quarta-feira, 18 de julho de 2012

AINDA EXISTE ÉTICA?

              "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto". Esse pensamento do grande mestre Rui Barbosa parece ter sido escrito em nossos dias. Nunca tínhamos visto tantas coisas ruins como as que afetam diretamente a todas as pessoas de bem deste país. Os escândalos acontecem se sobrepondo uns aos outros; quando pensamos que o final de um está próximo de chegar, acontecem outros mais graves ainda e que acabam abafando o anterior, que fica no esquecimento da grande maioria.

               Existe uma falta de ética em todas as classes sociais. Há pobres e ricos desonestos da mesma forma; cultos e indoutos e, infelizmente, até dentro das igrejas muitas coisas estranhas têm ocorrido. A sociedade vive oprimida e precisa "engolir" em seco aquilo que é disseminado por alguns grupos específicos, que se acham acima do bem e do mal.

                As pessoas procuram respostas para os seus questionamentos, mas, estão à mercê dos que detêm o poder e nada fazem em termos de contribuição para solução dos problemas que afligem aos que sofrem.

                 A verdade está encoberta pelas dissimulações dos que enganam a sociedade através de falcatruas, sem que alguma providência seja tomada para desestimular que outros passem a praticá-las. É muito comum a afetação causada pelo mundanismo, caracterizado por atitudes condenadas pela Palavra de Deus, acontecerem dentro das igrejas de nossos dias.

                  Os crentes estão-se deixando levar pela "onda" do presente tempo pragmático, em busca de solução para "encher" os templos, de pessoas, que sem dúvida saem vazias sem a presença do Espírito Santo em sua vida.

                   Dentro do conceito da ética, muitas atitudes deveriam ser revistas e colocadas em ordem para que houvesse um mínimo de respeito de uns para com os outros. A degradação da sociedade está sobremodo alcançando níveis perigosos, e, sem dúvidas haverá consequências desastrosas para toda a humanidade.

                    Será preciso tomarmos a posição de servos de Deus e não nos deixarmos envolver por questões contrárias aos nossos princípios. O apóstolo Tiago, em sua carta no capítulo 4, versículo 4 escreveu: Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus". O apóstolo João deixou-nos: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (I João 2.15)

Nenhum comentário: