terça-feira, 4 de setembro de 2012

Missões.

A Palavra de Deus nos alerta contra as trevas. Em Mateus 5.14-16 Jesus diz: "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos os que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus". Somos instruídos, também, a seguir a orientação do Livro de Provérbios 24.11 "Livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar".

A Bíblia nos mostra que todos os que ainda não tiveram um "encontro" verdadeiro com Jesus andam em trevas e estão cegos espiritualmente ("o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus"- II Coríntios 4.4)). Estão em trevas porque têm a mente corrompida ("todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infieis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados" - Tito 1.15).

Estão em trevas porque não se reconhecem como pecadores e afastados da presença de Deus ("o caminho dos ímpios é como a escuridão; não conhecem aquilo em que tropeçam" - Provérbios 4.19). Cometem pecados e isto não lhes aflige o coração, porque não buscam a Deus ("porquanto o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam, e eu os cure" - Atos 28.27).

Estão em trevas porque ignoram a necessidade urgente da salvação ("Não conhecem o caminho da paz, nem há juízo nos seus passos; as suas veredas tortuosas, as fizeram para si mesmos; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz" - Isaías 59.8). "Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração". (Efésios 4.18).

Apesar de tudo isto, há esperança para todos; não podemos deixar um cego guiar outro cego. Precisamos ensiná-los a buscar a Deus e eles conhecerão a verdade e serão libertos. ("Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - João 8.32). Para sermos luz do mundo não podemos negligenciar a anunciação do evangelho que salva, cura e liberta.

Nenhum comentário: