quinta-feira, 31 de março de 2011

PERSEVERANÇA



Uma característica  de muitas pessoas é não conseguir vencer obstáculos através da perseverança;  outras não chegam a fazer qualquer esforço para conseguir o que desejam; porém, há aquelas que não se deixam vencer pelo desânimo, ao contrário, vivem com alegria, a despeito  dos problemas que enfrentam. Renovo minhas forças e esperança todas as vezes que visito um querido amigo e irmão em Cristo, Rodrigo Martins Loyola;  ele soube e sabe enfrentar a sua adversidade. Para quem não o conhece ou, à sua história de  vida, sugiro que visite o seu blog (rodrigomartinsloyola.blogspot.com) e compreenderá o que aqui pretendo dizer. O irmão Rodrigo sofreu grave acidente em um mergulho, em piscina, o que lhe causou tetraplegia. Foram dias penosos, tanto para ele quanto para toda a sua família, e, para nós, os seus amigos. Deus teve misericórdia ao não permitir a sua morte; concedeu-lhe a maior oportunidade que alguém pode ter, a sua salvação eterna. O acidente aconteceu em janeiro de 2006; durante este período, ele enfrentou várias cirurgias, com consequentes internações, mas, mantém-se firme no propósito de viver e de servir ao Senhor da vida. É claro que em alguns momentos sofreu inquietações e, talvez, tenha até tido vontade de não viver mais; entretanto, continua perseverante em busca de uma qualidade de vida melhor. A sua mãe e a sua avó merecem todo o nosso respeito e toda a nossa admiração pela forma como agiram e agem a respeito deste problema; são pessoas admiráveis, aliás, toda a família precisa receber o nosso carinho, conforto e nossas orações. Quando alguém fala comigo e reclama de algumas coisas, logo pergunto se já visitou o meu amigo Rodrigo, para que veja se a sua reclamação procede e se verdadeiramente é um problema. Não tenho dúvidas em afirmar que o verdadeiro sinônimo para perseverança é: RODRIGO MARTINS LOYOLA, a quem passei a amar como se fosse um filho. 

segunda-feira, 28 de março de 2011

QUANDO DEUS DIZ NÃO !

Em nossa caminhada de vida passamos ou, ainda passaremos, por dificuldades, problemas, aflições, provações, mas, também por grandes vitórias, momentos de libertação, alegria, paz e principalmente pela certeza de que Deus nos tem abençoado e respondido às nossas orações. Entretanto, em outros momentos, fica-nos a sensação de não termos sido ouvidos e, que a resposta às nossas orações ainda virão; parece-nos que, o Senhor mandou-nos esperar mais um pouco. Em meu pouco entendimento, não vejo lugar ou comprovação de que devamos esperar a resposta, pois, é preciso entender que Deus mandou aguardar. Não, particularmente, creio que ou somos atendidos ou não somos. O que muitos entendem como “esperar um pouco”, é, na verdade, o NÃO de Deus para aquele propósito pedido. O Rei Davi jejuou e orou durante uma semana, no entanto, não recebeu o que pediu: O seu filho foi-lhe tirado; não sabemos o porquê de Deus não ter atendido ao homem que era segundo o Seu coração. Fica-nos a certeza de uma coisa: Deus é soberano e, todas as coisas estão-lhe sujeitas. O que hoje é um não de Deus, porque em Sua Onisciência sabe o que nos é bom ou prejudicial, pode tornar-se um sim no momento em que estivermos preparados espiritualmente, para tomar posse daquilo que havíamos pedido e nos foi negado. Por outro lado, devemos entender que a nossa impaciência, ajuda a que não sejamos abençoados em muitas situações; a nossa falta de humildade é outro fato gerador de não sermos atendidos. A Palavra de Deus nos manda usar de humildade (humilhação) diante do Senhor (“Se o povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” – II Crônicas 7.14). Apesar desta humilhação, Deus não tem qualquer obrigação em nos atender, coisa que muitos apregoam contrariamente, pois, agem como se o Senhor Deus fosse obrigado a atendê-los e a fazer todas as suas vontades. O mesmo Rei Davi teve paciência para esperar a vontade do Criador e foi ricamente abençoado. (“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”- Salmo 40.1). Sejamos cada vez mais sensatos e ouçamos a voz de Deus, quando Ele disser: SIM ou, NÃO.

sábado, 26 de março de 2011

O QUE FAZER PARA SER BÊNÇÃO?

Todos os seres humanos querem ser abençoados de alguma forma; nós, os crentes em Jesus Cristo, sabemos que as verdadeiras bênçãos vêm de Deus. É muito bom viver nesta expectativa; porém, mais importante ainda é, quando nos deixamos ser usados  como canais de bênçãos para outras pessoas. Apesar de nós, o Senhor nos usa para abençoar aqueles que necessitam de sua misericórdia. Quando falamos do amor de Jesus, que transcende ao nosso entendimento, somos usados para a Sua Glória, e, alguém pode ser salvo para a eternidade, através de nossa disposição em cumprir o mandado do Senhor: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”(Marcos 16.15). A nossa missão precisa ser cumprida com louvor; isto é, Jesus Cristo deixou-nos a incumbência da proclamação do Evangelho da Salvação; é, portanto, imperioso que assim façamos e vivamos. Nossa disposição em cumprir essa ordenança, que nos foi legada, mostrará o grau de envolvimento no Reino de Deus e o que estamos a praticar em nosso dia a dia, enquanto discípulos dEle. Será difícil viver para a glória de Deus se não contribuirmos para ganhar almas para a eternidade. Nossa existência terrena é passageira, e, dela daremos conta ao Senhor da vida. Como estarão as nossas mãos? Cheias de pecados ou, cheias de boas obras? Sejamos inteligentes; proclamemos a salvação, para que assim abençoemos a todos quantos estiverem ao nosso alcance.

sexta-feira, 25 de março de 2011

SANTIFICAÇÃO VERDADEIRA.

image Quando falamos em santificação, logo vem a ideia de vida fora do contexto atual de todas as criaturas. Santificar-se deve ser para todos nós algo bem ajustado a uma ética direcionada pelo Espirito Santo e não o afastamento total de nossos entes queridos ou amigos. Quando o Salmista escreveu: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos impios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmo 1.1), isso não implica dizer que devemos manter distância de todos eles, mas, devemos sim, nos sobrepor às atitudes, porventura, tomadas por cada um de nossos amigos, sem contudo, aceitá-las, como certas. O nosso afastamento daqueles que precisam ouvir do evangelho da salvação, não nos trará beneficios, mas, sem duvidas, produzirá prejuizos para eles, porque permanecerão nas trevas do desconhecimento e deixarão de gozar da certeza da vida eterna. O que devemos fazer, sem envolvimento em situaçãoes contrárias à nossa índole, é alertá-los para o perigo iminente que correm, se não houver mudança de atitudes; quebrantamento; arrependimento; fe; esperança, e, o consequente recebimento do Senhor Jesus, no coração. A nossa santificação passa, obrigatoriamente, pela compaixão pelas almas perdidas. O que vai contar não é que queiramos viver distante do “mundo”, mas, que ao viver no “mundo” não nos submetamos às suas perdições, ao contrario, sejamos sóbrios para influenciar de forma real a vida de outras pessoas, a fim de que sejam alcançadas pela Graça Salvadora de Jesus Cristo.

domingo, 20 de março de 2011

SERVOS QUE SERVEM.

A dinâmica da vida cristã deve ser parecida com os ensinamentos de nosso mestre e Senhor, Jesus Cristo, que nos deixou o seguinte legado: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir”. Entendemos que esta atitude deve nortear o nosso viver. Muitas pessoas buscam auferir coisas altas e importantes e, não se preocupam com as necessidades de outras, que sofrem em silêncio porque não querem ser expostas ao conhecimento de parentes, amigos e vizinhos. É nossa responsabilidade tentar compreender os sofrimentos daqueles à nossa volta e, também, dos que não estão tão próximos assim. Pelo exposto, entendemos que são servos que servem, aqueles dispostos a fazer o sacrifício de até mesmo perder materialmente, para que alguns ganhem espiritualmente; são aqueles que buscam primeiro o Reino dos céus e a sua justiça; isto é, priorizam a espiritualidade e a comunhão com Deus; são aqueles que não se melindram por coisa alguma, antes, glorificam o nome do Senhor em tudo; são aqueles que buscam incessantemente agradar a Deus, amando-O de todo coração e, ao próximo como a eles mesmos; são aqueles que não medem esforços quando precisam ajudar aos irmãos na fé, além dos que lhes são apresentados com dificuldades diversas; são aqueles que não se deixam vencer pela tentação de abandonar a sua Igreja; são aqueles que vivem para celebrar, com alegria, ao Senhor da vida; são aqueles que se preocupam com o crescimento do Evangelho em todos os lugares; são aqueles que vivem como testemunhas vivas do poder de Jesus Cristo, que os transformou pelo Seu infinito Amor e por Sua maravilhosa Graça; são aqueles que, a despeito de serem criticados, proclamam o poder da Ação do Espírito Santos em convencer o pecador , de seu pecado, da justiça divina e do Dia do Juízo, quando todos serão julgados, ante o Tribunal de Cristo, o Justo Juiz, que a todos julgará com equidade; enfim, são servos que servem os que se submetem, com inteira disposição, à vontade soberana de nosso Criador.

quinta-feira, 17 de março de 2011

COMO FUGIR DA TENTAÇÃO?

Responder a esta pergunta talvez não seja tão fácil; entretanto, é plenamente possível adquirir condições para fugir da tentação. A Bíblia nos manda “resistir ao diabo e ele fugirá de nós” (Tiago 4.7b). Para que resistamos ao tentador necessitamos de algumas providências: Não devemos ficar em lugares ou, com pessoas que poderão nos influenciar para o mal. No livro dos Salmos, capítulo primeiro, versículo primeiro está escrito: “Bem--aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Entendemos que, é nossa responsabilidade não compactuar com as coisas erradas praticadas pelos nossos familiares ou amigos. Outra providência é alimentar a mente com coisas que agradem a Deus. O apóstolo Paulo escreveu: “...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro , tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor nisto pensai”(Filipenses 4.8). A nossa luta diária é contra as coisas invisíveis, do mal, que poderão afetar a nossa natureza humana, pois, a inclinação para o pecado é inerente a todos nós; por isso não podemos alimentar o que não presta e não nos serve para o bem. Cada tentação, a princípio, pode parecer sem muitas consequências; o diabo é astuto e sabe que não nos conseguirá derrotar nas áreas em que estivermos fortes; ele tentará de forma sutil a não causar grandes estragos. É preciso que entendamos não ser a tentação um pecado, porém, se não a resistirmos e a deixarmos concretizar-se, caracterizar-se-á a culpabilidade. O Rei Davi alimentou a tentação e deixou-se vencer por ela; as consequências foram muitas, mesmo tendo ele sido perdoado por Deus. O que precisamos fazer para vencer a tentação e não pecarmos contra Deus? A primeira providência é orar; abrir o coração e pedir ajuda ao Senhor; não dar ouvidos ao que o tentador quiser colocar em nosso coração; não olhar mais para as coisas passadas, aliás o diabo é mestre em querer tirar a nossa paz, através de erros do passado; olhar para Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé; focar nas verdades bíblicas como refrigério para a nossa alma e não esquecer que Deus nos concederá o escape para todas as tentações, se fizermos a escolha de viver para servi-Lo de todo coração.

terça-feira, 15 de março de 2011

EVIDÊNCIAS DA VOLTA DE JESUS.

wallpaper A Bíblia registra em Mateus 24.3b a pergunta dos discípulos: “…que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? Nos versículos 6 a 8 Jesus responde: “Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerra; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas serão o princípio das dores”. As evidências do cumprimento da profecia estão muito claras ao nosso entendimento. Nunca se ouviu falar tanto de tantos problemas climáticos, fenômenos naturais que estão a ocorrer quase que simultaneamente. As guerras não param de acontecer; ao contrário, cada vez aumentam mais em todas as partes do mundo, sem falar naquelas das quais não tomamos conhecimento. Senão vejamos: Problemas que não podem ser desconsiderados como guerra, pois tiram vidas humanas, no Egito, na Líbia, na antiga Iugoslávia, na antiga União Soviética, no Líbano, na Palestina, em Israel e em vários outros lugares espalhados sobre a face da Terra. Os fenômenos naturais mais recentes e que assustaram a todos: Terremoto, com consequente Tsunami, na Indonésia, no Chile, no Haiti e agora no Japão. Milhares de vidas foram ceifadas. Porém, as consequências deste último serão mais graves, uma vez que houve problemas com as centrais atômicas e a criação de zonas de exclusão mostram a gravidade do ocorrido. Trarão, sem dúvidas, muitas enfermidades para aquele povo, pela contaminação nuclear a que ficará exposto. Temos visto pela televisão que a falta de alimentos nos supermercados já começa a acontecer, cumprindo-se aí parte da profecia; a outra parte que se refere a pestes já se cumpre, inclusive em outros países, através das doenças incuráveis. Enfim, não podemos ficar de braços cruzados, à espera do pior; a nossa função , enquanto servos de Deus, é buscar viver cada vez mais em comunhão com o Senhor e, mostrar aos nossos parentes, amigos, vizinhos e a todos com os quais tivermos contato, que Jesus Cristo, o nosso Senhor, voltará, não sabemos quando, mas, a cada dia que passa fica mais próximo e, que todos serão por Ele julgados, na eternidade.

