quinta-feira, 28 de março de 2013

O SENTIDO DA VIDA


                                                

            Pessoas do mundo inteiro têm problemas emocionais causados pela sua própria existência. Estão mais preocupadas em descobrir de onde vieram  do que na verdade deveriam, pois, muito mais importante é que saibamos para onde iremos após a morte física. Aos que têm o entendimento da Palavra de Deus, este problema não os afeta, uma vez que sabem perfeitamente que vieram de Deus e para Ele voltarão.

            A nossa prioridade como sentido de vida é glorificar a Deus, adorá-lo, amá-lo de todo coração e viver em inteira submissão à Sua Soberana vontade. A segunda prioridade é amar ao nosso próximo, conforme mandamento de Jesus: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt.22.39).

            Nossas preocupações seriam minimizadas, ou demolidas, se agíssemos de forma correta e agradável a Deus. Fato é que colocamos em prática muitas e variadas coisas e, às vezes, deixamos de praticar o que faz diferença em nosso viver.

            Enfrentamos todos os dias as astutas ciladas do diabo, que poderão nos afetar nas mais diversas áreas de nossa vida. O cuidado deve ser redobrado e, especialmente naquelas áreas em que somos mais fracos. Cada um deve observar e ter o discernimento daquilo que lhe é prejudicial.

            Na carta aos Filipenses 1.27 o  apóstolo Paulo, inspirado pelo Espirito Santo, escreveu: “Somente deveis portar-vos conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé no evangelho”. Isso implica dizer que as nossas atitudes e tomadas de decisão precisam ser agradáveis, sinceras e em perfeito acordo com a vontade de Deus.

            Seguir os ensinamentos de Jesus é o mais importante em nossa trajetória enquanto seus discípulos, para que aprendamos a ter pureza de alma, discernimento espiritual e sejamos discipuladores de outras pessoas no sentido amplo da vontade do Senhor. Ao agirmos desta forma nossa vida terá o verdadeiro sentido do amor cristão.

quarta-feira, 27 de março de 2013

FALTA DE ÂNIMO


          Este texto foi publicado, anteriormente, com o título de "desânimo". Volta para mostrar que o Senhor Deus quer que todos tenham a certeza de vencer os obstáculos desta vida, através da compreensão de Sua Palavra.
           "...serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo..." (Josué 1.5b e 6a)

           Muitas pessoas vivem a enfrentar grandes dificuldades e, porque não veem alternativa, ficam expostas às intempéries do desânimo, que é o princípio de coisas mais sérias, como depressão e até síndrome do pânico. Não pretendo esclarecer dúvidas sobre o assunto, pois, não tenho formação acadêmica para isto; entretanto, dentro de uma linha de raciocínio lógico, posso expor minhas idéias a respeito deste problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

A Bíblia, em vários versículos, nos insta a que devemos viver com bom ânimo e não com desânimo. Em todos os episódios registrados, Deus falou, e fala, aos seus servos incentivando-os a serem firmes no propósito a eles destinados.

 A Noé foi dito “Contigo estabelecerei o meu pacto...” (Gênesis 6.18), isto equivale dizer: “Tem bom ânimo, tu vencerás”; A Moisés, o Senhor Deus disse: “Certamente eu serei contigo...”(Êxodo 3.12) a Josué, o Senhor disse: “Serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo...”(Josué 1.5b e 6ª).

 Ao Profeta Elias, que se achava oprimido e desmotivado, foi-lhe dito: “Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho”(I Livro dos Reis 19.7). Salomão ouviu de seu pai, o Rei Davi a seguinte orientação, registrada no II Livro das Crônicas 28.20: “Esforça-te, e tem bom ânimo, e faze a obra, não temas, nem te apavores, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará”.

Neemias não temeu as possíveis ameaças e conspirações de Sambalate, respondeu-lhe dizendo: “Estou fazendo uma grande obra”. Jó, apesar de todo o seu sofrimento, crises existenciais, acusações dos amigos, desprezo da própria mulher, manteve-se firme e venceu, ao ponto de dizer para Deus: “Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meu olhos te veem”(Jó 42.5); O Profeta Isaías recebeu de Deus a seguinte afirmativa: “Não temas, porque eu sou contigo. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão e te digo: não temas, que eu te ajudo”(Isaías 41.10a e 13).

 Jeremias, o Profeta, quis justificar-se perante ao SENHOR; ouviu a seguinte resposta: “Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás” (Jeremias 1.7).

 O nosso Senhor Jesus Cristo nos exorta, quando diz que somos o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5.13-16); Ao paralítico Jesus disse:”Filho, tem bom ânimo; perdoados te são os pecados”(Mateus 9.2); Enfim, estes poucos exemplos devem servir para o nosso incentivo diário, contra as astutas ciladas do maligno que procura desestimular os filhos de Deus daquilo que precisam realizar.

