sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DESÂNIMO.


Texto publicado em 10/03/2011


          Muitas pessoas vivem a enfrentar grandes dificuldades e, porque não veem alternativa, ficam expostas às intempéries do desânimo, que é o princípio de coisas mais sérias, como depressão e até síndrome do pânico. Não pretendo esclarecer dúvidas sobre o assunto, pois, não tenho formação acadêmica para isto; entretanto, dentro de uma linha de raciocínio lógico, posso expor minhas ideias a respeito deste problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
            A Bíblia, em vários versículos, nos insta a que devemos viver com bom ânimo e não com desânimo. Em todos os episódios registrados, Deus falou, e fala, aos seus servos incentivando-os a serem firmes no propósito a eles destinado. A Noé foi dito “Contigo estabelecerei o meu pacto...” (Gênesis 6.18), isto equivale dizer: “Tem bom ânimo, tu vencerás”; A Moisés, o Senhor Deus disse: “Certamente eu serei contigo...”(Êxodo 3.12); a Josué, o Senhor disse: “Serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo...”(Josué 1.5b e 6a); ao Profeta Elias, que se achava oprimido e desmotivado, foi-lhe dito: “Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho”(I Livro dos Reis 19.7); Salomão ouviu de seu pai, o Rei Davi, a seguinte orientação, registrada no II Livro das Crônicas 28.20: “Esforça-te, e tem bom ânimo, e faze a obra, não temas, nem te apavores, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará”; Neemias não temeu as possíveis ameaças e conspirações de Sambalate, respondeu-lhe dizendo: “Estou fazendo uma grande obra”; Jó, apesar de todo o seu sofrimento, crises existenciais, acusações dos amigos, desprezo da própria mulher, manteve-se firme e venceu, ao ponto de dizer para Deus: “Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem”(Jó 42.5); O Profeta Isaías recebeu de Deus a seguinte afirmativa: “Não temas, porque eu sou contigo. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão e te digo: não temas, que eu te ajudo”(Isaías 41.10a e 13); Jeremias, o Profeta, quis justificar-se perante ao SENHOR; ouviu a seguinte resposta: “Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás” (Jeremias 1.7).

              O nosso Senhor Jesus Cristo nos exorta, quando diz que somos o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5.13-16); ao paralítico Jesus disse:”Filho, tem bom ânimo; perdoados te são os pecados”(Mateus 9.2); enfim, estes poucos exemplos devem servir para o nosso incentivo diário, contra as astutas ciladas do maligno que procura desestimular os filhos de Deus, daquilo que precisam realizar. Sejamos pessoas de bom ânimo e o SENHOR nos ajudará a vencer todo e qualquer problema, que venha a nos afligir. A Palavra de Deus nos assegura que, somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”(Jesus Cristo) (Carta aos Romanos 8.37).

Nenhum comentário: