quinta-feira, 31 de maio de 2012

A FAMÍLIA EM TEMPOS DIFÍCEIS.

           Família, em nossos dias, parece ser sinônimo de desorganização. Faço esta afirmação em virtude dos acontecimentos inerentes a ela. Até alguns anos passados, e isto não é saudosismo, havia maior comunhão entre as pessoas que formavam o lar.

           As crianças eram, no sentido exato da palavra, mais felizes, brincavam mais com os colegas, com os vizinhos ou mesmo com os irmãos. O que temos observado atualmente é uma correria desenfreada aos eletrônicos, não que haja qualquer obstáculo a isto, no entanto, os pais mais jovens preferem deixar o filho à frente de um computador, ou videogame, do que brincar com ele, levá-lo ao parque, jogar futebol, pescar ou ainda, simplesmente ficar em casa conversando. Não há tempo! As atividades exigem luta constante na manutenção do trabalho, nos estudos e outros compromissos.

             O ensinamento bíblico de honrar pai e mãe deixou de ser prioridade para os filhos, que procuram fazer os seus próprios conceitos a respeito deste assunto, e, na maioria das vezes, não levam em conta os conselhos de seus pais. É triste mas é verdade, até entre os crentes em Cristo há este grande problema: a falta de respeito dos filhos, pelos pais.

              A Bíblia é muito clara em todos os assuntos, mas, principalmente aqueles que dizem respeito à obediência. Quando uma família vive submissa à vontade de Deus, todos os seus membros são abençoados, e, por conseguinte, não têm problemas relacionados à falta de amor, compreensão, carinho e prestação de contas.
 
               Os filhos refletem, como espelho, aquilo que seus pais são, dentro e fora do lar. È muito fácil ser bondoso(a) com outras pessoas; entretanto, quando se trata do convívio familiar, lugar onde não há como manter a máscara, tudo fica mais difícil.

                Há uma ilustração que diz: "um certo jovem perguntou a um idoso: como conseguiu ser tão respeitado e apreciado por todas as pessoas? Aquele senhor respondeu: durante toda a minha vida tive de domesticar dois (2) falcões, duas (2) águias, dois (2) coelhos, um (1) leão e uma (1) serpente. O jovem sem nada entender, perguntou-lhe o porquê de tudo aquilo. O homem idoso respondeu: os dois falcões, são os meus dois olhos, sempre lutei para não olhar o que era indevido; as duas águias, são as minhas duas mãos, sempre lutei para não pegar o que não era meu; os dois coelhos, são os meus dois pés, foi difícil controlá-los para que não me levassem ao pecado; o leão, é o meu mau gênio, precisei lutar muito para domá-lo e, por fim, a serpente, é a minha língua, que até hoje luto para não falar mal de ninguém".

                Fica-nos a lição , que se encontra na carta de Paulo aos Filipenses 1.27 "Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo..., e também, do Salmo 101.3 "Não porei coisa torpe diante de meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará"


 

terça-feira, 22 de maio de 2012

FIM DE SEMANA EM NATAL - RN

 

Estive neste último final de semana em Natal, cidade costeira e muito bonita; não conheci muitas coisas, até porque o tempo foi curto (Sexta-feira, à tarde, sábado e domingo), mas deu para perceber quão bela terra é, que atrai turistas do mundo todo.

Outra grande alegria foi ter sido tão bem recebido pelos meus amigos e irmãos em Cristo, Pinheiro, Edicleuma, Ana Beatriz e João, em cuja casa fiquei hospedado e tratado com verdadeiro amor cristão.

A recepção pelo Pr. Eugênio, por sinal tem um futuro brilhante como proclamador do evangelho de Jesus Cristo, foi algo que me deu bastante certeza que o povo de Deus é o mesmo em qualquer lugar.

As palestras proferidas sobre grupos pequenos (células) deram-me a certeza da graça de Deus sobre a minha vida, pois, não me considerava, como não me considero, capaz de proferi-las. Olhar para aquele auditório cheio, participativo em todos os momentos, encheu-me de regozijo e de compreensão do amor e da misericórdia de Deus.

Fica em mim a esperança de ter transmitido alguns ensinamentos àqueles irmãos tão dóceis e amáveis, para que a obra do Senhor prospere mais rapidamente, e o povo daquela capital e de todo o Estado chegue ao conhecimento da verdade e, a verdade os liberte das amarras da superstição, assim como de tudo que esteja a impedir o verdadeiro encontro com Jesus Cristo, Salvador e Senhor de nossa vida.

A minha gratidão aos que colaboraram para que o evento acontecesse. A minha oração é que o nosso Senhor derrame ricas bênçãos sobre o seu povo e a Sua Salvação alcance a todos os que se encontram sem direção.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

SER MÃE


                                                                      


Alguns dizem que ser mãe é padecer no Paraíso; discordo totalmente! Paraíso não é lugar de padecimento, mas, de alegria, conforto e paz.

O que é ser mãe?

Baseado em duas mães, uma que influenciou a minha vida, e, outra que influencia no tempo presente, posso afirmar que:

Ser mãe é ter desprendimento das coisas materiais em benefício dos filhos;

Ser mãe é abnegar-se de sua própria identidade para que os seus filhos vivam bem;

Ser mãe é usar de sabedoria e cuidar com esmero daqueles, ou daquelas que Deus concedeu;

Ser mãe é possuir o diferencial que a coloca como “leoa” em defesa de seus filhos;

Ser mãe é viver e transmitir alegria aos filhos, mesmo que o momento não seja bom;

Ser mãe é compreender a sua missão permitida por Deus;

Ser mãe é não atrapalhar o crescimento, em todas as áreas, de seus filhos;

Ser mãe é fazer dos impedimentos novas formas de vencer;

Ser mãe é mostrar aos seus filhos, que poderão seguir em frente em todos os seus dias;

Ser mãe é abrir mão de seus interesses, em benefício de seus filhos;

Ser mãe é observar com alegria o crescimento físico, intelectual e moral de seus filhos;

Ser mãe é transmitir aos seus filhos, o seu caráter para que sejam pessoas do bem;

Ser mãe é ensinar aos seus filhos os preceitos de Deus;

Ser mãe é confiar plenamente na soberana vontade de Deus para os seus filhos;

Ser mãe é cumprir com alegria no coração o propósito do Senhor;

Ser mãe é identificar e ajudar a corrigir problemas que afetem os seus filhos;

Ser mãe não é apenas ter este nome, mas, sobretudo ser agradecida pela bênção de ser MÃE;

Enfim, vários outros predicados poderiam ser mencionados, porém, encerro com a afirmação de que ser mãe é ter qualidades concedidas por Deus no desenvolvimento em todas as áreas da vida.

O meu sincero amor à minha saudosa mãe, que morreu muito cedo, e à minha esposa, concedida por Deus, mãe extraordinária de meus dois filhos.