 Sejamos pessoas de bom ânimo e o SENHOR nos ajudará a vencer todo e qualquer problema, que venha a nos afligir. A Palavra de Deus nos assegura que, somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”(Jesus Cristo) (Carta aos Romanos 8.37).

segunda-feira, 11 de março de 2013

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
Pastoral do boletim da Igreja Batista Central de Macapá, 10 de março de 2013
 
Recebi por e-mail; publico para nossa meditação
.
Só soube do cantor Chorão após sua morte. Não é esnobação. É que seu estilo musical não é meu preferido. Não ouço rádio nem vejo programas musicais. Assim, soube dele pela sua morte. Sua ex-esposa disse: “As drogas venceram”. Não emito opinião. Apenas registro o dito por alguém próximo a ele.
As drogas têm vencido. No artigo “Drogas, liderança trágica”, publicado no Estadão, Di Franco disse que “pelo menos 2,8 milhões de pessoas no Brasil usaram cocaína de forma inalada ou fumada – via consumo de crack ou de oxi – nos últimos 12 meses”. O Brasil só perde para os Estados Unidos em consumo de cocaína. Fica à frente de toda a Ásia.
Não é só a cocaína. O país é hoje um imenso boteco. Como se bebe! Nas imediações da igreja há três bares. Às vezes, quando chego ao culto de oração sábado, antes das 6 da manhã, dois deles ainda têm fregueses. Como ficam garrafas e latas nas imediações do templo! O número de mortes no trânsito pelo uso de bebidas alcoólicas é assustador. Gera comentários e ações episódicas logo esquecidas.
O ex-presidente FHC pediu a legalização das drogas. Alegou que estamos perdendo a batalha contra elas. Ora, Dr. FCH, por analogia, legalizemos o crime! Dona Martha e o Sr. Minc participaram de marcha pela descriminalização da maconha. É a liberdade da pessoa em fazer o que quer. Mas e a violência que as drogas trazem? E os recursos médicos gastos com seus usuários, num país de saúde pública lamentável? Campanhas como “Beba com moderação!” e “Drogas? Tô fora!” não resolvem.
A questão que ninguém foca: por que as pessoas se drogam e bebem? Não sou expert no assunto, mas, como pastor, lido com pessoas que foram viciadas e ajudo algumas que tentam deixar de ser. Notei algumas causas: porque são vazias. Porque não têm paz interior. Não têm rumo na vida. Não têm propósitos. Não foram educadas na mordomia da vida e do corpo. Porque vivem no clima de “liberou geral”. É o império dos sentidos.
As igrejas evangélicas têm autoridade em matéria de abandono de vícios. Combatem-nos há décadas e educam os fiéis a evitarem. Nenhuma instituição recuperou mais viciados que elas. Nenhum programa governamental as iguala. Mas, no espírito “evangelicófobo” que medra no país, elas são “retrógradas”. Como se opõem ao desmanche da moralidade (chamada de “falso moralismo”, no dialeto “intelectualês”), elas são combatidas.
As autoridades públicas precisam descer do pedestal e verem as igrejas como aliadas por uma vida digna e honrada do ser humano. Há igrejas pouco éticas no trato com dinheiro, mas não se pode colocar todas no mesmo balaio. Elas têm uma mensagem que restaura e livra dos vícios. Ao invés de as apedrejarem, vejam-nas como parceiras. Porque as drogas e as bebidas seguirão devastadoras.
Temos o que dizer sobre o bom uso da vida. Um pouco de respeito faria bem

sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Recebi este artigo, via e-mail, e o publico em homenagem às mulheres.
Joana: uma mulher de Deus!

Tema: TESTEMUNHO DE VIDA

Lucas 8.2,3 e 24.9,10

-Introdução: Hoje vamos falar de uma mulher chamada Joana. Você já ouviu falar dela? Ela era mulher de Cuza, procurador de Herdos, o rei. Joana andava sempre com suas amigas Maria mãe de Tiago e João, Maria Madalena, Salomé e Suzana. Elas sempre estavam juntas e procurando Jesus (Marcos 15.40; 16.1). Elas eram discípulas de Jesus. Juntas formavam um grupo de trabalho, intercessão e pregação.

Vamos ver 3 aspectos na vida de Joana para o nosso testemunho:

1- ORAÇÃO: Lucas 8.2

Joana como suas amigas, tinha sido curada por Jesus, por isso vivia em oração e intercessão. Elas sempre se reuniam para orar e iam ao lugar de oração (Lucas 24.9) para orar com os irmãos.

Interessante que Joana já tinha sido curada e mesmo assim perseverava em gratidão intercedendo por vidas e pelo ministério de Cristo. Muitas pessoas quando são curadas esquecem de continuar orando, mas ela foi fiel até o fim.

2- SERVIÇO: Lucas 8.3

Já parou para pensar onde ou como Jesus se alimentava e se sustentava durante os 3 anos de ministério itinerante? Deus levantou Joana e suas amigas para prover o sustento para Jesus. Certamente elas também cozinhavam alimentos e mandavam para o Mestre.