domingo, 13 de março de 2011

O MUNDO EM PERIGO.

Pode parecer fatalista o título deste artigo; porém, nada pode ser tão certo quanto o que neste momento deve estar em cada pessoa do Planeta Terra em relação à sua própria segurança. Não bastasse a violência urbana, que grassa assustadoramente e a olhos vistos, sem que as autoridades tomem providências sérias para controlá-la, nos últimos dias o mundo tem-se defrontado com sérios riscos de catástrofes cada vez maiores. Vários são os pontos em redor da Terra com graves problemas de enchentes, terremotos, maremotos, deslizamentos de terra, avalanches de neve; enfim, todos os tipos imagináveis de aflições e sofrimentos têm-se abatido sobre a humanidade. É claro que cientistas, ecologistas, pacifistas e outros, dirão ser culpa do próprio ser humano o que está a acontecer em vários lugares. Seria contra-senso de minha parte não concordar com tal afirmativa; entretanto, isto é apenas a ponta do “iceberg”; o que verdadeiramente está por trás de tudo é a proximidade do final dos tempos. Não vou aqui fazer apologia a este assunto, aliás muito explorado pelos aproveitadores apocalipticos, mas, apenas procurar alertar, de alguma forma, aos que não estão preparados para o grande Dia do Senhor, quando todo olho O verá descer em glória, para buscar a sua Igreja. Muitos já proclamaram datas para que isto aconteça; a verdade é que ninguém sabe quando acontecerá, somente o Senhor Deus, dono de toda a glória e de todo o poder, tem este conhecimento e dele fará cumprir todo o Seu propósito para todos nós, seus filhos e suas criaturas. Afirmo isto porque somente é filho de Deus quem já se arrependeu de seus pecados, os confessou ao Senhor e, pela fé, recebeu a Jesus Cristo em seu coração; tornando-se assim uma nova criatura (“Aquele que está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” – II Coríntios 5.17), para produzir frutos para o Reino Eterno e viver em paz, a despeito de quaisquer situações adversas.

sábado, 12 de março de 2011

FENÔMENOS NATURAIS.

Assistimos, ontem, via televisão e internet, algo assustador, principalmente para todos nós que vivemos em cidades costeiras. A catástrofe que se abateu em grande parte do Japão, mostra-nos que a força da natureza é muitas vezes superior a todas as medidas preventivas tomadas pelas autoridades e população em geral. Não há ação preventiva que consiga pelo menos minimizar a ação de ondas gigantes, a não ser a prévia retirada de pessoas, das possíveis áreas que serão atingidas. O nosso sentimento de nada poder fazer, mistura-se à solidariedade que devemos manisfestar ao povo japonês, através de ajuda humanitária e, principalmente, por nossas orações para que o Senhor Deus tenha misericórdia e faça aquietar o mar e não permita grandes terremotos, pois, somente Ele pode fazer isto. Por outro lado, temos a convicção das profecias bíblicas, que narram o princípio das dores, que antecederão a volta de Jesus para buscar a Sua Igreja; estes são fatos relevantes para o nosso entendimento daquilo que nos últimos anos tem acontecido. Observemos quantas catástrofes ocorreram recentemente e poderemos entender a necessidade de mudanças de comportamento em relação ao Senhor da vida. No capítulo 24 do evangelho de Jesus Cristo, que escreveu Mateus, está registrado a respeito destes fatos. A igreja de Jesus tem anunciado a Sua Volta, entretanto, parece que o “mundo” não entende, ou, não quer entender que sem arrependimento e fé todos perecerão. É hora de acertar a vida com Deus (“Prepara-te para te encontrares com o teu Deus”- Amós 4.12), e ficar alerta para a última chamada, uma vez que ninguém sabe quando acontecerá. Jesus mesmo disse: “Se não vos arrependerdes, perecereis”. Estejamos em alerta, façamos a nossa parte em proclamar a salvação, busquemos a santificação e ajudemos outros a terem o grande e maravilhoso “encontro” com Jesus e, todas estas coisas não nos assustarão.

