quinta-feira, 30 de abril de 2015

NÓS E A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS.



Qual deve ser a nossa atitude diante de um quadro melancólico que o País atravessa em relação à ética,  à moral, aos bons costumes, à educação, saúde e, principalmente à família? Não é necessário dizer do alto prejuízo que a mídia, em geral, causa à família, pois, o que era errado passou a ser certo; houve uma drástica inversão de valores, em todos os sentidos da vida.

Não bastasse a cegueira espiritual de nosso povo, (“…o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” II Coríntios 4.4), muitas mazelas o afligem, à vista das autoridades que têm demonstrado pouco ou nenhum interesse em solucionar problemas graves e antigos.

 A Bíblia diz em Romanos 12.2: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Nosso povo merece receber esclarecimentos necessários a um viver digno. O Brasil é um País acolhedor de muitos povos, que para nossa terra vêm, no entanto, aos filhos, em muitos casos, lhes é negado o básico para uma subsistência com um mínimo de decência e dignidade.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

O INIMIGO DENTRO DE NÓS

Texto de autoria do Pr. Israel Belo de Azevedo.
 

Sabemos porque fazemos o mal. Na verdade, nós justificamos sua prática, como um recurso para fugirmos à admissão da inadmissível ideia de que somos maus. Na verdade, para fazer o mal não precisamos empreender esforço algum. É, digamos assim, natural em nós.

Para falar bem do outro, precisamos estabelecer o bem-dizer como uma meta.

Para deixar um vício que dizemos abominar, precisamos de um desejo profundo, uma decisão radical e uma disciplina de caserna.

Para parar de odiar um ofensor, precisamos nos negar a nós mesmos, em nossa pretensão por vingança, a que damos o eufemístico nome de justiça.

Para ajudar o próximo, precisamos pensar no prêmio, seja o aplauso dos homens ou o sorriso de Deus.

E quando ajudamos o próximo, que é a melhor coisa que fazemos, o mal pode estar presente. Para ajudar o outro, dizemos a nós mesmos que lhe somos superiores e nos divertimos. Para ajudar o outro, reduzimos o outro a um número em nossas estatísticas. Para ajudar o outro, esperamos que ele se humilhe em seu pedido de socorro. Para ajudar o outro, pisamos nos outros.

O mal, portanto, superintende as nossas motivações.

São as nossas motivações que precisamos vigiar. Esta constante vigilância nos fortalece no périplo de começar bem e continuar bem, ao nos ajudar o ver no espelho quem somos nós. Sem esta percepção, a humildade se torna um disfarce, a disponibilidade se transforma numa máscara, a bondade busca o reconhecimento, o amor se alimenta do resultado obtido.

Felizmente podemos superintender as nossas motivações.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Mentira x Verdade

Hoje, o "mundo" comemora o dia da mentira. Mas, a grande verdade está próxima de acontecer: A VOLTA TRIUNFANTE DE JESUS. A Bíblia registra em Mateus 24.3-b a pergunta dos discípulos: "...que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? Nos versículos 6 a 8 Jesus respondeu: "Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerra; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça , mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes e terremotos, em vários lugares. Mas, todas essas coisas serão o princípio das dores.

Basta observar quantas catástrofes têm ocorrido em um pequeno espaço de tempo entre uma e outra, o que não era tão comum há alguns anos. A Igreja de Jesus Cristo tem anunciado a Sua volta. Entretanto, as pessoas não se dispõem a entender esses fenômenos, que se mostram cada vez mais.

É hora de acertar a vida com Deus e ficar alerta para a última chamada, pois ninguém sabe quando acontecerá. Jesus mesmo disse e diz em nossos dias: "Se não vos arrependerdes, perecereis". O tempo urge, as evidências do comprimento da profecia estão muito claras, o Grande Dia pode chegar a qualquer momento. Todos devem procurar a solução para a salvação enquanto é tempo.