quinta-feira, 2 de maio de 2013

FAMÍLIA - MEU MAIOR PATRIMÔNIO

                O mundo está com suas estruturas abaladas. As pessoas parecem  entorpecidas pelos últimos  acontecimentos. Ninguém faz absolutamente qualquer coisa para que haja a solução , não a desejada, mas, aquela que transforma vidas. Abraham Lincoln certa vez disse: "Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em convardes". O nosso tempo, tido como pós-moderno, oferece muitas opções a todos quantos quiserem mudar seus conceitos, tanto para melhor como para pior: melhorar é preciso e, para que assim aconteça, faz-se necessário uma mudança radical de propósitos, a começar na família.
 
                  A dinâmica da vida familiar cristã deve ser conforme os ensinamentos de Jesus Cristo, que expressamente deixou através dos evangelhos tudo aquilo que diz respeito à vida. É nossa responsabilidade procurar aplicá-los ao nosso viver, mais especificamente baseados no Sermão da Montanha (Mateus 5-7). Todos os seres humanos desejam ser abençoados e, é muito bom viver nesta expectativa; porém , o mais importante é quando nos deixamos ser usados como canais de bênçãos para outras pessoas.
 
                   Temos tido cada vez menos tempo disponível para a nossa família. Em muitas ocasiões somos egoístas e fechados em nós mesmos, deixamos de compartilhar momentos agradáveis com os nossos queridos (mulher, marido, filhos, pais...). As nossas tarefas diárias não teriam lugar de destaque, se agíssemos de forma a agradar ao Senhor da vida.
 
                    A maior missão dos pais, depois de glorificar a Deus, é cuidar com zelo e presteza da família. Não apenas no sentido material, mas, principalmente nas áreas que se referem aos relacionamentos. Somos falhos quando não observamos as necessidades, por mais simples que sejam, de nossos filhos e da família como um todo.

                    Ao pai (marido) compete a provisão, o ensino (Dt.6.4-9), o sacerdócio, além de todos os ingredientes compatíveis com a vontade de Deus. À mãe (esposa) é estabelecido ser administradora do lar, convergindo sobre ela um "peso" muito grande na educação dos filhos, no amor dispensado à toda a família. Aos filhos compete obedecerem aos seus pais, como ao Senhor. Quando houver o discernimento para todos os preceitos bíblicos, em relação à família, poderemos dizer: "a família é o nosso maior patrimônio".
                   O exemplo de famílias saudáveis, unidas ao Senhor e entre todos os seus membros, deve mostrar às pessoas à sua volta o verdadeiro sentido do amor de Deus. O Senhor quer uma família pura, sem maledicências, sem intrigas, sem invejas e sem tudo o que diz respeito ao mal. Por ser de fundamental importância para Deus, a família precisa ser o nosso maior patrimônio. Esta verdade só acontecerá quando a priorizarmos em toda e qualquer área,  com discernimento espiritual e sensibilidade prática.

 
                    
                     


Nenhum comentário: