sexta-feira, 14 de junho de 2013

OS PERIGOS DO PECADO NA VIDA DO POVO DE DEUS



Artigo que recebi por e-mail, de autoria do Rev. André Silvério.

Isaías 29.9-16

Estatelai-vos e ficai estatelados, cegai-vos e permanecei cegos; bêbados estão, mas não de vinho; andam cambaleando, mas não de bebida forte.  10 Porque o SENHOR derramou sobre vós o espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, que são os profetas, e vendou a vossa cabeça, que são os videntes.  11 Toda visão já se vos tornou como as palavras de um livro selado, que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não posso, porque está selado;  12 e dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não sei ler.  13 O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,  14 continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá.  15 Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?  16 Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe.” 

            Vivemos dias não muito diferentes dos dias de Isaías. Eram dias de frieza, dureza e rebeldia espiritual. As pessoas viviam segundo as paixões e os ídolos do seu coração. O mal se passava por bem e o bem por mal. Não havia certo ou errado, falso ou verdade. Era um verdadeiro caos espiritual.

            É neste momento que Deus chama Isaías a profetizar. Ele era filho de Amoz. Ele profetizou a Israel nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Ele profetizou durante os anos de 740 a 700 a.C. Seu ministério durou 40 anos. Isaías teve uma visão de Deus. Ele viu a Soberania de Deus, a Santidade de Deus, a pecaminosidade sua e de toda a nação de Israel. Ele viu a necessidade de anunciar a Palavra aquele povo, mas Deus lhe disse que ele pregaria, mas o povo não ouviria (Is 61-13). A mensagem de Isaías era constituída de exortação, arrependimento, mudança de vida, consagração espiritual. Era uma mensagem dura – “Assim diz o Senhor”. Isaías não foi chamado a amaciar o ego, tecer elogios ou acariciar o povo, pelo contrário, sua mensagem era noutética, isto é, de confrontação. Vejamos, portanto, resumidamente, alguns perigos do pecado na vida do povo de Deus.

I. O Pecado nos Leva a Cegueira Espiritual (9-12)

  • O pecado é como a doença de catarata, vai cegando aos poucos, a ponto de cegar totalmente. O pecado começa sutilmente, até destruir por completo.
  • O pecado leva as pessoas a não sentirem prazer em Deus e na sua Palavra, de modo, que o declínio espiritual é a consequência inevitável.
  • Isaías falou em seu livro sobre isto: 30.9-11; 42.18-20.

II. O Pecado nos Leva a Falsidade Espiritual (13-14)
  • O povo estava mascarando a sua vida espiritual. Ele vivia uma vida dupla. Era uma vida sem vida. Praticava um culto apenas da boca para fora. Era um culto solene, formal, mas sem vida, sem amor, sem devoção, sem experiência com Deus.
  • O coração estava distante do amor de Deus. O coração possuía outros ídolos, que não Deus. O povo vivia uma vida mecânica, baseada em conceitos e preceitos de homens.
  • Isaías abriu o seu livro falando sobre isso: 1.11-15; conf. Amós 5.21-27.

III. O Pecado nos Leva ao Engano Espiritual (15-16)
  • O pecado leva as pessoas a pensarem que ninguém vê aquilo que estão fazendo, nem mesmo Deus. O pecado engana as pessoas, embaraça a sua visão, leva-as ao engano espiritual, deixa-as destituídas da verdade, isto é, que Deus vê todas as coisas (Sl 139. 1-5).
  • A Bíblia diz que o “homem vê o exterior, porém, o Senhor, o coração” (1Sm 16.7; conf. Sl 11.4 – “Os olhos do Senhor estão sobre todos”).

Aplicações Práticas
  • Como anda a sua visão espiritual irmão? Ela está embaçada a ponto de você não mais ver o seu pecado. Quanto mais você se aproxima de Deus, mais você vê o seu pecado. Quanto mais você se distancia de Deus, melhor você acha que é.
  • Aquilo, irmão, que você tem oferecido a Deus é realmente a expressão de um coração puro, transformado e consagrado?  Jesus, repetindo as palavras de Isaías, disse aos fariseus: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15.7-9).
  • Há, irmão, no seu coração alguma coisa que Deus não possa saber? Há, porventura, algum pecado que lhe incomoda, mas que você ainda não o confessou diante de Deus?
  • Se você pensa que Deus só faz exortações, você está limitando a Deus, pois Deus mesmo, por meio de Isaías faz um convite ao seu povo: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor... ainda que os vossos pecados... se quiserdes, mas se recusardes...” (Is 1.18-20).
  • Se você estiver disposto a abandonar o pecado e voltar-se para Deus, Cristo será o seu advogado justo diante do Pai. Cristo pode lhe ajudar a vencer o pecado. Cristo pode lhe dar graça nos momentos de tentação. Somente Cristo pode lhe dar plena satisfação em Deus. Se Cristo for o único ídolo do seu coração, você não terá mais necessidade de buscar no mundo aquilo que só ele pode lhe dar. Soli Deo Glória! 

Nenhum comentário: