quinta-feira, 11 de abril de 2013

FAMA


                                                               
A mais sedutora das armadilhas contra as pessoas é a fama. Mas, os holofotes que fazem bem ao ego de qualquer ser humano que esteja no ápice, também, são os mesmos que poderão destruir. Jesus Cristo nos deixou o exemplo a seguir:

Jesus nada exigiu de seus discípulos quanto à sua vida, paixão e morte. Ele não queria que os seus seguidores ficassem desanimados, mas, que prosseguissem com a missão de evangelizar o mundo perdido. O desânimo não deveria fazer parte daqueles que foram escolhidos, exceto Judas, que o traiu e desenvolveu profundo remorso culminando com o seu suicídio.

 Pedro o negou três vezes, talvez seja divagação minha pensar que ele não se referia a Jesus, o Mestre, mas, àquele que sofria as atrocidades de um julgamento corrupto e cheio de artimanhas para condená-Lo à morte. Os discípulos foram ensinados a compreender a necessidade de um viver em que o sofrimento não poderia dissuadi-los do propósito eterno de Deus. Queria que eles desenvolvessem a arte do pensar, mesmo que para isso tivessem de pagar um alto preço pelos próprios erros cometidos. Alguém disse que “contemplar a beleza não pode ser bloqueada pelo desenvolvimento das ideias”.

Jesus não teve como pretensão, o fundar uma escola de pensadores; o seu objetivo foi muito superior. Queria que as pessoas aprofundassem o seu conhecimento de Deus. Quando falava com o Pai, jamais entrava em “êxtase”, como alguns pretendem fazer em nossos dias, mas, sempre foi coerente e lúcido, para que todos percebessem e entendessem a sua real condição de homem. Demonstrou a todos que o amor do Pai é sublime e superior a qualquer expectativa, e que o ser humano é limitado em sua capacidade de amar. Assim, demonstrava claramente a supremacia do amor de Deus.

As enfermidades do corpo podem ser curadas pelos médicos. Porém, as da alma somente Jesus pode curá-las. Todos os que sofrem devem buscar n’Ele a solução para os seus problemas aflitivos e encontrarão resposta para os seus anseios. (Mateus 11.28 diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”).

O comportamento de Jesus, enquanto homem aqui na Terra, deixou e nos deixa a todos sem entender: sabia que os seus inimigos tramavam contra Ele, mas não os destruiu, ao contrário, proclamou o amor, não buscou os seus próprios interesses, embora tivesse todo o direito de fazê-lo. Deixou-nos a certeza de que toda pessoa é singular para Deus e não apenas um número como às vezes somos para a sociedade, dita organizada.

A sedução da fama, seja em que área for, não pode e nem deve nos alcançar.

Nenhum comentário: