sexta-feira, 21 de junho de 2013

O PASTOR E SEU PROPÓSITO


                          Texto extraído do 1º capítulo do livro
(Tradução: Pr. Araúna dos Santos)                  “The Pastor’s Primer” (GuideStone)


           Ao longo de anos de ministério, tenho descoberto um princípio muito importante. Há uma diferença entre um ministério conquistado e um ministério recebido. Uma das mais comoventes passagens das Escrituras é encontrada quando o Pastor Paulo está se despedindo daqueles que tinha pastoreado em Éfeso. Sabendo que não veria mais as suas faces, ele diz: “Mas nenhuma destas coisas me importa; nem eu considero minha vida preciosa, a não ser que cumpra com alegria a carreira  e o ministério que eu recebi do Senhor Jesus, para testificar o Evangelho da graça de Deus (Atos 20.24). Você percebeu a frase? “o ministério que recebi do Senhor Jesus”. E, note o modo como ele termina a epístola aos Colossenses. “Atenta para  o ministério que você tem recebido no Senhor para que o cumpra”(Col 4.17). Paulo viu sua chamada como um “ministério recebido”. Nós não temos, como pastores, um ministério. Ele pertence ao Senhor. Eu preciso confessar que  me desaponto toda vez que ouço alguém falar sobre “meu ministério”. Pastor, você não tem um ministério. Ele não é seu. Você é apenas um “mordomo” e um “embaixador”. Você tem “recebido um ministério do Senhor Jesus”.

          Há nítidas diferenças entre um “ministério conquistado”(com esforço próprio) e um “ministério recebido”. Um ministério conquistado busca o aplauso e a aprovação de homens. Um ministério recebido busca o aplauso e a aprovação de Deus. Um ministério conquistado pode ser bem sucedido mesmo que falhe.  Um ministério recebido pode falhar (aos olhos dos homens) mesmo assim ser exitoso (aos olhos de Deu).. Pastor, uma das descobertas mais libertadoras que você pode fazer é descobrir, ou talvez redescobrir, que, como Paulo, você tem “recebido um ministério” do Senhor. A chamada do pastor é para “servir a Deus” e glorificar seu nome no processo (e não agradar os homens – Gal 1.10).    

       Uma vez que o pastor tem sentido a chamada de Deus para pregar e tem encontrado seu lugar de serviço, então é essencial, de modo prático, entender sua tarefa como um pastor chamado por Deus. A primeira epístola de Pedro, e especialmente o quinto capítulo, estabelece essa tarefa. Praticamente, na igreja o pastor é chamado para ser o LÍDER ESPIRITUAL, o LÍDER SERVO e o LÍDER ADMINISTRADOR. (I Pedro 5.1-3).

      Ao pastor tem sido dada pelo soberano Deus a mais alta chamada na economia divina. Não é uma vocação para ser escolhida entre várias opções. É uma “chamada” divina, supranatural, do Senhor mesmo. Jesus colocou isso desta maneira: “Vocês não me escolheram, mas eu escolhi vocês e os designei para irem e darem fruto” (Jo 15.16). Paulo disse: “Eu me tornei ministro de acordo com o dom da graça de Deus a mim concedida pelo efetivo trabalho de seu poder”.(Ef 3.7). O pastor tem uma chamada especial de Deus e um dom dado a ele para realizar seu ministério. As palavras de Deus a Jeremias são pungentes e pessoais a um pastor chamado por Deus como a qualquer um outro em qualquer lugar: Ele disse: “Antes que eu formasse você no ventre de sua mãe, eu o chamei; antes de você ter nascido eu o santifiquei e separei você como profeta às nações” (Jeremias 1.5). Eu tenho sempre considerado isso como um dos mais preciosos pensamentos que um pastor possa ter. Pense a respeito disso: “.. antes de eu formar você no ventre de sua mãe ...”. Ele me conheceu! Mas isso não é tudo. Ele me separou para uma chamada especial e separou-me para fazer a vontade dele. Nada mais nobre poderia ser dito a respeito de alguém do que Paulo afirmou de Davi em seu discurso em Antioquia da Psidia. Ele disse que Davi “... serviu ao propósito de Deus em sua geração... e adormeceu...”(Atos 13.36). O PROPÓSITO DE DEUS é que cada um de nós encontre (conheça) SUA VONTADE para sua vida e, então, a REALIZE.

       Deus não apenas chama o pastor para o ministério. Ele concede dons, abençoa-o, para as tarefas pastorais. Ele não chama os “equipados” e “capacitados”. Ele equipa e concede dons àqueles que chama.Existe algo de supranatural no pastor chamado por Deus. Ele tem o dom espiritual, carismático,de pastorear a igreja do Senhor Jesus Cristo.(Ef 4.11-12). Houve dias em meu pastoreio quando a consciência da chamada de Deus sobre minha vida era o que me mantinha ativo. Logo que senti a chamada de Deus para o ministério pastoral, sendo um estudante na Faculdade, meu pastor me desafiou dizendo: “Filho, se você pode fazer qualquer outra coisa e encontrar alegria, paz e satisfação, vá e faça isso, porque, se Deus tem chamado você, não haverá contentamento em fazer qualquer outra coisa mais”. Deus diz, “Eu o farei conhecer o caminho da Vida, em minha presença há plenitude de alegria e à minha direita eterno prazer” (Sl 16.11). Este é o nosso propósito: “SERVIR AO PROPÓSITO DE DEUS”.

Nenhum comentário: