração, ou de nossas atitudes nos fará compreender melhor o nosso próximo e, a partir deste ponto nos tornaremos mais:
- Tolerantes para com todos à nossa volta: “Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam” (Romanos 15.1-3);
- Altruístas em compartilhar com o  próximo os sofrimentos e aflições que estejam a enfrentar, ajudando-o em suas necessidades: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Marcos 12.31).  “O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido” (Provérbios 21.13);
- Sinceros em relação a todos os  atos, sejam na área familiar, profissional, acadêmica ou espiritual:  “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor”. (Romanos 12.1-3);
- Compreensivos para com aqueles que necessitam ser apenas ouvidos: “O amor é sofredor, é benigno, não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (I Coríntios 13.4-7);
- Agradáveis nas atitudes que dizem respeito ao convívio com as outras pessoas, sejam elas mais chegadas a nós ou não: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada uma considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus...”(Filipenses 2. 3-5);
- Perdoadores àqueles que nos façam qualquer desagrado, ou até mesmo nos agridam de alguma forma: “Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4.32). “Suportando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também” (Colossenses 3.13);
- E, finalmente, amorosos para com todos à  volta, sem acepção de pessoas: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João  15.12, 13).
Sejam, portanto, estes os nossos valores cristãos e, certamente agradaremos ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

sábado, 8 de outubro de 2011

TRIBUTO A UM PROFETA DE DEUS.

 
          O profeta de Deus é aquele que anuncia com autoridade o que o próprio Deus ordena em Sua Santa Palavra. É revestido de poder para falar as verdades bíblicas inerentes à sua peculiar escolha de servir ao Senhor, com a proclamação do evangelho, que salva, liberta e cura.
          Todas estas qualidades Deus conferiu ao seu servo, Pastor Josué Valandro de Oliveira, que hoje completa 45 anos de abençoado e abençoador ministério, tanto na pregação, quanto no aconselhamento, na ajuda aos necessitados, na exortação e até nas brincadeiras.
          São 45 anos dedicados ao serviço do Reino de Deus aqui na Terra, que no futuro, quando se encerrar, ele poderá dizer como o apóstolo Paulo disse: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo Juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. (II Timóteo 4 7,8).
           Nesse espaço de tempo milhares de mensagens foram proferidas, inúmeras vidas foram transformadas, outros milhares alcançados entregaram a vida a Jesus, foram batizados e, servem ao Senhor com alegria no coração, dentre eles estou incluído.
           Nesses 45 anos dedicados à proclamação do evangelho de Jesus Cristo, os últimos quase 28 anos foram em nossa Igreja Batista de Tauá, que neste período sob a sua liderança espiritual expandiu a mensagem salvífica através de seis (6) novas igrejas filhas na Ilha do Governador e, uma na cidade de Brazópolis-MG.
            É um servo humilde, dedicado, respeitado, respeitador, amigo de todos, mas, acima de tudo cheio do Espírito Santo de Deus. Prega o que vive e vive o que prega através de suas demonstrações de carinho, afeto e amor a todos.
           Fica a nossa gratidão a Deus por nos ter concedido esta grande bênção: sermos pastoreados por alguém escolhido, separado, preparado e que demonstra em todas as suas atitudes depender da graça do Senhor.
            A nossa sincera oração é que Deus conceda ao nosso pastor Josué, grandes alegrias, grandes vitórias, perfeita comunhão, mas sobretudo, a certeza de dever cumprido quando chegar à morada celestial.

sábado, 1 de outubro de 2011

OUTUBRO - MÊS DA CRIANÇA

               Jesus deixou-nos importante mensagem sobre as crianças: “Em verdade vos digo que qualquer  que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”. (Marcos 10.15).  A igreja precisa entender a urgente necessidade de investir nas crianças, pois elas são o referencial de pureza diante de Deus.
               As crianças querem apenas ser felizes, não se importam com conceitos ou preconceitos; vivem com alegria no coração. Elas são  sem máscaras ou hipocrisias. Não querem agradar para com isto tirarem proveito.
               As crianças são submissas e dependentes; nenhum outro ser vivo depende tanto dos pais quanto uma criança. Quando criadas sob a orientação dos pais crentes, as crianças tendem a desenvolver um sentimento de amor a Deus e ao próximo. A Bíblia diz em Provérbios 22.6: “Ensina o menino o caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. Ainda em Provérbios diz no capítulo 20 versículo 11: “Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta”.
               O grande problema que o nosso País enfrenta é exatamente o ter deixado de lado a assistência às famílias, e em consequência disso, o aumento da criminalidade em todos os níveis, tornou-se muito grave. A falta de educação do caráter conduz ao mundo do crime, muitas vezes sem volta para aqueles que praticam delitos e são apanhados pela justiça.
               Nossas crianças têm o direito de receber o melhor que pudermos fazer para que elas cresçam no conhecimento, principalmente de Deus, desenvolvam-se e tornem-se adultos, física, intelectual e espiritualmente saudáveis, a fim de posteriormente ajudarem outros a alcançar seus objetivos de vida.
               A nossa responsabilidade aumenta a cada dia que passa, pois a ciência, principalmente tecnológica, avança de forma extraordinária e se faz necessário dar às crianças a oportunidade de terem acesso a tudo quanto precisam aprender.
               Sem educação nenhum país  pode  desenvolver-se de forma completa. Sem Deus nenhum ser humano terá chance de uma vida plena. Aos pais, leitores deste artigo afirmo: criem os seus filhos bem próximos de vocês, ensinando-os a obedecer os preceitos bíblicos, e, no futuro não lhes darão preocupação.