sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CONFLITO


Autor; Israel Belo.

Anunciado ou não, o conflito se instala. O prejuízo se avizinha, tanto para as relações, quanto para as tarefas que em comum se desenvolvem.

Você pode se entrincheirar nas suas razões, sejam pessoais, institucionais, morais e até legais. O outro lado também. Nesse caso, só haverá perdedores.

Que tal seguirmos por outro caminho?
Veja qual foi o seu papel para dar início ou acirrar a crise. Se você tem parte nela, assuma.

Pergunte-se a si mesmo se está tratando a outra parte do conflito como gostaria de ser tratado.

O mais importante não é você vencer ou perder. O mais importante é o conflito ser solucionado. Invista as suas energias nisto.

Esclareça as questões envolvidas. Não pressuponha isto ou aquilo em relação ao que o outro pensa ou faz, sem antes esclarecer as questões face a face.

Admita que você pode não estar com a razão, podendo nesse caso a razão estar com outro lado. Isso pode acontecer. Nós nos equivocamos. Não só o outro se equivoca.

Tenha em mente a missão ou a causa maior na qual você está envolvido. Talvez você ganhe a questão, mas perca a causa. A causa, o objetivo, o alvo, a missão, é mais importante.

Creia que a verdade prevalecerá sem você precisar esbravejar. É claro que você deve ser firme nas suas convicções e nos seus procedimentos, mas, tendo um objetivo maior você pode ser ainda mais paciente. Se o conflito for com pessoas, lembre-se que elas passarão -- você, inclusive, passará. A causa ou a missão, esta ficará, porque ela é que deve importar.

Por ela, devemos ceder, recuar, perdoar. Eis a verdadeira vitória.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

VERSÍCULOS PARA MEDITAÇÃO.

A minha intenção, sincera, é despertar em cada leitor(a) o interesse em aprofundar-se na verdade bíblica:

"Não reine o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" (Romanos 6.12,14).

O carnaval acontecerá no próximo final de semana e, até terça-feira dia 9. A pergunta a ser feita é: o que colocaremos diante de nossos olhos?

"Não porei coisa torpe diante de meus olhos...(Salmo 101.3).

O mundo, em sua essência, atravessa problemas sérios de ética e de moralidade. Um dia, todos comparecerão diante do Tribunal de Cristo para prestação de contas de seus atos.

"Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos"(Atos 17.30-31).

Jesus mesmo alertou para esse problema:

"Quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos..."(Mateus 25.31-34,41).

A vontade de Deus é que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade (I Timóteo 2.4).

"Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se verdadeiramente o Filho de Deus vos libertar, sereis livres" (João 8.32,36). A verdade é Jesus; Ele mesmo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim"(João 14.6). Jesus não disse: Eu sou um caminho, uma verdade e uma vida. Ele definiu Sua Santa Pessoa e Posição diante de todos.

Sirva esta pequena meditação para contribuir a um maior interesse nas coisas eternas.