Joana e suas amigas estavam sempre trabalhando com Jesus e para Ele. Eram fiéis contribuintes com seus dízimos e ofertas para o ministério de Jesus. Elas preparam aromas para o sepultamento de Jesus (Lucas 23.55,56). Não se orgulhou por ser mulher de um homem importante, mas aceitou faze o serviço humilde de lavar uma pessoa morta.

3- PREGAÇÃO: Lucas 24.9,10

Pregar é contar e testemunhar o que Jesus faz!

Joana tinha um testemunho de vida muito importante. Ela anunciava para todos do Império que tinha sido curada por Jesus. e com certeza quando a viam perto de Cristo, todos deviam dizer: 'aquela não é a mulher de Cuza?'. Isso era um forte testemunho para a sociedade da época e ela aproveitava todas as oportunidades para isso.

Joana e suas amigas foram fiéis a Jesus o tempo todo. Até na sua morte elas estiveram ali, de pé, ao seu lado até o fim. Quando foi enterrado acompanharam tudo e ajudaram. Quando Jesus ressuscitou, Joana e suas amigas foram privilegiadas em serem as primeiras a saber da vitória final. Ao chegarem ao túmulo, estava vazio e os anjos lhes mandaram anunciar esta mensagem de que JESUS RESSUSCITOU. Então elas foram as primeiras pregadoras que anunciaram a Ressurreição de Jesus.

Ore, sirva e pregue!

-CONCLUSÃO:

Como Joana, precisamos ter um testemunho de vida fiel a Jesus Cristo através da ORAÇÃO, SERVIÇO E PREGAÇÃO.

Com estas características somos preparados para servir a Jesus de todo o coração, com nossos bem e dedicação à Obra Dele.

Os Dez Mandamentos da Mulher de Deus


1- Ela teme ao Senhor, e esse temor faz com que veja o marido como se fosse o Senhor Jesus, mesmo que ele seja incrédulo. "...mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." (Provérbios 31.30)

2- Ela é sabia; por isso, fala pouco ou só mesmo o necessário. Quando a pessoa fala muito é porque é egoísta, e sempre quer impor aos outros as suas idéias e pensamentos. "O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína." (Provérbios 13.3)

3- Ela é discreta. Nunca procura chamar a atenção dos outros para si. O seu comportamento é contrário ao das mulheres do mundo. A sua fala é suave, os seus vestidos são discretos. O seu rosto pode ser maquiado, mas não "mascarado"; o seu cabelo é penteado, mas não de forma exótica. "Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição." (Provérbios 11.22)

4- Ela é virtuosa. A mulher virtuosa é aquela que procura cuidar muito mais do seu coração do que do seu corpo. Tem, como fragrância no seu corpo, a plenitude da presença do Espírito Santo."Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo; tanto nos que são salvos, como nos que se perdem." ( 2 Coríntios 2.15)

5- Ela é forte. Não se abate diante das dificuldades. Pelo contrário, quando os momentos difíceis acontecem, surge com a determinação de mulher de Deus. "A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações." (Provérbios 31.25)

6- Ela é de Fé. A mulher de Fé é aquela que vê nas dificuldades apenas novas oportunidades. Como dona-de-casa, sabe fazer do limão uma boa limonada! Estimula a Fé do seu marido com palavras de ânimo e coragem. "O coração do seu marido confia nela... "(Provérbios 31.11)

7- Ela é trabalhadeira. A mulher de Deus nunca é preguiçosa, porque tem prazer em cuidar dos afazeres de casa de tal forma que, quando o seu marido chega à casa, tudo estará em ordem. Ela não espera que os outros façam aquilo que é de sua competência. "É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas. Atende ao bom andamento da sua casa, e não come o pão da preguiça." (Provérbios 31.15 e 27)

8- Ela é fiel. A mulher de Deus não é fiel apenas ao seu marido, mas também à sua igreja. Sua fidelidade se faz transparecer no serviço da obra de Deus. "Aconteceu depois disto que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens." (Lucas 8.1-3)

9- Ela é sensata. A mulher de Deus sabe ser cuidadosa com suas palavras, especialmente quando o seu marido é incrédulo. Os lamentos e as reclamações nunca surtem bom efeito nos ouvidos de quem os ouve. Se é sensata, sabe como contornar uma situação desagradável, ao invés de ficar reclamando todo o tempo. "A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." (Provérbios 18.21)

10- Ela tem bons olhos. A mulher de Deus procura ver as demais pessoas como Deus as vê. É verdade que há pessoas más e que é difícil vê-las com bons olhos, mas porque ela é de Deus os seus olhos sempre procuram ver o lado bom daquelas pessoas. É melhor ser prejudicado com bons olhos do que alcançar vantagens com maus olhos. "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" (Mateus 6.22,23)