quarta-feira, 18 de julho de 2012

AINDA EXISTE ÉTICA?

              "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto". Esse pensamento do grande mestre Rui Barbosa parece ter sido escrito em nossos dias. Nunca tínhamos visto tantas coisas ruins como as que afetam diretamente a todas as pessoas de bem deste país. Os escândalos acontecem se sobrepondo uns aos outros; quando pensamos que o final de um está próximo de chegar, acontecem outros mais graves ainda e que acabam abafando o anterior, que fica no esquecimento da grande maioria.

               Existe uma falta de ética em todas as classes sociais. Há pobres e ricos desonestos da mesma forma; cultos e indoutos e, infelizmente, até dentro das igrejas muitas coisas estranhas têm ocorrido. A sociedade vive oprimida e precisa "engolir" em seco aquilo que é disseminado por alguns grupos específicos, que se acham acima do bem e do mal.

                As pessoas procuram respostas para os seus questionamentos, mas, estão à mercê dos que detêm o poder e nada fazem em termos de contribuição para solução dos problemas que afligem aos que sofrem.

                 A verdade está encoberta pelas dissimulações dos que enganam a sociedade através de falcatruas, sem que alguma providência seja tomada para desestimular que outros passem a praticá-las. É muito comum a afetação causada pelo mundanismo, caracterizado por atitudes condenadas pela Palavra de Deus, acontecerem dentro das igrejas de nossos dias.

                  Os crentes estão-se deixando levar pela "onda" do presente tempo pragmático, em busca de solução para "encher" os templos, de pessoas, que sem dúvida saem vazias sem a presença do Espírito Santo em sua vida.

                   Dentro do conceito da ética, muitas atitudes deveriam ser revistas e colocadas em ordem para que houvesse um mínimo de respeito de uns para com os outros. A degradação da sociedade está sobremodo alcançando níveis perigosos, e, sem dúvidas haverá consequências desastrosas para toda a humanidade.

                    Será preciso tomarmos a posição de servos de Deus e não nos deixarmos envolver por questões contrárias aos nossos princípios. O apóstolo Tiago, em sua carta no capítulo 4, versículo 4 escreveu: Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus". O apóstolo João deixou-nos: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (I João 2.15)

sábado, 7 de julho de 2012

O AMOR DE DEUS.

          O amor de Deus por nós, proporciona um grande descanso e prolonga o nosso viver. Sabemos que temos a vida eterna porque Ele nos deu a certeza absoluta através da morte de Jesus, na cruz do Calvário. Temos paz, a despeito de problemas ou aflições, porque o Senhor nos diz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27). Em Seu grande amor, ouve  nossas orações e atende conforme a Sua soberana vontade. Porque nos ama, quer que todos nós sejamos salvos, independente de quaisquer raças ou conceitos estabelecidos pelos seres humanos. O plano de Deus para todos  teria de passar pela cruz e ter derramamento de sangue, o precioso sangue de Seu Filho Unigênito.
          O Seu plano para todos nós é a certeza de nos conceder a  esperança de uma vida cada vez mais próxima d’Ele. O profeta Jeremias, sob a orientação divina escreveu: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 29.11).
         Será preciso compreender que Deus sempre fará o melhor por nós e para nós. Para gozar destas alegrias e dos benefícios oferecidos pelo Senhor, é necessário segui-Lo e, isto só será possível pelo recebimento de Seu Filho, Jesus Cristo, no coração. Quando alguém age desta forma, a Bíblia diz que há uma festa no Céu. (“Digo-vos que haverá alegria no Céu por um pecador que se arrepende…”Lucas 15.7a). Esta é a garantia de que o Senhor estará conosco para sempre e nada poderá nos separar de Seu tão grande amor. (“Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
(Mateus 28.20).