Artigo que recebi por e-mail, de autoria do Rev. André Silvério.
Isaías 29.9-16
“Estatelai-vos e ficai estatelados, cegai-vos e permanecei cegos; bêbados estão, mas não de vinho; andam cambaleando, mas não de bebida forte. 10 Porque o SENHOR derramou sobre vós o espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, que são os profetas, e vendou a vossa cabeça, que são os videntes. 11 Toda visão já se vos tornou como as palavras de um livro selado, que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não posso, porque está selado; 12 e dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não sei ler. 13 O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, 14 continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá. 15 Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece? 16 Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe.”
Vivemos dias não muito diferentes dos dias de Isaías. Eram dias de frieza, dureza e rebeldia espiritual. As pessoas viviam segundo as paixões e os ídolos do seu coração. O mal se passava por bem e o bem por mal. Não havia certo ou errado, falso ou verdade. Era um verdadeiro caos espiritual.
É neste momento que Deus chama Isaías a profetizar. Ele era filho de Amoz. Ele profetizou a Israel nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Ele profetizou durante os anos de 740 a 700 a.C. Seu ministério durou 40 anos. Isaías teve uma visão de Deus. Ele viu a Soberania de Deus, a Santidade de Deus, a pecaminosidade sua e de toda a nação de Israel. Ele viu a necessidade de anunciar a Palavra aquele povo, mas Deus lhe disse que ele pregaria, mas o povo não ouviria (Is 61-13). A mensagem de Isaías era constituída de exortação, arrependimento, mudança de vida, consagração espiritual. Era uma mensagem dura – “Assim diz o Senhor”. Isaías não foi chamado a amaciar o ego, tecer elogios ou acariciar o povo, pelo contrário, sua mensagem era noutética, isto é, de confrontação. Vejamos, portanto, resumidamente, alguns perigos do pecado na vida do povo de Deus.
I. O Pecado nos Leva a Cegueira Espiritual (9-12)
II. O Pecado nos Leva a Falsidade Espiritual (13-14)
III. O Pecado nos Leva ao Engano Espiritual (15-16)
Aplicações Práticas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário