quinta-feira, 30 de julho de 2015

TER PAZ.

         A Biblia registra a palavra do Profeta Isaías falando com Deus quando diz: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”. (Isaias 26.3).

       Fica a certeza absoluta de que todos quantos se dirigem ao Senhor, com confiança, recebem bênçãos incontáveis. Baseados neste princípio podemos afirmar que não devemos ficar preocupados, em demasia, quando algo nos incomoda, pois, a paz do Senhor repousa sobre nós, e, Ele nos conservará nela.  

      Quando estamos preocupados demais  com os problemas, perdemos a consciência do amor de Jesus e de Sua bendita presença em nosso viver. As circunstâncias que nos cercam, não podem e nem devem tirar a nossa alegria nem a nossa paz, pois, ambas são perenes em nós. 

        Ao deixarmos as interferências desta vida influenciarem as nossas atitudes, certamente que seremos subjugados e nos escapará o que de mais precioso temos, depois da salvação, que é a verdadeira paz deixada por Jesus em nosso coração. Ele mesmo disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14.27). 

       Como é bom saber que o Senhor nos ama, nos concede a sua graça, a sua misericórdia e a sua Paz. Vivamos em perfeita comunhão com Deus, e, Ele fará maravilhas em nós e através de nós. Ao agirmos desta forma teremos restauradas todas as nossas carências pessoais, sejam em que áreas forem.

terça-feira, 21 de julho de 2015

VIVER SEM ANSIEDADE.

            A Bíblia diz em Filipenses 4.6: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus, pela oração e súplica, com ação de graças”.
           Um dos grandes males dos nossos dias é a ansiedade. A preocupação constante pelo sustento familiar; por causa de enfermidades, desemprego e diversos outros problemas, tem afetado o cotidiano de muitas pessoas
Jesus chama para serem seus discípulos, pessoas sujeitas às mesmas ansiedades materiais, aliás, características de quase toda a humanidade. Em Mateus capítulo 6, a partir do versículo 19, Jesus trata deste assunto com toda propriedade. Devemos então, compreender algumas coisas básicas para que não haja ansiedade em nosso coração.
          Devemos entender   que os bens materiais poderão ser tirados, por isso somos aconselhados a guardar  tesouros eternos, que não podem ser roubados e nem se estragam. O versículo 20 diz: “...ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam”.
            Outro princípio é no sentido de nos mostrar que os bens materiais podem poluir a nossa mente. Os nossos olhos podem ser bênçãos, como podem ser maldições para a nossa vida. Os versículos 22 e 23 dizem:  “A candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”
        A Bíblia nos alerta que os bens materiais exigem dedicação de servos. Administrá-los requer serviço e preocupação para não perdê-los. Entendermos isto é saber que o inimigo de nossa alma tentará colocar em nós uma grande disposição para lutar por coisas não essenciais, conforme o versículo 25: “Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta”?
          O grande dano que a ansiedade pode causar e fazer é que desacreditemos das promessas de Deus. Ele nos garante prover das necessidades da vida. “...vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas”, versículo 32.
          A Palavra de Deus nos mostra que não vale a pena ter ansiedade, porque ela não tem poder algum, em prolongar a vida e nem aumentar o tempo da existência humana. O versículo 27 diz: “...qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura”?
         A ansiedade não produz fé, uma vez que o ansioso não descansa na provisão diária de Deus. “Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé”? Versículo 30.
         O Salmo 37.25 diz: “...nunca vi o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”. Devemos então, colocar Deus como prioridade; trabalhar pela expansão do Reino e viver a verdade do evangelho. Versículos 33, 34 “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
             O nosso viver precisa ser com esperança, pois assim não seremos desapontados. O nosso espírito em comunhão com o Espírito de Deus é quem determina a plenitude da vida.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

PRINCÍPIOS PARA AGRADAR A DEUS

       Todos querem ser felizes. Para que haja a conclusão dos projetos, alguns princípios devem nortear a intenção de cada  e, com isto, melhores dias ocorrerão se assim agradar a Deus. Agradecer as bênçãos alcançadas, mesmo que algumas contrariedades tenham acontecido. 

       O sentimento de gratidão deve existir em cada coração, pois, isto é agradável ao Senhor. Confiar sempre em Deus, a despeito de problemas ou aflições, que existam ou, que venham a existir. Obedecer aos dois principais mandamentos deixados por Jesus para todos: “Amar a Deus e amar ao próximo como a si mesmo”. Pedir sabedoria para liderar ou ser liderado, a fim de fazer tudo conforme a Sua soberana vontade. Buscar ter mais comunhão com Deus, através da oração, da leitura da Bíblia, das reuniões de adoração e das reuniões nos pequenos grupos (células).

        O profeta Oséias escreveu; “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.(Os.6.3). Procurar dar fruto para o Reino de Deus, aqui na Terra, e, lembrar que a fé sem obras é morta (Tg.2.17). Jesus mesmo afirmou que, “aquele que dá fruto, é cuidado e dará mais fruto ainda”. (João 15.2-b). Abandonar algumas práticas nocivas à espiritualidade, tais como: o pecado do orgulho (Deus diz que odeia o orgulho e a arrogância – PV.8.13); o pecado da rebeldia (“não me querem dar ouvidos – Ez. 3.7-b) e o pecado da negligência (“o que desvia os ouvidos de ouvir a Lei, até a sua oração é abominável – Pv. 28.9). 

        Procurar viver em santificação constante, com pureza de coração, em  alegria e paz para agradar ao Senhor. Buscar ser cheio do Espírito Santo, e, não dar vazão aos próprios desejos do coração. (Ef. 5.18-b “...enchei-vos do Espírito”). Fazer tudo para a glória de Deus, sem vaidades, estrelismos ou melindres e cumprir com todas as obrigações pertinentes a um servo fiel a Jesus, O Salvador e Senhor da vida.