sexta-feira, 11 de março de 2011

VIDAS CEIFADAS.

carro batido Acabou a euforia da chamada maior festa popular do Brasil; o resultado não poderia ser pior: Mais de quatro mil acidentes, nas estradas federais, com um número superior a duzentos mortos. O que deveria ser um período de alegria e festejos, para muitas famílias tornou-se um grande pesadelo, com perdas irreparáveis, pois, os seus membros foram ceifados, por causa de acidentes de trânsito; e, isto sem falar dos crimes acontecidos, motivados pela embriaguez, pelas discussões, pelas drogas consumidas, além dos prejuízos já previstos com relação à saúde pública. Dentro de dois a três meses o número de abortos deverá aumentar, numa proporção não vista em outros meses do ano; os infectados pelo virus HIV serão assustadoramente maiores que o normal. Enfim, qual o benefício que o carnaval traz para o país? No meu curto entendimento, nenhum; ao contrário, as mazelas, que foram muitas, ficarão para sempre. Porém, os que tiram proveito, em detrimento de vidas humanas, continuarão a fazer as mesmas coisas, como se nada tivesse acontecido; não se importam com os que tiveram seus entes queridos subitamente arrancados do seio da família, porque foram vitimados por pessoas irresponsáveis, que talvez tenham morrido também, e por isto não serão punidas pela lei dos homens. Entretanto, a Bíblia diz que “Deus não se deixa escarnecer, tudo o que o homem plantar, certamente ceifará”. A justiça de Deus se fará na eternidade; todos, sem exceção, um dia enfrentarão o Tribunal de Cristo, e, hão de dar contas de seus atos pecaminosos; os que vivem à mercê de suas orgias e todos os que de alguma forma compactuam com tais procedimentos, não escaparão da condenação eterna, se não houver arrependimento e transformação de vida, através da fé em Jesus Cristo. Pode parecer apenas uma utopia, mas sonho com o dia em que esta “festa” não aconteça mais em nosso sofrido país. Que o SENHOR use de  Misericórdia e perdoe a todos os que deliberadamente transgridem a Sua Lei, “para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo”(Filipenses 2.15).

quinta-feira, 10 de março de 2011

DESÂNIMO

Muitas pessoas vivem a enfrentar grandes dificuldades e, porque não veem alternativa, ficam expostas às intempéries do desânimo, que é o princípio de coisas mais sérias, como depressão e até síndrome do pânico. Não pretendo esclarecer dúvidas sobre o assunto, pois, não tenho formação acadêmica para isto; entretanto, dentro de uma linha de raciocínio lógico, posso expor minhas idéias a respeito deste problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A Bíblia, em vários versículos, nos insta a que devemos viver com bom ânimo e não com desânimo. Em todos os episódios registrados, Deus falou, e fala, aos seus servos incentivando-os a serem firmes no propósito a eles destinado. A Noé foi dito “Contigo estabelecerei o meu pacto...” (Gênesis 6.18), isto equivale dizer: “Tem bom ânimo, tu vencerás”; A Moisés, o Senhor Deus disse: “Certamente eu serei contigo...”(Êxodo 3.12); Para Josué, o Senhor disse: “Serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo...”(Josué 1.5b e 6ª); Ao Profeta Elias, que se achava oprimido e desmotivado, foi-lhe dito: “Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho”(I Livro dos Reis 19.7); Salomão ouviu de seu pai, o Rei Davi, a seguinte orientação, registrada no II Livro das Crônicas 28.20: “Esforça-te, e tem bom ânimo, e faze a obra, não temas, nem te apavores, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará”; Neemias não temeu as possíveis ameaças e conspirações de Sambalate, respondeu-lhe dizendo: “Estou fazendo uma grande obra”; Jó, apesar de todo o seu sofrimento, crises existenciais, acusações dos amigos, desprezo da própria mulher, manteve-se firme e venceu, ao ponto de dizer para Deus: “Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem”(Jó 42.5); O Profeta Isaías recebeu de Deus a seguinte afirmativa: “Não temas, porque eu sou contigo. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão e te digo: não temas, que eu te ajudo”(Isaías 41.10a e 13); Jeremias, o Profeta, quis justificar-se perante ao SENHOR; ouviu a seguinte resposta: “Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás” (Jeremias 1.7); O nosso Senhor Jesus Cristo nos exorta, quando diz que somos o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5.13-16); Ao paralítico Jesus disse:”Filho, tem bom ânimo; perdoados te são os pecados”(Mateus 9.2); Enfim, estes poucos exemplos devem servir para o nosso incentivo diário, contra as astutas ciladas do maligno que procura desestimular os filhos de Deus, daquilo que precisam realizar. Sejamos pessoas de bom ânimo e o SENHOR nos ajudará a vencer todo e qualquer problema, que venha a nos afligir. A Palavra de Deus nos assegura que, somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”(Jesus Cristo) (Carta aos Romanos 8.37).

terça-feira, 8 de março de 2011

“…a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada” (Provérbios 31.30-b)

Comemora-se, hoje, o Dia Internacional da Mulher. Sem dúvidas, todas as mulheres devem-se alegrar por grandes conquistas, em todas as áreas da vida. Entretanto, nada pode ser comparado àquelas que temem, amam e servem ao SENHOR. A bêncão de Deus estará sobre todas as mulheres que vivem segundo o Seu propósito, que não se deixam envolver pelas artimanhas e facilidades deste mundo. Todos os sistemas de comunicação querem colocá-las como objeto de consumo; basta observar as propagandas de quaisquer gêneros. Enaltecem-nas, no entanto, as colocam como alienadas no que tange à vontade própria, pois, deixam transparecer que as mulheres vivem de fantasias, o que não é verdade. A Bíblia diz que a mulher que é virtuosa excede ao valor de rubis. Como seria bom se todas as mulheres se valorizassem e fossem valorizadas, por todos os homens, mas também por elas mesmas. DEUS ABENÇOE A TODAS AS MULHERES QUE O TEMEM E O AMAM ! E, aquelas que não O conhecem, sejam transformadas pelo Seu Poder. O mundo seria muito melhor se todas as pessoas convivessem em ingualdade de condições, sem distinção entre homens e mulheres; se houvesse mais respeito; se não houvesse violência nas famílias; se as mulheres fossem mais respeitadas; se algumas delas fizessem jus ao que são; se as que são mães fossem todas amorosas; se os programas governamentais, em relação às mulheres, verdadeiramente funcionassem, se houvesse educação para todos; mas, principalmente, se a vontade de Deus fosse feita nesta nação e ela viesse a ser bem-aventurada; uma vez que a Palavra de Deus diz: “Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor”.

sexta-feira, 4 de março de 2011

FESTA CONTRÁRIA A DEUS.

Começa hoje o carnaval; as primeiras notícias, através da mídia, dão conta de muitos acidentes com mortes e muitos feridos; as saídas para as estradas estão completamente congestionadas; as pequenas cidades ficarão lotadas de turistas e de problemas; os hospitais estarão abarrotados de vítimas de trânsito, de desentendimentos, de bebedeiras e de todos os tipos de problemas, em todas as áreas possíveis. Ano após ano a cena se repete: Os avisos para não beber, se for dirigir; tomar os cuidados necessários na preservação da saúde; e, tantas outras advertências são feitas, mas, o resultado é sempre o mesmo ou, ainda pior: Famílias ceifadas, crimes hediondos praticados, distúrbios nas ruas; sexo fácil, generalizado; depravação, desrespeito de toda ordem para com as autoridades e para com o próximo em geral; sem falar nos problemas de saúde pública, tais como doenças sexualmente transmissíveis, principalmente hepatite e HIV, bem como outras, que trarão, sem dúvidas, despesas para os cofres públicos. Não seria bem mais simples e fácil se as pessoas entendessem o verdadeiro sentido daquilo que se pode chamar de alegria? Fato é, que tentam dissimular suas tristezas e frustrações durante estes dias, usando fórmulas equivocadas, que as levarão cada vez mais para o “fundo do poço”. A Bíblia afirma que, “o diabo cega o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo…”(II Coríntios 4.4). Nós, os crentes em Jesus Cristo, devemos interceder por  nossa nação, para que a misericórdia de Deus seja derramada e não haja tantas mortes, discórdias, violência em geral e outras coisas contrárias aos propósitos do Senhor. A nossa oração deve ser no sentido de pedir que ELE abra os olhos de todos os envolvidos nestas atividades, a fim de que vejam o mal que praticam e, se arrependam a tempo de serem perdoados. Quanto ao que nos diz respeito, devemos colocar em prática o que afirma o Salmo 101.3: “Não porei coisa torpe diante de meus olhos…”

quinta-feira, 3 de março de 2011

CONTROVÉRSIAS DA VIDA.

O ser humano é completamente alienado em alguns pontos e, extremamente aplicado em compreender as diferentes facetas desta vida, em outras ocasiões. Como entender as diferentes correntes de pensamentos; alguns filosóficos, outros apenas por uma questão de não se complicar, não retratam com perfeição a idéia de seus autores. Embora seja complicado entender, às vezes, o que quer transmitir, devemos ter em mente a consciência de que o nosso próximo é livre para pensar e fazer-se compreendido da melhor forma possível.
Os anseios de todos nós são caracterizados por nossas próprias atitudes; temos, portanto, a responsabilidade de tornar possível o acesso à informação a todos quantos tiverem o desejo e a oportunidade de aprender. Como servos do Deus Altíssimo é nosso dever transmitir os ensinamentos àqueles que necessitam da graça de Deus, para que entendam ser mais importante ter um relacionamento aprofundado com o Senhor, do que qualquer outra coisa deste mundo.
As contradições existem em todos os campos do pensamento humano; fazem parte de nossa vida; interferem em nosso agir; não as absorvemos em muitas ocasiões; diferem de alguns problemas, porque em seu bojo mostram quão diferentes são as pessoas. Não quero fazer vã filosofia, apenas procurar entender porque somos tão parecidos e tão diferentes ao mesmo tempo. Nossas idéias, se não forem manipuladas, enfatizam aquilo que somos, ou pelo menos pretendemos ser.
É muito bom sabermos que, apesar de às vezes existirem tantas diferenças, tais como em quem crer; no modo de professar a fé, na maneira de divergir em possíveis contendas, enfim, em diversificadas atitudes, o nosso pensamento deve estar centrado na vontade do Soberano Deus, pois, dEle vêm todas as bênçãos aos que O amam e O temem. As controvérsias desta vida seriam perfeitamente resolvidas, se houvesse o pleno conhecimento da vontade do Criador.

quarta-feira, 2 de março de 2011

O QUE É SER CRENTE?

“Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, SENHOR dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel”.
A responsabilidade de um crente em Jesus Cristo começa a partir de sua conversão. Em todos os momentos, nós, os discípulos do Senhor somos observados, por isso, não podemos e nem devemos decepcionar pessoas à nossa volta, mas, ao contrário, o nosso testemunho de vida precisa demonstrar a nossa fé e a nossa disposição, enquanto servos, para que outros vejam a glória de Deus através de nossas ações ou reações. Seja, pois, o nosso viver um contínuo ato de alegria na presença daqueles que esperam no Senhor.
O grande problema dentro das igrejas de Cristo, hoje, talvez seja causado por pessoas insatisfeitas e que procuram denegrir a ética e a moral de outras, acusando-as de terem feito o que na verdade não fizeram; para isso, usam da maledicência e causam discórdias entre os irmãos na fé.
A Bíblia diz em Provérbios 6.19, que, o Senhor abomina a “testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”. Quantas coisas importantes a fazer, mas, alguns têm a tendência perniciosa, comandados pelo maligno, de “infernizar” a vida de outros. Quão bom seria se, principalmente os crentes, observassem o verdadeiro sentido da comunhão de uns para com os outros.
Felizmente nunca é tarde para recomeçar; aliás, as derrotas servem para apontar o caminho da vitória. Portanto, todos aqueles ou aquelas que procedem de forma equivocada, quanto ao relacionamento sadio, devem buscar no Senhor o perdão de seus atos impensados e não mais praticá-los.
O Apóstolo João, em sua primeira carta, escreveu: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus” (I João 4.7).
Jesus Cristo mesmo disse: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”
Disse ainda, em Mateus 18.7: “Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem”.
Diante do exposto, a nossa atitude deve ser de coerência, simplicidade e amor para com Deus e o próximo.