sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

VENCER OBSTÁCULOS.




Viver é vencer obstáculos. Ninguém de sã consciência pode afirmar que nunca enfrentou dificuldades, crises, provações, enfim, obstáculos. Como enfrentá-los? Há várias maneiras de agir para conseguir superá-los. Mencionarei apenas duas: a primeira providência é depender de Deus, sem o que não haverá sucesso em qualquer empreitada. Obedecer é a palavra chave para ajustar-se à soberana vontade do Senhor, Criador de todas as coisas; enfrentar os problemas, e não escondê-los é a segunda providência a ser tomada, quaisquer que sejam eles, especialmente se forem na área espiritual: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”.(Salmo 32.3-5).

A Bíblia, em diversos textos, mostra a vontade de Deus em relação à humanidade e, especialmente, aos seus filhos, aqueles que já nasceram da água e do Espírito. Essa vontade se caracteriza em ajuda nos momentos cruciais da vida. Quando Moisés morreu, a responsabilidade sobre o povo foi passada para Josué. Deus ordenou e disse: “Serei contigo ; não te deixarei nem te desampararei” (Josué 1.5-b). Em consequência dessa disposição em ajudar, determinou algumas coisas, dentre elas, Josué precisaria esforçar-se e ter bom ânimo, para conseguir atingir o objetivo do projeto de Deus para aquele povo: levá-lo à Terra Prometida. Ao trazer para nossos dias esses ensinamentos, não podemos compreender como tantas pessoas desistem de seus “sonhos” tão rápido e, transferem para outros objetivos aquilo que deveriam ter acabado de fazer.

Humildade é um dom concedido por Deus àqueles que pretendem fazer algo em benefício de outrem e não a si mesmos. Conceitos errados da humildade colocam dúvidas em todos os que de alguma maneira pretendem ser úteis. Jesus nos manda ser mansos e humildes de coração (Mt.11.29). Em Mateus 5.3 diz: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus”. Podemos analisar da seguinte forma: Quando somos humildes de espírito agradamos ao Senhor da vida, porque dele vem esta indicação. Grandes mudanças aconteceram na sociedade desde a sua organização, mas em todos os tempos sempre existiram e, continuarão a existir, os que a despeito de contrariarem a vontade de Deus fazem questão de ser soberbos, inconsequentes, blasfemos e ávidos por holofotes.


Nenhum comentário: